CARATINGA – A Polícia Civil de Caratinga conseguiu prender um foragido da justiça que tinha contra ele um mandado de prisão expedido pela comarca de Timóteo pelo crime de tráfico de drogas. Rafael Lagares Soares, 33 anos, é considerado o “cabeça” de uma organização criminosa e estava sendo procurado desde 2012. Rafael foi preso na tarde da última terça-feira (10), em uma residência localizada à Rua Antônia Maria Rezende Fernandes, no Bairro Dário Grossi.
Rafael foi surpreendido pelos policiais quando chegava à residência e guardava o seu carro. Ele estava morando em Caratinga há cerca de um ano e seis meses, mas mantinha um comportamento que não levantava suspeitas da vizinhança. A investigação foi conduzida pelo delegado Ivan Sales, no entanto, como ele está de férias, e a abordagem à residência e prisão de Rafael foi coordenada pelo delegado Luiz Eduardo Moura Gomes, que apresentou detalhes da operação.
De acordo com o delegado, os trabalhos partiram das informações de que um investigado pela prática de tráfico de drogas, apontado como o “cabeça” de uma organização criminosa que atuava na região do Vale do Aço, estava foragido. Todos os integrantes da quadrilha haviam sido presos, exceto Rafael. A investigação desencadeada pela Polícia Civil indicava que ele estaria residindo em Caratinga.
A investigação tinha o único objetivo de prender Rafael, já que não há indícios de crimes praticados por ele em Caratinga, somente em Timóteo, para onde ele foi encaminhado e responderá na Justiça daquela comarca.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, nada foi encontrado na residência, mas Rafael portava uma carteira de habilitação falsa em nome de ‘Willian Pereira dos Santos’, que foi apreendida.
Delegado Luiz Eduardo ressalta que a Rafael não levantava suspeitas. “Uma casa bonita, um rapaz bem aparentado, não chamava atenção, vivia uma vida tranquila na região. Não ficava muito na rua, geralmente saía somente à noite, de madrugada; durante o dia permanecia dentro de casa. Então, os vizinhos nem desconfiavam”.
OPERAÇÃO CACHOEIRA
No dia 17 de janeiro de 2013, 55 agentes da Polícia Civil de Timóteo, sob o comando do delegado Gilmaro Alves, realizaram buscas pelos responsáveis por um articulado esquema de tráfico. Nove pessoas foram presas, dentre elas entre elas Erick da Silva Viana, o “Guga” e Guilherme da Costa Alves.
A operação culminou com a apreensão de 19 pedras de crack, doze porções de maconha, aproximadamente R$ 800 em dinheiro, uma arma de fogo, vários celulares e um cofre contendo pequenas barras de ouro. O material foi encontrado na casa de Rafael Lagares, que era foragido da Justiça, com passagem por tráfico de drogas no ano de 2009. Ainda foram encontrados pelo menos quatro quilos de pasta base de cocaína no interior do guarda roupa da residência.
Já em fevereiro de 2013, a PC de Timóteo concluiu o inquérito da chamada “Operação Cachoeira”, indiciando 17 suspeitos por crime de tráfico de drogas, associação ao tráfico, corrupção de menores e falsificação de documentos. O relatório apontava um forte esquema de tráfico de drogas no distrito de Cachoeira do Vale.
Rafael Lagares Soares
Rafael Lagares, o “Rafa”, é apontado como o “fornecedor”, responsável por abastecer o grupo e se encontra na ponta do organograma. Sua função seria fornecer as drogas para Erick da Silva Viana, o “Guga”, considerado o chefe da quadrilha.
Erick da Silva Viana
Por sua vez, Guga repassava os entorpecentes a Rafael Figueiredo Junior, vulgo “Bill”. A partir daí, ele seria responsável pela venda das drogas. Guga também tinha uma extensa lista de revendedores, que estão dispostos no final do organograma.
Guilherme Costa Alves
Apontado como o braço direito de Guga, sendo responsável por guardar as drogas e identificar menores, que eram aliciados para atuarem como “olheiros”. Estes menores estavam responsabilizados por assumirem a propriedade da droga.
Deivdson Bruno, Henrique Martins e Vivianderson Silveiro Rodrigues
A PC acredita que estas três pessoas preferiam comercializar diretamente os entorpecentes, mas tinha relação direta com Guga e Rafa.