IPATINGA – Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou de coletiva de imprensa para apresentar o balanço das ações promovidas, em 2021, na área da 12ª Região Integrada de Segurança Pública, que conta com 97 cidades. A entrevista, realizada no auditório do 14º Batalhão de Polícia Militar em Ipatinga, região do Rio Doce, teve a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Penal e do Ministério Público.
Na ocasião, o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil (DEPPC), delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira, ressaltou o declínio dos índices de crimes violentos na região, resultado da parceria entre as polícias e o Ministério Público, com o fomento de grupos especializados no combate ao crime organizado. “Não obstante a prevenção, a repressão qualificada também é ponto crucial, sendo que boa parte dessas punições passam pelos inquéritos policiais produzidos pela Polícia Civil”, reforçou Gilmaro.
Chefe do 12º Departamento apresentou resultados da PCMG na região
Segundo o delegado-geral, em 2021, foram instaurados 14.425 inquéritos na área do 12º DEPPC, sendo relatados 14.815, demonstrando que além de finalizar os procedimentos já instaurados, também está sendo possível concluir inquéritos pendentes de outros anos. Gilmaro ainda destacou que, com o apoio do Ministério Público, na cidade de Ipatinga, o número de inquéritos está sendo reduzido em mais de 38%, e que essa meta será buscada também em outras unidades regionais para o ano de 2022.
Destaque no estado
Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral informou que o 12º DEPPC foi o que mais concluiu inquéritos por portaria, no ano de 2021, em todo o estado mineiro, bem como aquele que mais cumpriu mandados de prisão. De acordo com ele, mais de 3 mil medidas protetivas de urgência foram instauradas e concluídas; 27.306 laudos periciais expedidos; e 9.869 perícias realizadas em pessoas. Nesse mesmo período, o Departamento apreendeu o valor de R$ 1.022.163,07 em ocorrências policiais, bem como arrecadou R$ 2.013.771 em fianças arbitradas.
- Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira, ressaltou o declínio dos índices de crimes violentos na região