Café
O mercado internacional do café está em compasso de espera dos anúncios oficiais da safra a ser colhida em 2016. A importadora Olan antecipou uma safra de 62 milhões com informações da florada registrada agora nos meses de outubro e novembro nas regiões cafeeiras do país. Para analista, é muito cedo para falar de uma safra dessa magnitude e muitos acreditam que ainda está longe disso acontecer. Para muitos foi um chute!!! Será??
Chuvas
Depois de um período com chuvas escassas e problemas no abastecimento de água, os agricultores e consumidores poderão comemorar. A previsão para as próximas semanas em algumas áreas produtoras de café localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país deverá ser de chuvas mais fortes, favorecendo ainda mais os cafezais. De acordo com um comunicado da consultoria Safras & Mercado, emitido na semana passada, esse é um sinal importante para a colheita do ano seguinte, indicando que ela poderá ser ainda maior.
Previsão positiva
A previsão é positiva para grande parte do cinturão cafeeiro. Além do norte do Paraná, sul de Minas e São Paulo, as chuvas deverão chegar no final de semana a uma outra localidade importante para a safra do café, a Zona da Mata de Minas Gerais. O estado mineiro é responsável por colher cerca da metade de toda a safra produzida no Brasil, que já é o maior exportador de café do mundo.
Colheita de 50 milhões de sacas
De acordo com a Safras & Mercado, a colheita de café no Brasil a ser comercializada no país deve ficar em torno de 50,4 milhões de sacas. Até agosto o volume de café comercializado era o equivalente a 44% de toda a colheita, bem maior que a média dos últimos cinco anos, que foi de 39%.
Política
A política na região anda um marasmo, o que está pautando a mídia local são as reuniões na Câmara Municipal onde vereadores insistem em dizer sobre a limpeza na cidade que está deficiente e, é claro, dos buracos que vão tomando conta das vias principais.
Política II
Enquanto em Caratinga as coisas vão para calmaria, em Brasília com a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT/MS) caiu com um foguete na política nacional. As informações que vem da capital brasileira que ainda tem muita coisa a ser desvendada.
Minas Beach
Um empreendimento no município de Raul Soares está sendo a sensação do momento com a venda de títulos e lotes de um possível condomínio com a criação de um grande parque aquático intitulado como o “Maior Resort de Minas Gerais”. Os comentários nas ruas de Caratinga já dão conta que este tipo empreendimento num momento difícil da economia brasileira é uma coisa boa para região.
Minas Beach II
Porém, alguns céticos já comentam ser um contrassenso o empreendimento ser localizado em Raul Soares, principalmente por estar longe de uma rodovia, aeroporto ou centro urbano expressivo, no caso de Belo Horizonte, Ipatinga, Governador Valadares. Argumentos são de que alguns empreendimentos do tipo não tiveram êxito, como aconteceu na década passada em Manhuaçu, onde o resort acabou virando loteamento.
Minas Beach III
Agora que é bom ter cautela, pois vivemos um momento de crise. Mas é importante que bons investimentos aterrissem na região e mudem a ordem dos grandes centros. A gente pode não ver isso acontecendo, mas quem sabe a ordem natural das coisas está mudando?
Minas Beach IV
O importante é saber quem são os empreendedores que estão por trás do megaempreendimento anunciado. Pessoas que já anunciaram e fizeram algo relevante na cidade? Quem está por trás e quem está levando o empreendimento ao conhecimento público. Em Caratinga ainda não vimos nenhuma empresa conceituada se aproximar do empreendimento. É importante informar aos interessados.
Parque da Xuxa
Em 1998, foi comentado que na região próxima ao aeroporto da Usiminas (Santana do Paraíso), que absorve a demanda do Vale do Aço e Caratinga, a apresentadora Xuxa Meneguel Globo teria feito estudo para instalação de um parque temático próximo a Lagoa do Piau. Na ocasião, teria sido analisado que o Vale do Aço é cortado pela BR-381, tem aeroporto e ferrovia.
Parque da Xuxa II
O assunto chegou a ser discutido no Vale do Aço e em Caratinga, mas não foi adiante pela inviabilidade econômica. É possível que um grupo de empresários hoje enxergue que em Raul Soares, distante de centros urbanos expressivos, longe de vias federais, de um aeroporto e ferrovias, tem viabilidade econômica para um grande parque aquático?
Cuidado com a internet
A internet é uma ferramenta preciosa, mas nós temos que saber usá-la. Exemplo: Esta semana o DIÁRIO recebeu, por e-mail e WhatsApp, imagens de um jovem em um hospital. Numa dessas mensagens dizia que o rapaz estaria desmemoriado e internado em um hospital de Brasília/DF. Já outra mensagem dizia que ele estaria em Caratinga. Fizemos contato com o hospital e foi nos informado que não existia nenhum paciente nesta situação. O problema é que alguns se aproveitam da boa fé dos que gostam de ajudar e criam esses factoides.
Edson Simões
O cinegrafista da Doctum TV, Edson Simões, foi o destaque da imprensa este ano, escolhido pelo DIÁRIO DE CARATINGA, e ele recebeu muitos elogios no grupo de WhatsApp ‘Imprensa da Região”, criado por ele, onde participam profissionais de vários jornais, TV’s e rádios de Minas Gerais, representantes de órgãos oficiais, como polícia e bombeiro, possibilitando o compartilhamento de notícias para que a população fique sempre bem informada. Aproveitamos para corrigir o sobrenome de Edson que saiu errado na edição desta quarta-feira (25). Parabéns mais uma vez Edson Simões.