Mais de 300 profissionais de Saúde participaram das palestras na 4ª Jornada Mundial pela Prevenção das Úlceras por Pressão realizas na terça-feira (17) em Caratinga. Ações acontecem até sexta-feira (20) sob a coordenação da SOBENFeE (Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estéticas
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apoia as ações da 4ª Jornada Mundial pela PPPs (Prevenção das Úlceras por Pressão), incentivando os servidores públicos municipais que trabalham na Saúde a participar. Cerca de 300 pessoas participaram das palestras com o tema “Prevenção de Úlceras por Pressão” na tarde de terça-feira (17) no UNEC I (Centro Universitário de
Caratinga), no UNEC II e na Casa de Saúde Divino Espírito Santo.
A ação mundial é promovida em Caratinga pelo coordenador da Atenção Básica à Saúde, enfermeiro Wendel José Teixeira, que é membro da SOBENFeE (Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética). “O evento está sendo um sucesso em Caratinga e vem atingindo o objetivo proposto, que é difundir na sociedade mais informações sobre a importância das medidas preventivas de úlceras por pressão”, disse o enfermeiro.
Wendel agradece aos participantes. “Agradeço imensamente aos participantes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, agentes comunitários de saúde, e demais profissionais de saúde, cuidadores e familiares pela presença maciça no evento. Isso prova a relevância do tema e a importância de prevenir as UPPs”.
A mobilização conta com o apoio do UNEC (Centro Universitário de Caratinga), CASU (Centro de Assistência à Saúde), HNSA (Hospital Nossa Senhora Auxiliadora), Casa de Saúde Divino Espírito Santo, Unimed e pelas empresas ACOLHER (Cuidado Domiciliar) e MedMinas.
Desde segunda-feira (16) até a sexta-feira (20) diversas atividades estarão acontecendo na cidade. O público-alvo são alunos de cursos de Saúde do UNEC e profissionais de Saúde, “mas todos os demais interessados, como parentes e cuidadores de idosos ou de pessoas acamadas podem e devem participar das ações” explica Wendel Teixeira.
Na terça-feira (17) a partir das 14 horas no UNEC I foram programadas duas palestras gratuitas sobre o tema “Prevenção de Úlceras por Pressão”. A primeira foi destinada aos profissionais de PSFs e cuidadores de doentes acamados ou com mobilidade reduzida. A segunda palestra (18 horas no UNEC 2 – Bairro das Graças) foi voltada para os alunos dos cursos de Saúde e profissionais de Saúde e a terceira, para profissionais da Casa de Saúde Divino Espírito Santo.
O QUE SÃO ÚLCERAS POR PRESSÃO
O enfermeiro, que é especialista em tratamento de feridas, é um dos palestrantes e explica o que são Úlceras por Pressão. “Essas úlceras são as chamadas ‘escaras’, ou seja, feridas em pessoas acamadas ou cadeirantes causadas por diversos fatores, como a falta de mudança de posição do paciente ou pelo uso de produtos ou meios de higienização inadequados, dobras no vestuário ou nas roupas de cama, dentre outros. 95% das úlceras sob pressão podem ser prevenidas, e é neste tema que estamos focando. Esperamos que os colegas profissionais de Saúde e todas as pessoas que lidam com doentes continuem participando desta 4ª Jornada, pois nós estamos inserindo a cidade de Caratinga na mobilização mundial. Vale ressaltar que as palestras são gratuitas e acontecem partir das 14 horas no UNEC I”, no Centro da cidade, adianta o palestrante.
A enfermeira Selisvane Ribeiro da Fonseca Domingos é coordenadora da ACOLHER, empresa parceira do evento. Ela explica que a empresa apoia o evento porque vê a necessidade de divulgar conhecimentos sobre a prevenção da Úlcera sob Pressão. “Estamos há mais de seis meses em Caratinga oferecendo o serviço de atenção domiciliar especializado no gerenciamento do cuidado da saúde. Os atendimentos são individualizados e diferenciados para pessoas que necessitam de cuidado em casa, por um período curto ou prolongado. Em nosso dia-a-dia presenciamos situações que podem ser evitadas, por isso é que abraçamos esta ideia inserida da 4ª Jornada”.
Jenadir João de Oliveira é cadeirante e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele conta que participou da palestra porque se interessou pelo tema. “Assisti à reportagem na televisão na qual o palestrante convidava para o evento e percebi que o tema era muito importante. Eu sou cadeirante há mais de 25 anos e passo cerca de 18 horas do dia sentado na mesma posição. Por seu ser magro, aumentam os riscos de aparecerem úlceras sob pressão, por isso, por diversas vezes eu apoio as mãos nos braços da cadeira de rodas e ergo o corpo para aliviar a pressão do meu peso e para permitir alguma circulação do sangue no corpo. Outra forma de contornar a situação é mudar de assento, seja da cadeira para o carro, mesmo que eu continue sentado, o apoio muda. Também não me sento sem a almofada de água como apoio para evitar as úlceras chamadas popularmente de ‘escaras’”.
O técnico em Enfermagem Rodrigo Garcia trabalha na ASADOM (Associação de Amparo aos Doentes Mentais São João Batista) e conta, também, que achou importante participar da palestra. “Pedi dispensa do serviço nesta tarde para participar e só tenho motivos para agradecer porque a palestra foi muito esclarecedora. Aprendi muito sobre o tema e vou procurar aplicar os conhecimentos em meu dia-a-dia. Lamento que mais colegas não tenham vindo, mas estou levando material informativo e pretendo repassar alguns conhecimentos em uma mini palestra para eles”.
Próximas ações da 4ª Jornada Mundial pela Prevenção das Úlceras por Pressão
Palestra Tema: “Prevenção de Úlceras por Pressão”.
Hoje – 15 horas Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
20/11 – 15 horas Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
20/11 – 15 horas – Asilo Monsenhor Rocha
Informações: (33) 3322-7900 – ramal 7991