Artigos relacionados

3 Comentários

  1. 1

    Joel Moreira

    Caro Alcides…
    Muito me agradaria você conhecer um pouco mais esse velho amigo e admirador.
    Para que, em conhecendo-o, sinta-se à vontade em ser mais generoso no modo de enquadrá-lo no cenário cívico de nossa terra natal.
    Aliás, a palavra CRÍTICO tem uma raís muito interessante: CRIAM-SE inovações, transformações e melhorias, a partir de avaliações (críticas, portanto) conscientes e justas.
    Abç,
    Joel Moreira

  2. 2

    Joel Moreira

    Vem do Grego KRITIKOS, “capacitado para fazer julgamentos”, de KRINEIN, “separar, decidir, julgar”, relacionado a KRISIS, “julgamento, seleção”, do Indo-Europeu KREI-, “peneirar, discriminar, distinguir”.
    O termo crítica provém do grego kritikē (κριτική), que significa (a arte de) “discernir”, “separar”, “julgar”. É um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que pode ir além do seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado (Dicionário Etmológico Online).
    Crítica é a arte de apreciar méritos e deméritos, com o objetivo de aprimorar desempenhos futuros.
    Prezado Ricardo, a palavra grega krisis reporta à ação de “separar”, “distinguir” e “decidir”. Estar em crise é ser chamado a fazer escolhas, que vão gerar mudanças e transformações.

    A palavra “crítica” foi precedida pelo termo latino critica, “apreciação”, “julgamento”, adaptação do grego kritike. Criticar é praticar a arte de avaliar e julgar.

    Ambos os termos se encontram em *krei- (partícula do indo-europeu), “separar”, “peneirar”. Em seu núcleo, outras palavras esperavam o futuro: “critério”, “crisol”, “crivo”…

  3. 3

    Joel Moreira

    Você mesmo diz aí: “Há anos que esse debate envolvendo dívidas/hospital/gestão não sai das páginas do DIÁRIO.”
    Meu estado de alma, neste instante é: AGORA CHEGA! É HORA DO POVO DE CARATINGA – O LEGÍTIMO DONO DO HOSPITAL – QUESTIONAR, IDENTIFICAR, DIAGNOSTICAR E RESOLVER, DEFINITIVAMENTE, TODOS OS SEUS PROBLEMAS.
    O G8 surgiu com esse propósito.

Comments are closed.