CARATINGA– A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Esplanada, está preparando a novena e festa de celebração de seus 70 anos de fundação. A programação acontecerá dos dias 8 a 17 de julho.
Em entrevista ao DIÁRIO, frei Afonso destaca sobre a história da Paróquia. “Estamos celebrando 70 anos da criação da Paróquia. Ela foi criada em 1952 e tem uma nota que foi criada com nome de Paróquia Nossa Senhora do Rosário, porque aqui havia uma capela Nossa Senhora do Rosário. 10 anos depois da criação é que os frades carmelitas pediram ao bispo da época para mudar o título. Nossa Senhora continua padroeira, mas, agora com título de Nossa Senhora do Carmo por causa da Ordem do Carmelo”.
Para frei Afonso, a Paróquia deve muito sua fundação aos frades italianos. “Dois estão sepultados aqui, que chegaram um pouco antes de 1952, foram acolhidos pelas irmãs carmelitas da Divina Providência, que tinham aquele grande colégio no centro e nós herdamos esta herança, que eles de certa forma trouxeram da Itália para nós. E todos os frades italianos que por aqui passaram não esquecem de Caratinga, Caratinga entrou como que um selo no coração de cada um deles”.
Frei Afonso detalha a programação, que contará com celebrações eucarísticas. “Começa dia 8 com a missa às 19h30, que será presidida por dom Emanuel. E depois, cada padre da cidade tem um dia a noite para celebrar conosco. A festa mesmo será no dia 16, às 7h teremos a missa, 18h o jubileu propriamente dito, em seguida, uma carreata por algumas ruas do bairro e no domingo, dia 17, todas as missas serão dedicadas à Nossa Senhora do Carmo, com exceção das 20h, que não haverá. Teremos barraquinhas todos os dias, pessoal que gosta muito de caldo e bingo. E é um momento de confraternização porque o povo aqui se envolve, abraça a causa. É mesmo uma festa da paróquia e do povo, bem popular”.
Há dois anos o bispo diocesano criou a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, reduzindo o número de comunidades que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Porém, para esta grande festa, as comunidades das duas paróquias estarão envolvidas. “Agora, a Paróquia do Carmo ficou com sete comunidades. Essa comunidade Matriz, os Marcílios, Zacarias, Bairro das Graças, Santa Terezinha do Laje, Aeroporto e Bairro Seminário. Mas, a Piedade está envolvida também, porque é uma paróquia bebê, acabou de ser criada, levamos o jubileu para todas as comunidades de Piedade, mês de junho foi dedicada a isso”.
Frei Afonso finaliza deixando um convite para as festividades de julho. “Eu estava quando celebramos 50 anos. Depois de 20 anos voltei para cá, na época era o frei Geraldo. Os 100, tenho certeza de que não chego (risos), então vamos aproveitar ao máximo envolver as pessoas, vamos rezar conosco e confraternizar. Estamos fazendo uma celebração grande. Nós acolhemos a todos com muito carinho, aquela característica que é do povo daqui e nós frades também”.
- Frei Afonso detalha a programação, que contará com celebrações eucarísticas
- Paróquia Nossa Senhora do Carmo completa 70 anos