Fim de Ano
O ano vai terminando e está é a última edição regular do Diário de Caratinga neste 2016. Quem venceu…venceu!!! Quem empatou e nada ganhou, para 2017 renovam-se as esperanças. O certo que é hora de comemorar e agradecer a Deus por mais um ano. Alguns nos deixaram e já sentimos saudades!!!
Saudades
Em 2016 irá deixar saudades em nossos corações. Lembranças de muita gente que fizeram Caratinga ser diferente e melhor: decano da Maçonaria Joaquim Coelho, Dom Lélis Lara, cabo PM Vicente de Paula Araújo, jornalista Carlos Miranda, a cicloativista Detinha Son, jornalista Jairo César Laignier, radialista Jota Baranda, professor Fabrício do Unec, as comerciante Inês Neves Chálabi e Julia Chálabi, o jovem Jean Carlos da Silva, o empresário Turuna, Célio Bonfim, farmacêutico Ramute, Dona Agripina, dentre muitos outros que nos deixaram neste ano que se encerra.
Destaques da Literatura
O professor Walber, leia-se Unec, encaminhou a redação do DIÁRIO agradecimento pela escolha de seu nome como destaque na Literatura de 2016. “Caros amigos do DC, Acabei de ler o DC e fiquei muito surpreso e feliz com a indicação do meu nome como Destaque da Literatura em 2016. Só tenho que agradecer pela oportunidade que acabou resultando nesta conquista. Ser reconhecimento é sempre motivo de alegria, de satisfação, ainda mais em uma área tão carente que é o mundo das letras (leitura). Obrigado a todos que acreditam no meu trabalho!! Em 2017 continuaremos a todo vapor!!Um forte abraço!!.
Jararaca Alegre
Mais uma edição da “Jararaca Alegre” já está circulando. Camilo Lucas não perde o entusiasmo e trouxe o que há de melhor no humor da santa terrinha. Com muita novidade e assuntos diversificados, ele faz o melhor nas páginas da revista “Jararaca Alegre”.
Cristo na Pedra Itaúna
O deputado Mauro Lopes termina o 2016 pisando no acelerador. Depois de anunciar as trincheiras na BR-116, agora anuncia recursos para a construção de estátua do Cristo na Pedra Itaúna. Uma reinvindicação antiga do vereador Mestre que Mauro Lopes há anos persiste junto ao Ministério do Turismo, que agora poderá ser viabilizado.
Cristo da Pedra Itaúna
Os países mais desenvolvidos do mundo e as cidades mais importantes do mundo, ao menos a maioria em destaque, tem sua renda básica o turismo. Em Paris, Roma e Orlando as visitas chegam a mais de 50 milhões de pessoas ano. Aqui no Brasil o turismo é intenso no Nordeste pelas praias, na Amazônia pela floreta equatorial, no Paraná pela Foz do Rio Iguaçu, mas é no Rio o maior número de visitações em nosso País. O monumento mais visitado no Rio, disparado é o Cristo redentor e a indústria do turismo bate recordes mais recordes em todo mundo e também no país, melhorando a renda e empregos em cidades que investem no turismo. Assim achar que o Cristo na Pedra Itaúna é uma ideia ineficaz, pode ser um ledo engano!!! As pesquisas não mostram isso!!! É claro que o bolo pode ser bonito e gostoso, mas são as pessoas que o saboreiam!!! Assim a idealização do Cristo, além de ter um cunho religioso, é também uma forma de ampliar o turismo, emprego e renda na santa terrinha. Basta Caratinga enxergar com bons olhos e ver que é melhor ganhar o pão nosso de cada dia com o bem do que com o mau.
No Facebook o povo fala sobre o Cristo da Itaúna. “Mirante em uma área de preservação ambiental sem o devido estudo da biota local… não estou falando de um estudo superficial; falo de um estudo de flora, fauna de nichos, algo profundo com razões científicas.
Sinceridade… antes disso, qualquer obra é maluquice!” Cleidison Freitas.
“Bacana o projeto, mas acho tem coisa mais importante pra ser feito em Caratinga dar prioridade a saúde, educação, BR atual trincheira, o que adianta ter o Cristo lá em cima e não termos saúde!!!”, Nilcea Marques.
“Melhor colocar uma imagem do Agnaldo Timóteo de braços abertos. Hauahauahaha”. Thiago Medeiros
“É um belo projeto, seria bom para Caratinga no quesito turismo, porém necessitamos de saúde, não é valido gastar milhões em obras tecnicamente desnecessárias, enquanto o hospital que atende toda a região fecha as portas”, Vitor Freitas.
