CARATINGA – Com as constantes queimadas a natureza está ficando destruída e na maioria das vezes não tem como mais abrigar os animais. Nesta terça-feira (20), uma pessoa que passava às margens da rodovia estadual LMG 823, na saída de São Domingos das Dores, viu um bicho-preguiça. Ela chamou os policiais militares de São Sebastião do Anta, que fizeram o recolhimento do animal e o repassaram aos militares de Meio Ambiente.
De acordo com o militar Edil Sayegh, nas proximidades de onde o animal foi encontrado, é possível ver locais que foram queimados, dando a entender que o bicho-preguiça estava “fugindo” para não ser mais uma vítima de incêndio.
O animal foi encaminhado pelos militares da Polícia Ambiental para um médico veterinário, que realizou o trabalho de avaliação, sendo então constatado que ele poderia ser devolvido ao seu habitat natural, uma vez que não se encontrava ferido.
Os militares foram a um local de mata fechada, onde realizamos a soltura do animal.
PERIGO DAS QUEIMADAS
“As queimadas são comuns em nossa região nesta época, devido ao grande período de estiagem e são um transtorno para todos, uma vez que ela é prejudicial para a natureza, pois causa empobrecimento do solo, eliminando nutrientes essenciais as plantas, além de reduzir a umidade dele e causar erosão, sem contar os prejuízos para a fauna e a flora; e também para a vida humana, uma vez que ela causa até redução da camada de ozônio, além de poluir o ar. A recomendação que fazemos é para que este método de “limpeza” do solo não seja realizado, e também para que os proprietários de terra sempre realizem os aceiros em suas propriedades, para evitar que os incêndios se propaguem alcançando grandes proporções”, explicou Edil.
O principal trabalho da Polícia Ambiental é o de conscientização, uma vez que o cidadão consciente evita todo tipo de crime contra a natureza. “Incêndio é crime, com previsão de prisão e ainda multa administrativa previstos em lei”, alerta o militar.