Material será transportado para as empresas de trituração e, depois, encaminhado para reciclagem. Município não permitirá mais acúmulo de pneus no local
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga está dando a destinação adequada para os pneus que estavam acumulados em um galpão do Parque de Exposições João da Costa Mafra. Graças ao empenho das secretarias municipais de Agronegócios e de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, aproximadamente 40 toneladas de pneus velhos começaram a ser recolhidos na sexta-feira (11) e enviados para a reciclagem em Belo Horizonte.
A coleta dos pneus está sendo feita pela Reciclanip, entidade ligada à ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O material será enviado para as empresas de trituração e, depois, encaminhado para destinação final. Os pneus podem ser reaproveitados como combustível alternativo para indústrias de cimento, na fabricação de solas de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, vasos para flores, pisos, tapetes para automóveis, entre outros.
De acordo com o secretário Municipal de Agronegócios, Denis Gutemberg, com a destinação final dos pneus, a Prefeitura de Caratinga está resolvendo um problema de saúde pública. “Este pneus estavam ocupando um espaço inadequado no Parque de Exposições. Estes pneus nunca deveriam ter sido acomodados aqui, pois este é um espaço para festas e para o agronegócio, e é por isso que estamos retirando este material e retomando as obras no Parque”.
Denis destacou que o Parque de Exposições recebeu pneus de Caratinga e de cidades da região, mas que esta prática não será mais aceita. “Mesmo com todo monitoramento que estava sendo feito pelas equipes do Departamento de Controle da Dengue, que semanalmente fazia o controle de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura não permitirá mais o descarte deste material no Parque de Exposições”.
RECICLANIP
A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas. O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip. Até agora, mais de 2,68 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 536 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.
RETIRADA DAS SUCATAS DE VEÍCULOS E RETOMADAS DAS OBRAS
O secretário de Agronegócios explicou que as obras de revitalização já foram retomadas. “A Prefeitura iniciou os trabalhos de terraplanagem e a demolição de antigas estruturas. Esperamos que, em breve, este espaço possa receber vários eventos de agronegócios, como leilões e exposições”.
“Para realizar este serviço, foi preciso a retirada das sucatas de veículos que também estavam depositadas no Parque de Exposições. As sucatas de diversos veículos do Município foram descartadas e baixadas no controle do Patrimônio Municipal e junto ao DETRAN-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais). Ainda há no Parque quatro sucatas, mas estes veículos pertencem ao Estado de Minas Gerais. Encaminhamos um ofício ao Governo de Minas solicitando a retirada das carcaças e estamos aguardando este procedimento”.