Prefeitura de Ubaporanga
Quem está dando um ótimo exemplo é a prefeitura de Ubaporanga. O tesoureiro Kesley, mais conhecido como “Kesin” (na foto com o filho Ricardo), já pagou o 13º no último dia 7, portanto a folha de pagamento do funcionalismo público foi concluída com sucesso esse ano. Ainda segundo Kesin, nenhuma dívida está ficando na prefeitura para o próximo prefeito Gilmar. Parabéns ao tesoureiro e toda sua equipe pelo empenho e boa sorte ao prefeito Gilmar no próximo ano.
Dr. Welington
O prefeito eleito Dr. Welington vai anunciar seu secretariado na última semana de 2016, mas adiantou que só irá trabalhar com 12 superintendências das 54 criadas, e 16 das 64 diretorias existentes. Além do mais Welington colocou na entrevista ao DIÁRIO que irá utilizar, e muito, os funcionários efetivos para cargos de gestão, pelos motivos da austeridade econômica e valorização profissional.
Dr. Welington II
Perguntado sobre a relação com os representantes parlamentares de Caratinga Mauro Lopes e Adalclever, Welington afirmou que ele é o prefeito da cidade e quem ajudar a cidade será bem aceito e terá os respectivos méritos.
Dr. Welington III
Perguntado sobre a relação com legislativo, Welington afirmou que tem suas preferências para a mesa diretora, mas que este tem de ter o perfil do bom diálogo entre seus pares, facilidade de acesso e está bem interagido na comunidade. Quanto ao nome, Welington restringiu em apenas sorrir.
Personalidade do Ano
O DIÁRIO e a coluna Painel fecham a última edição escolhendo a personalidade destaque. Em 2014, a personalidade foi o Papa Francisco; em 2015 foi o juiz Sergio Moro, uma personalidade nacional. Em 2016 o escolhido é o jornalista Vladimir Netto, uma personalidade nacional e local, já que é neto de nosso saudoso Reverendo Uriel e de Dona Mariana Azevedo Leitão. Ele, que é filho de nossa maior jornalista, Miriam Leitão; acabou seguindo a profissão da mãe e se destacou neste ano ao acompanhar as ações da operação Lava Jato, posteriormente escrevendo livro sobre essa ação da Polícia Federal. Vladimir teve a satisfação de receber no lançamento do livro o próprio juiz Sérgio Moro, Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo de Televisão, e familiares como Simone Leitão, sua mãe Miriam Leitão (fotos acima), dentre outros ilustres convidados. Vladimir é reconhecido pela crítica, respeitado entre colegas e tendo admiração de suas fontes de informação. Como este ano de 2016 a imprensa teve seu papel relevante nas mudanças ocorridas em nosso país, como Vladimir Netto representa o bom jornalismo e além disso, as origens mineiras de Caratinga, ele é a personalidade do ano escolhida pelo DIÁRIO.
Lançamento em Caratinga
No dia 16 de julho de 2017, Vladimir Netto esteve em Caratinga para o lançamento do livro “Lava Jato – O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil”, da Editora Sextante. O evento aconteceu no Casarão das Artes. A abertura oficial feita pelo presidente da Rede de Ensino Doctum, professor Cláudio Leitão. Em seguida, o vice-presidente da Rede, professor Pedro Leitão, conduziu um bate-papo descontraído e interessante com o autor do livro de não ficção mais vendido em todo o país. O jornalista falou do motivo de lançar a obra em Caratinga. “Vim para poder entregar para a cidade que nasci um trabalho que me esforcei muito para fazer. Queria dizer que o lançamento é uma maneira de homenagear todo mundo que mora aqui, meus amigos, meus familiares e deixar aqui essa história de vitória. Quem sabe pode inspirar outras histórias como essa?!”.
A tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão no 38º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército, em Vila Velha, quase tirou a vida de seu filho, um jornalista querido por colegas e respeitado pelas fontes em Brasília. Miriam estava no primeiro mês de gravidez do primogênito Vladimir Netto quando foi presa com o então marido, Marcelo Netto, em Vitória – onde trabalhava em 1972. Médicos a alertaram para o risco de o bebê não sobreviver, mas a criança nasceu saudável e construiu sua uma vida de sucesso no jornalismo brasileiro (parte da entrevista de Wladimir Neto para A Gazeta-2014). Parabéns a família Leitão, parabéns a Wladimir Netto, parabéns a Caratinga, palco de grandes talentos. Feliz Natal e um 2017 cheio de graças e amor em Cristo.