Escola Estadual Menino Jesus de Praga foi a primeira a receber o projeto
CARATINGA- Respeitar o semáforo. Olhar para os dois lados ao atravessar a rua. Todas essas orientações são bastante conhecidas desde a infância. Mas, é preciso ficar atento e colocar em prática o que se lê nas cartilhas. Por isso, a Polícia Militar tem feito um trabalho educativo junto às escolas, levando informações sobre segurança no trânsito.
No âmbito do 62° Batalhão de Polícia Militar de Caratinga, a Escola Estadual Menino Jesus de Praga foi a primeira a receber a palestra ministrada pelo sargento Nilson Geraldo. O público alvo é formado por crianças até o 5° ano do ensino fundamental.
De acordo com Nilson, o principal objetivo foi trazer informações educativas às crianças, que saem de suas residências à escola todos os dias, sejam em veículos particulares ou transporte escolar. “Viemos aqui para proporcionar essas sugestões, orientações, todas voltadas para o trânsito. Temos sempre passado as orientações básicas, o transporte de crianças de menos de 10 anos no banco de trás, com um dispositivo de retenção adequado à sua idade; demonstrando também os cuidados na hora de desembarcar dos veículos, sempre mostrando pra eles a maneira correta de atravessar nas faixas, observar o semáforo, dando dicas para se deslocarem de maneira segura nas vias públicas, não só no momento em que estão indo para a escola, mas no seu dia a dia, na rotina”.
Para sargento Nilson, esse trabalho é bastante efetivo quando feito ainda na infância. “É uma forma de educar a crianças para mostrar que elas podem no dia de amanhã serem condutores de veículos, mesmo que não cheguem à carteira de motorista, mas elas estão inseridas no trânsito, demonstrando que podem ser modificadores na conduta de um motorista que esteja na presença deles. Ela pode passar orientações ao motorista naquele momento e assim melhorar as condições de segurança”.
De acordo com a PM, palestras serão agendadas em outras escolas da cidade.