Casos de menor gravidade estão sendo encaminhados para o CASU, no entanto, medida vale somente para moradores do município de Caratinga
CARATINGA – Após o anúncio de que a Fundação Educacional de Caratinga (Funec) está deixando a administração do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), o Pronto Atendimento Microrregional de Caratinga (PAM) está reorganizando sua rotina de atendimentos.
A medida chamou a atenção das pessoas que procuravam atendimento no local durante o dia de ontem. Acabaram surgindo até mesmo alguns comentários de que não havia medicamentos e por isso o PAM estaria suspendendo os atendimentos. No entanto, de acordo com o apurado pelo DIÁRIO DE CARATINGA esta informação não procede, mas os casos que não são de urgência e emergência não estão sendo mais acolhidos pelo PAM.
Desde o convênio assinado entre a Prefeitura de Caratinga e o Centro de Assistência à Saúde Unec (CASU), os pacientes de baixa urgência passaram a ser encaminhados para atendimento no CASU. O serviço de pronto socorro do Hospital Dia acolhe pacientes que necessitam de atendimento em urgências de baixa complexidade, ou seja, pacientes que precisam de avaliação, mas possuem condições clínicas de aguardar.
São casos de menor gravidade, que exigem atendimento médico sem risco imediato, em que o paciente entra e sai do CASU no mesmo dia. Já os casos mais graves, os quais o paciente necessita de atendimento imediato e corre risco de morrer ou ter sua condição agravada, continuavam a serem atendidos no PAM.
No entanto, algumas pessoas ainda insistiam em procurar o PAM, mesmo não se enquadrando nos casos de urgência e emergência. Agora, a unidade decidiu por encaminhá-las para o CASU, o que causou estranheza e descontentamento de algumas pessoas. A medida vale somente para aqueles que residem no município de Caratinga. Quem vier de municípios vizinhos não encontrará atendimento (se não for caso grave), até que suas prefeituras firmem convênio com o CASU.
Outra mudança necessária se deu em função da suspensão dos atendimentos do Pronto Atendimento Infantil (PAI), devido à crise financeira que o hospital enfrenta com a escassez do repasse de recursos por parte do estado. Na quarta-feira (20), esse assunto foi abordado durante entrevista coletiva. De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Carvalho Ferreira, o fluxo de atendimentos foi dividido da seguinte maneira: para o município de Caratinga as crianças podem procurar o serviço de pediatria do CASU, que funciona de 7h às 19h, no mesmo regime do Hospital Dia. Não é necessário o agendamento com antecedência. Depois desse horário, em casos de emergência, as crianças devem ser encaminhadas para PAM, para serem atendidas pelos médicos da escala de plantão.
Já os municípios da microrregião, somente os casos de urgência e emergência devem ser encaminhados, a qualquer horário, para o PAM. Os casos leves, de acompanhamento, devem ser atendidos no município de origem.