Câmara dos Deputados
Em Brasília, a discursão sobre a reforma eleitoral prosseguiu até a tarde de quinta-feira (28). Muita coisa vai ser deixada para depois do dia 8 de junho, já que tem o feriado de Corpus Christi na próxima semana. Talvez um feriado fosse bom para acalmar os debates na capital brasileira.
Câmara dos Deputados II
O presidente do legislativo, Eduardo Cunha, demonstrou coragem, foi objetivo e competente ao colocar a reforma eleitoral com uma agilidade jamais vista no Congresso Nacional. Por outro lado, vem demonstrando que não tem domínio completo entre os deputados, oscilando entre vitórias e derrotas. A maior derrota foi a de não conseguir passar o financiamento privado para candidatos custear suas campanhas.
Eduardo Cunha
A sua maior vitória é que a população, em sua maioria, está gostando da atuação de Eduardo Cunha. O Congresso está trabalhando e os deputados estão se posicionando em temas conflitantes com a opinião pública, caso da reforma eleitoral; ou seja, o eleitorado está vendo o que seu deputado faz e no que ele te representa.
Ronaldo Perim
O deputado Mauro Lopes subiu ao plenário da Câmara dos Deputados, no dia 12 de maio, para registrar seu sentimento de pesar sobre o falecimento do ex-prefeito de Governador Valadares e companheiro de partido Ronaldo Perim: “Sr. Presidente, eu quero, com muita tristeza, neste momento, anunciar aqui o falecimento do nosso ex-colega Ronaldo Perim, que foi Vice-Presidente desta Casa. Quero prestar a minha solidariedade à sua família e aos companheiros do PMDB de Minas Gerais por essa perda irreparável, porque era companheiro da primeira hora o Ronaldo Perim”.
Especulações
Os comentários sobre as articulações políticas do vice-prefeito Odiel de Souza deram o que falar na santa terrinha. O que para muitos era tido com “especulação”, vai tornando-se “fato” com as averiguações e posicionamentos políticos. Como na política, às vezes o “sim” significa “não” e vice versa, daí a dificuldade de entender nos bastidores os caminhos da política.
Quanto aos comentários de que no PMDB o vice-prefeito Odiel de Souza queria a cadeira de Mauro Lopes como presidente do partido em Caratinga, eles saem do campo das especulações, só que de uma forma explicável, sem é claro uma disputa de forças entre os dois líderes do partido. Odiel quer garantias para ser o candidato a prefeito pelo partido em 2016 e que para que isso atenda seus planos, segundo fontes internas do partido, ele queria ser o presidente e reformar o diretório. Assim a sigla em Caratinga teria um perfil mais próximo a Odiel.
PMDB II
O motivo de Mauro Lopes deixar a presidência do PMDB em Caratinga, é que seu nome é dado como certo, na capital mineira, para assumir a presidência do PMDB estadual, o que não justificaria continuar sendo o presidente do partido em Caratinga. Assim, abriria espaço para discussão dentro do PMDB caratinguense.
PMDB III
Outros nomes são cotados no PMDB para assumir os cargos mais importantes, que são a presidência, vice-presidência e secretário-geral. Além de Odiel, são comentados os nomes de José Moisés Nacif Júnior, Bené da Ford, Professor Antônio Fonseca, vereadores Rominho Costa e Cleon Coelho, Pedro Leitão, Milton Chagas Filho, Toninho Salim, Carlos Augusto e Gian Lacerda, leia-se DPC. Com tantos nomes fortes seria prudente abrir tal discussão interna para que o partido seguisse unido para as eleições de 2016.
PMDB IV
Os caminhos apontam que Odiel poderia ser o indicado, mas o silêncio em torno do assunto deixou algumas lideranças distantes do processo. Caso Mauro Lopes deixe a presidência da sigla em Caratinga para se tornar presidente do PMDB mineiro, não seria mais prudente tentar encontrar um nome de consenso? Quem deveria deixar o diretório para que Odiel colocasse seus nomes de confiança?
PMDB forte
Ter um diretório forte é fundamental. O caminho pelo qual Odiel vai caminhando para ter o PMDB sob seu comando, apenas discutindo com os deputados e afastando os grandes nomes do partido deste debate, só demonstra a insegurança do provável candidato do PMDB às eleições de 2016 e talvez o modelo de sua possível administração. Está na hora de Odiel dar um passo para trás e reconciliar o partido em nomes de consenso. E que ele não seja o primeiro, mas o homem que coloque seus companheiros em primeiro.
PSL
O ex-vereador Bascoito está na luta para fortalecer o Partido Social Liberal em Caratinga. Na foto, ele encontra-se ao lado do presidente do partido Chiquinho Camelô, que esteve presente na última reunião da Câmara Municipal de Caratinga.
Ronilson Marcílio
O vereador Ronilson Marcílio comemora nas redes sociais: “Mais uma obra realizada: Muro de contenção na Rua Januário Luiz Soares, entre os números 478 e 508”. Seus seguidores também comentaram. Alguns parabenizaram o vereador, outros disseram que o muro ainda tá faltando uma parte.
Teinha
O líder comunitário do Bairro Santa Cruz, Teinha (PV), parabenizou o presidente da Câmara dos Vereadores Sergio Antônio Condé nas redes sociais: “Dentro de alguns dias estarei usando a tribuna da Câmara para apresentar aos vereadores um projeto de lei de criação do CMDDA (Conselho Municipal de Direito e Defesa dos Animais) e gostaria de agradecer ao presidente Sérgio Antônio Conde que deferiu o meu pedido e já disponibilizou ser a favor do projeto junto com o vereador Diego Oliveira que também se mostrou favorável ao projeto”. Teinha irá usar a tribuna na próxima terça-feira, 2 de junho.
Serginho Antônio Condé
Serginho vem recebendo os cumprimentos pelo trabalho de transparência que está fazendo à frente do legislativo municipal. Nas redes sociais é fácil ver as manifestações de apoio: “E isso aí Serginho. Continue sendo sempre esta pessoa verdadeira, assim você vai longe. Me orgulho de você”; “Parabéns Sérgio Antônio Conde pela sua belíssima atuação como presidente da Câmara Municipal e pelo ótimo trabalho. Deus te abençoe”.
Fausto e Romário
O vereador do PMDB, Sebastião Fausto, fez o seguinte comentário sobre o senador e ex-jogador de futebol Romário nas redes sociais: “Ser POLÍTICO pressupõe ser corajoso. Os políticos normais não precisam desse atributo, mas os que querem ser diferentes no meio da multidão, sim. Honrar votos, algumas vezes implica ir contra grupos e contra poderosos. Como exemplo o posicionamento do Romário em relação a CBF, teve a ousadia de defender um polêmico posicionamento e hoje vemos que realmente ele tinha razão. Precisamos de políticos assim, ousados na defesa dos interesses do povo e com um firme posicionamento”.