Café
O mercado do café deu uma retomada nos preços depois de várias sessões em queda na bolsa de valores. Os comentários são que a bolsa caiu suavemente nestes últimos pregões devido às chuvas que caem na região cafeeira. O que se percebe até agora é que os volumes são pequenos e não deram nem para molhar a terra.
Adubação
Alguns cafeicultores comentaram que ainda vão esperar um pouco para que o solo umedeça, pois não dá para adubar do jeito que está. Tem gente que começou e logo parou na expectativa que chovesse mais. Com adubo com preços nas alturas, o negócio é esperar para não perder algo tão valioso para lavoura.
Política
Na terça-feira (27), nos bastidores da Câmara Municipal de Caratinga, houve a discussão sobre o pedido de bloqueio de 1,5 milhões de reais do presidente da Câmara, Serginho do Chiquito, aos repasses do executivo municipal. Os comentários são que os repasses pela prefeitura estão sendo a menor que o valor constitucional, daí a preocupação do presidente da Câmara.
Telefone
Ontem à tarde, os comentários nas ruas eram que o prefeito Marco Antônio já teria ligado para o presidente do legislativo, Serginho do Chiquito, e pelo visto, não teria gostado da atitude do legislador de pedir o bloqueio de contas. Percebe que a harmonia entre os poderes está mais desarmoniosa do que nunca.
João Bosco Pessine
O ex-prefeito João Bosco Pessine está muito confiante no apoio do deputado Durval Ângelo e do diretório do PT para conduzi-lo como candidato a prefeito de Caratinga em 2016. Companheiros e amigos de JB têm pedindo para que ele mude de partido com receio de que articulações políticas da capital mineira inviabilizem suas intenções.
Capital mineira
O argumento é que Adalclever Lopes, como presidente do legislativo mineiro, possa ser mais forte do que as decisões locais e pelo visto, o PMDB caratinguense quer voltar ao poder e já teria o ex-prefeito Ernani fora do páreo, agora restaria a retirada de JB, outro ex-prefeito e do PT. Daí a preocupação de simpatizantes de JB.
Regra do Jogo
O presidente do PR, Carlos Roberto Baraky, em conversa entre amigos, avisou que mudou a regra do jogo para eleições de 2016. A disputa será em 45 e não em 90 dias como era antes. “Em relação a novos nomes, pessoas conhecidas da população como Ernane e João Bosco teriam mais facilidade em lidar com processo pelo curto prazo de campanha”, comentou Baraky.
Regra do Jogo II
Não é sobre a novela da Globo, mas Baraky, grande conhecedor das leis eleitorais, acha que a disputa será pesada nos bastidores em 2016. Isso justifica a preocupação que JB tem: deixar ou continuar no PT. Porém amigos já afirmam que tentaram de tudo para deixar JB na disputa, caso persista os altos índices de intenção de votos em Caratinga a favor dele, mesmo com desgaste do PT em nível nacional.
Oposição
A oposição argumenta que o prefeito Marco Antônio Junqueira ‘jogou para plateia’. Há quem diga que só uma meia dúzia de funcionários escolhidos a dedo perderão seus empregos até o final do ano. Já a grande maioria diz, assim com houve com os ex-secretários Gisely, Borges e Nelson Sena, outros servidores seriam remanejados, não economizando de maneira substancial os cofres públicos. Para a oposição, a reforma administrativa está deixando a desejar.