Entre os votos nominais, dados mostram que Wilma tem 70,79% e Zé do Nubim tem 29,21%
DA REDAÇÃO – O DIÁRIO divulga pesquisa que aponta tendências nos bairros e distritos do município de Santa Bárbara do Leste. Em relação ao número de eleitores divulgado na edição de 30 de outubro, o correto é 7.307 eleitores aptos a votarem em 15 de novembro e não 5.206. Esses dados contam em listagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa contratada pela Voga Comunicação Ltda., considera os candidatos com os nomes aprovados em convenções partidárias, com pedidos protocolados na Justiça Eleitoral.
METODOLOGIA
A pesquisa registrada sob o número MG-09940/2020 no dia 6 de novembro de 2020, captou as intenções entre os dias 9 e 11 de novembro nos distritos e bairros. Foram entrevistadas 366 pessoas, representando percentual de 5% do eleitorado.
A respeito da metodologia, trata-se de pesquisa quantitativa com aplicação de questionário estruturado seguindo uma amostragem aleatória estratificada representativa da população residente no município de Santa Bárbara do Leste, com 16 anos ou mais de idade. A amostragem é realizada em dois estágios, sendo que o primeiro consiste na estratificação da amostra proporcionalmente ao número de habitantes com 16 anos ou mais de idade dentro de cada área geográfica intramunicipal.
No segundo estágio, para cada área geográfica, os entrevistados são selecionados respeitando-se quotas proporcionais controladas por sexo e faixa etária.
De acordo com o número de entrevistados (366), a margem de erro é de 6% e o nível de confiança da pesquisa de 95%. O plano amostral consiste de quotas proporcionais as existentes no universo de acordo com as variáveis Área Geográfica, Sexo e Faixa Etária. Para essa pesquisa Escolaridade e Renda Familiar não são controladas nas quotas. Área Geográfica: distribuição proporcional aos setores censitários do IBGE. Faixa Etária: 16 a 24 anos 13,6%; 25 a 34 anos 19,8%; 35 a 44 anos 20,5%; 45 a 59 anos 24,5%; 60 anos ou mais 21,6%. Sexo: masculino 50,3% e feminino 49,7%. Fonte: Censo IBGE 2010, TSE.
A coleta de dados é realizada por equipe de entrevistadores devidamente treinados e é acompanhado por supervisores de campo. Finalizando a coleta os questionários são digitados e é realizada a avaliação da consistência dos dados coletados, sendo que 10% dos questionários são aleatoriamente submetidos à conferência através de novos contatos com os entrevistados utilizando os dados (telefone ou e-mail) opcionalmente informados no questionário.
LOCALIDADES
Coleta realizada nos seguintes bairros e distritos: Centro, Geraldo Ferreira Oliveira, Idelbrando Brandão de Carvalho, Nossa Senhora de Lourdes, Córrego Barra Alegre, Córrego do Bananal, Córrego do Caratinguinha, Córrego do Lage, Córrego dos Ferreiras, Córrego dos Marcianos, Córrego Noite de Grande, Córrego Peão de Baixo, Córrego Peão de Cima e Córrego Pedra Fria.
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma relação com os nomes dos candidatos pelo entrevistador, apurou-se um percentual de 56,28% para Wilma. Zé do Nubim tem 23,22%. Dentre os que ‘Não Opinaram’ ou ‘Não Sabem’, o percentual é de 13,39%. Já ‘Nulos’ ou ‘Brancos’ o percentual é de 7,11%.
REJEIÇÃO
Em relação ao índice de rejeição, 48,91% disseram ‘Não Sabem’ ou ‘Não Opinaram’. Zé do Nubim atingiu 35,79%, enquanto Wilma recebeu o percentual de 15,30%.