Mais quatro leitos
Desde ontem já estão funcionando mais quatro leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), instalada no terceiro andar do prédio da Maternidade Grimaldo Barros de Paula. Na terça-feira (24), seis leitos já tinham sidos reabertos. Agora o local conta com dez leitos e foi totalmente equipado para dar suporte na internação de pacientes com febre amarela silvestre.
Sicários
Ontem, quatro homens foram conduzidos coercitivamente para a Polícia Federal, em Governador Valadares, na Operação Sicários; uma pessoa ainda não tinha sido encontrada até o final dessa edição. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação investiga atos intimidatórios contra autoridades públicas que atuaram na Operação Mar de Lama, que desarticulou uma organização criminosa instalada na Prefeitura e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em 2016.
Eike
Eike Batista já foi considerado um dos homens mais ricos do mundo e agora consta na lista de foragidos da justiça. O nome do empresário foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, o que possibilita sua prisão por qualquer força policial do país em que esteja. Eike teve sua prisão decretada pela Justiça no âmbito da operação Eficiência, que investiga a participação do empresário em um esquema de lavagem de dinheiro desviado de obras públicas e enviado para o exterior. O beneficiário dos recursos enviados para contas em paraísos fiscais era o ex-governador Sérgio Cabral.
Previdência
O déficit previdenciário atingiu seu pior patamar desde 1995, quando começou a série histórica, e fechou 2016 em R$ 149,73 bilhões – um aumento de 74,5% em relação ao valor registrado no ano anterior, de R$ 85,81 bilhões. Os cálculos divulgados ontem pelo governo mostram que o atual rombo representa 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2015, o índice era de 1,5%.
Vacina
O Brasil está intensificando a produção de vacinas contra a febre amarela como forma de combater o surto da doença, que atinge principalmente Minas Gerais, mas que já tem registros pelo menos em São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Um total de 9 milhões de vacinas serão fabricadas entre fevereiro e março, o dobro da quantidade normalmente produzida por mês pelo Instituto de Tecnologia em Imunológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, o país tem 11,5 milhões de doses em estoque.