DA REDAÇÃO – O DIÁRIO divulga pesquisa que aponta tendências nos bairros e distritos do município de Imbé de Minas, que tem 5.238 eleitores, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aptos a votarem em 15 de novembro.
A pesquisa contratada pela Voga Comunicação Ltda., considera os candidatos com os nomes aprovados em convenções partidárias, com pedidos protocolados na Justiça Eleitoral.
METODOLOGIA
A pesquisa registrada sob o número MG-06721/2020 no dia 6 de novembro de 2020, captou as intenções entre os dias 8 e 9 de novembro nos distritos e bairros. Foram entrevistadas 254 pessoas, representando percentual de 4,85% do eleitorado.
A respeito da metodologia, trata-se de pesquisa quantitativa com aplicação de questionário estruturado seguindo uma amostragem aleatória estratificada representativa da população residente no município de Imbé de Minas, com 16 anos ou mais de idade. A amostragem é realizada em dois estágios, sendo que o primeiro consiste na estratificação da amostra proporcionalmente ao número de habitantes com 16 anos ou mais de idade dentro de cada área geográfica intramunicipal.
No segundo estágio, para cada área geográfica, os entrevistados são selecionados respeitando-se quotas proporcionais controladas por sexo e faixa etária.
De acordo com o número de entrevistados (254), a margem de erro é de 6% e o nível de confiança da pesquisa de 95%. O plano amostral consiste de quotas proporcionais as existentes no universo de acordo com as variáveis Área Geográfica, Sexo e Faixa Etária. Para essa pesquisa Escolaridade e Renda Familiar não são controladas nas quotas. Área Geográfica: distribuição proporcional aos setores censitários do IBGE. Faixa Etária: 16 a 24 anos 14,99%; 25 a 34 anos 20,43%; 35 a 44 anos 20,54%; 45 a 59 anos 25,10%; 60 anos ou mais 18,94%. Sexo: masculino 51,11% e feminino 48,89%. Fonte: Censo IBGE 2010, TSE.
A coleta de dados é realizada por equipe de entrevistadores devidamente treinados e é acompanhado por supervisores de campo. Finalizando a coleta os questionários são digitados e é realizada a avaliação da consistência dos dados coletados, sendo que 10% dos questionários são aleatoriamente submetidos à conferência através de novos contatos com os entrevistados utilizando os dados (telefone ou e-mail) opcionalmente informados no questionário.
LOCALIDADES
Coleta realizada nos seguintes bairros e distritos: Centro, Bairro Vitória, Córrego do Rio Preto, Córrego do Graçópolis, Córrego das Palmeiras, Córrego dos Miguel, Córrego do Ouro, Córrego Amaros, Barra do Imbé, Bairro do Beto, Córrego da Cascata, Córrego Palhadinha, Córrego dos Manducas, Córrego da Areia, Córrego do Parafuso, Córrego Frias, Córrego Pouso Alto, Córrego dos Barros, Bairro Boa Esperança, Paulo Peixoto e Córrego do Imbé.
ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma relação com os nomes dos candidatos pelo entrevistador, apurou um percentual de 35,43% para o candidato do MDB, Enilson Homem do Leite. Marquim da Farmácia, do Democratas, que concorre à reeleição teve o seu nome citado por 21,65% dos entrevistados. Batista do Sindicato (PT) apareceu em terceiro lugar com 16,93% e Dra. Maria das Graças (PDT) ficou em quarto lugar: 4,72%. Entre as pessoas ouvidas pela pesquisa, 18,12% disseram ‘não sabem’ ou preferiram não opinar, enquanto 3,15% optaram por ‘branco’ ou ‘nulo’.
Ainda conforme a pesquisa, em votos nominais, forma dos resultados finais do TSE, Enilson Homem do Leite atinge 45% do total de votos; Marquim da Farmácia, 27,50%; enquanto Batista do Sindicato apresenta 21,50% e Dra. Maria das Graças, 6%.
REJEIÇÃO
A pesquisa também apurou sobre a rejeição do eleitorado, quanto aos candidatos apresentados nas eleições de 2020 em Imbé de Minas. De forma estimulada, quando o entrevistado recebe uma relação com os nomes dos candidatos pelo entrevistador, foi apurado percentual de rejeição de 27,17% para Marquim da Farmácia; 16,14% para Enilson Homem do Leite; 5,51% para Dra. Maria das Graças e 3,15% para Batista da Farmácia. Já 48,03% dos entrevistados disseram ‘não sabem’ ou não opinaram.