CARATINGA– O delegado Nilson Belmiro concedeu entrevista coletiva para informar que começou a valer nesta sexta-feira (31/01) o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todos os estados concluam os procedimentos para implantar a nova placa do Mercosul.
Segundo o delegado, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está adotando todas as providências necessárias para a implantação das Placas de Identificação Veicular (PIV) no modelo estabelecido pela Resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O credenciamento e cadastramento de estampadoras e fabricantes de placas veiculares começou na última quarta-feira (29/01), com a publicação da Portaria nº 49/2020.
Ainda segundo o delegado, o Detran-MG analisará os requerimentos de cadastramento ou credenciamento das Estampadoras, encaminhados por meio do sistema de credenciamento de empresas, no prazo máximo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.
Durante esse período, os veículos serão emplacados com a placa do sistema atual com três letras e quatro números.
Após a análise e aprovação dos requerimentos e vistorias, a lista de empresas credenciadas será publicada no Diário Oficial do Estado e poderá ser consultada neste site.
Os veículos com a antiga placa podem continuar a circular, sem a necessidade de migrar para a nova, exceto nos casos nos casos de transferência de Unidade Federativa ou município, mudança de categoria, perda, furto, roubo, rompimento de lacre e qualquer dano à placa cinza.
A adoção do novo modelo será obrigatória para os casos de primeiro emplacamento e as pessoas que desejam trocar voluntariamente também podem aderir ao novo padrão.
“As placas novas passam a ter quatro letras e três números, tendo o antepenúltimo digito como letra, a nova placa conta também com um sistema de rastreabilidade mais rigoroso, os fabricantes e estampadores terão que incluir processos de arquivamento mais rigorosos, como a identificação da pessoa que recebe a placa por sistema biométrico, circuito fechado de TV, contando com um armazenamento de imagem por 90 dias, e a placa também terá o QR Code”, explicou Nilson Belmiro.