Juros
Ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), diz que materialização de um novo arcabouço fiscal sólido e crível pode levar à desinflação, e manteve os juros em 13,75%. Para o comitê, não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a apresentação pelo governo federal de uma proposta de novo arcabouço fiscal. Documento deixa claro que só a chegada da proposta do governo Lula ao Congresso não é suficiente para modificar atual linha da política monetária. Assim os juros permaneceriam em alta.
Analistas
Os homens da economia brasileira já comentavam no ano passado que os juros ainda demorariam uns 6 meses para caírem no governo Lula, ou seja só no meio do ano. O fato é que os analistas acreditam que a ficha do novo governo demoraria um pouco para cair de que o Banco Central brasileiro, hoje é independente, assim querer assimilar que o novo governo não manda diretamente mais no Banco Central gastaria tempo.
Crédito Rural
Na santa terrinha do São João do Caratinga, os produtores rurais já começam a sentir as diferenças de governos. O crédito rural caiu drasticamente e em algumas linhas, principais de investimentos rurais por exemplo não existem mais. Há quem acredite que é apenas ajuste de governo, mas também a quem comente que dinheiro a juros baixos só vão para agricultura familiar algo em torno de 6%aa, para o agronegócio os juros só do BNDS, que são de mais de 15% aa.
Crédito Rural II
A turma do campo que queria comprar um trator novo ou equipamentos para o negócio no ano passado e deixou para comprar neste ano, com juros de 7-8%aa, com até 6 anos para pagar, ficou mesmo foi na saudade. Tem muito agricultor que já está procurando trator usado para fazer valer o desejo, é mais em conta e o endividamento é menor.
Colheita
No mês de abril começa a colheita do café na região. É claro, depois da semana santa. Os agrônomos da região já comentam que a colheita em Caratinga será bem abaixo em relação do ano passado, que não foi lá grandes coisas.
Colheita II
Já no sul de Minas, a região que mais produz café no mundo, a colheita tem tudo para ser boa, principalmente com os cafés recuperando da geada de 2020. Os técnicos de lá já apontam para esta situação.
Agrishow
A maior feira do agronegócio da América Latina começa dia 1º de maio e vai até o dia 5 em Ribeirão Preto (SP). O fato de ter sido on-line nos últimos anos, pouco efeito teve na feira. Agora com retorno presencial se espera voltar com força total do Agro como nos anos antes pandemia.
Lula ou Tarcísio?
A Agrishow a maior festa do agronegócio brasileiro que sempre recebeu os presidentes nas aberturas de seus eventos, poderá dividir o espaço entre o presidente Lula e o governador de São Paulo Tarcísio. Para que o agro não pare e não tenha retrocesso é bom que as lideranças políticas estejam afinadas para evitar que a política interfira na maior cadeia econômica do país.
Política
O prefeito de Caratinga, Dr. Welington, está muito focado no trabalho de fazer as obras dos quais ganhou milhões de reais de emendas parlamentares. Nos bastidores os comentários são que está tendo engarrafamento de obras nas comunidades. São obras em vários distritos e bairros da cidade, algo jamais visto no setor público.
Dr. Welington
O prefeito, que vem do setor de segurança pública, tem a característica de fazer as coisas com muita discrição, e é aí que analistas comentam onde o prefeito vem pecando em seu governo: a comunicação social. São várias ruas sendo pavimentadas, escolas e creches sendo reformadas, postos de saúde, praças a serem revitalizadas, pontes construídas, construção da nova prefeitura, além do parque de exposição, mas pouco anunciadas pela administração. Se é pato ou galinha!!! O que se fala é que a divulgação é pouca.
Chuvas
As chuvas no mês de março sumiram. Se de outubro e fevereiro tivemos um bom e regular período de chuvas, já se vão 30 dias que ela sumiu. A turma do campo que plantou o milho safrinha e que prepara para plantar o feijão está pedindo ela de volta nesta lua crescente. Quem sabe na Semana Santa. É ter fé para que a chuva venha irrigar o café.
28 anos
O DIÁRIO de Caratinga completou 28 anos neste mês de março. No dia 21 de março de 1995, numa terça-feira, foram distribuídas nas bancas a primeira edição do DIÁRIO. Para quem leu o editorial no dia do aniversário percebeu um pouco da história deste periódico. Uma história que marcou a vida cotidiana de Caratinga e região e ao rever os arquivos podemos ver quantas notícias ficaram registradas nas quase 8 mil edições. Um recorde regional. Talvez jamais comparado no jornalismo escrito da região!!! Parabéns a toda equipe do DIÁRIO que tem a missão de fazer e contar a história dos caratinguenses!!!
Vera e Cida
Aqui em Caratinga como tudo é diferente e guardadas as devidas proporções com centros maiores, é o fato de o jornal escrito ser administrada por duas mulheres. Vera e Cida, que ao longo de quase três décadas vem fazendo do periódico DIÁRIO algo de persistência e assiduidade!!! Se em um mundo jornalístico muito masculinizado, em nossa santa terrinha as duas irmãs vão desafiando o tempo, as tendências, a moda e a dinâmica do setor de comunicação. Ser o único DIÁRIO de Minas Gerais a ser administrado por mulheres e um dos poucos do Brasil, pode ser muito mais que um desafio, pode ser benção mesmo!!!
Equipe
Outro fator que devemos ressaltar foram várias equipes e profissionais do setor de jornalismo que começaram sua vida profissional no DIÁRIO, e que também que destacou por aqui. Realmente um celeiro de talentos!!! Não é bom nem mencionar nomes para não esquecermos de alguém. Mas vai aí os cumprimentos da coluna Painel a todos que passaram por aqui nestes 28 anos!!! Todos são especiais para nós.
Oito mil edições
E para quem fazemos 8 mil edições??? Para você leitor!!! Que é a síntese de todo esse trabalho de 28 anos. Obrigado por dividir com o DIÁRIO essa história.