CARATINGA – Através das análises criminais que a Polícia Militar realiza semanalmente, foi possível identificar o crime que está acontecendo, como está acontecendo, quem está praticando, e os principais objetos que estão sendo furtados.
De acordo com o tenente Fábio, a polícia conseguiu observar cinco tipos de modalidades de crimes que tem incomodado a comunidade. “A gente tem a situação dos furtos em residência, furtos em interior de estabelecimentos comerciais, furtos em estabelecimentos comerciais onde a vítima é um cliente, é um cidadão que foi ali fazer uma compra e teve algum objeto furtado, e ainda tem o furto de veículo, e no interior de veículo. São essas modalidades criminosas que acontecem principalmente em Caratinga, cidade que recebe um público flutuante muito grande, principalmente nos dias de segundas e sextas-feiras, pessoas de várias cidades que vem realizar compras, consultas, exames em geral”, explicou Fábio.
Ainda de acordo com o oficial da PM, o aparelho celular continua sendo o principal produto de crime, usado como moeda de troca. “Existe também a questão de objetos eletrônicos, como notebook, principalmente objetos de valor, de fácil transporte, que são facilmente comercializados em locais de ponto e tráfico de drogas, e através de receptadores. A Polícia Militar em acompanhamento desses registros semanalmente realiza ações para se preparar para prevenir e reprimir essas modalidades de crimes”.
Os furtos na área central da cidade representam cerca de 23% dos furtos de toda a área do batalhão, que ocorrem nas 25 cidades de responsabilidade de batalhão, o que para o tenente Fábio é motivo de preocupação.
O tenente conclui informando que graças a parcerias importantes com a Polícia Civil, Ministério Público, e poder judiciário, vários contumazes em furtos tem sido retirados de circulação, auxiliando assim na redução criminal.
- Tenente Fábio