Apenas no ano passado a PM registrou 327 furtos e roubos de celulares na cidade
CARATINGA – Aparelhos sofisticados que servem para qualquer tipo de comunicação pela tecnologia que oferecem os celulares, além de serem essenciais no dia a dia de milhões de pessoas, são também um atrativo para bandidos, pois são moedas de trocas fáceis no mundo do tráfico de drogas. Atualmente no país, já se tem mais celulares do que habitantes. Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro de 2014 havia 280,5 milhões de aparelhos cadastrados.
A Polícia Militar preocupada com o crescente número de furtos e roubos de celulares começa uma campanha de prevenção para este tipo de crime que se tornou comum. Apenas no ano passado, a PM registrou 327 furtos e roubos de celulares em Caratinga. Na manhã de ontem, o capitão Walter Soares explicou quais medidas serão adotadas pela PM para reduzir este número alarmante. A cena mais fácil de ver é gente olhando para o aparelho, distraída com o que está ao redor. Uma moleza que os ladrões não perdoam. Segundo estudo feito pela PM, a maioria dos furtos e roubos de celulares acontece na área central e as principais vítimas são os adolescentes, que costumam ser mais displicentes.
COMO BLOQUEARO APARELHO
Uma das estratégias da Polícia Militar para evitar que o furto de celular fomente o tráfico de drogas, é inibir este tipo de crime bloqueando o aparelho. Toda vez que a se perde ou tem um celular roubado, as pessoas ligam para as operadoras e pedem o bloqueio do chip, o que não impede que o aparelho seja utilizado sem nenhum problema. Basta pegar outro chip e o aparelho continuará funcionando. O recomendando é que se bloqueie o chip e o aparelho. Para bloquear o celular, é preciso ter o número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), que é uma espécie de digital numérica, uma série de 15 números que todo aparelho tem e vem inscrito na parte interna do celular. “Outra forma para descobrir IMEI, é digitar o código *#06# (asterisco, jogo velha, zero, seis, jogo da velha) e assim aparece na tela a digital numérica. A dica é anotar o número do IMEI e guardá-lo separadamente para se caso o celular for levado por bandidos, ou até mesmo perdido, se possível pedir o bloqueio para a operadora”, explicou capitão Walter. Uma novidade anunciada pela Polícia Militar é que quando o celular for apreendido, a PM fará o boletim de ocorrência e registrará no IMEI, assim ficará mais fácil para a vítima reaver seu aparelho.
Além de pedir o bloqueio do aparelho usando o IMEI, a Polícia Militar, aproveitando o retorno às aulas, irá distribuir panfletos nas portas de escolas e no centro constando dicas para evitar o furto de celulares. Algumas delas são: – Não carregue o celular expondo-o para não atrair a atenção de pessoas mal intencionadas; – Em restaurantes e bares, não deixe o seu celular sobre a mesa; – Quando for atender ao celular, procure se prevenir ao máximo para evitar a ação de cidadãos infratores; – Em caso de assalto, não reaja, procure guardar o máximo de características do cidadão infrator para repassar à Polícia Militar; – Não contribua com a criminalidade, em caso de furto ou roubo de celular, cadastre-o; – Ligue 190 em caso de roubo do seu celular.