Presenteado
O vereador Diego Oliveira (PSD) foi presenteado pelo consultor de empresas Joel Moreira. A empatia entre o ex-candidato a prefeito e o vereador está se destacando. Na avaliação de Joel Moreira, Diego está demostrando que segue no caminho certo e cumpre seu trabalho de oposicionista no legislativo caratinguense.
Odiel de Souza
Quem esteve com deputado Reginaldo Lopes (PT) foi o vice-prefeito Odiel de Souza. Nas redes sociais, Odiel comunica que a sua intenção, junto do deputado, é implantar em Caratinga um campus avançado do Instituto Federal.
Odiel de Souza II
Pelo visto, a mudança de ares de Caratinga para BH, perto dos acontecimentos políticos, está fazendo com que Odiel se lance em voos mais altos. Ele, que era um canal de ligação entre o setor público e o agrícola, agora está se capacitando no setor da educação, se aproximando do petista Reginaldo Lopes para trazer para Caratinga uma unidade da Universidade Federal.
Odiel de Souza III
Outra questão é por que Odiel de Souza não teria levado para este encontro o secretário de Educação de Caratinga, Pastor Jaider, para também se inteirar do assunto e ao mesmo tempo servir de orientador.
Audiência pública
Não seria uma boa ideia Odiel de Souza trazer o deputado à Caratinga e fazer uma audiência pública para debater este assunto? Uma coisa é certa, a cidade tem de participar mais dessas questões onde ela é a principal interessada.
Saiu na foto
Quem saiu na foto, tirada durante o encontro regional do PMDB realizado no dia 9 de maio, foi Maria Helena. Ela fez questão de abraçar o vice-governador Toninho Andrade, mostrando que é uma ‘peemedebista de rocha’.
Aniversário da cidade
Quem já está se organizando para vir à Caratinga no final de junho, quando a cidade aniversaria, é o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, o deputado Adalclever Lopes. Nos bastidores da política os comentários são que Adalclever vem anunciar mais benefícios para cidade e visitar, junto das autoridades do judiciário, as obras do novo fórum, que, por sinal, estão de vento em popa. Sua assessoria ainda não confirmou nada, mas se passarinho falou, é bom estar atento às boas novas para a santa terrinha.
Prestigiou
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Serginho Condé, também prestigiou o evento do PMDB. Ele, que é do PDT, foi um dos apoiadores da campanha vitoriosa dos deputados Mauro Lopes e Adalclever em Caratinga. Na foto, Serginho ao lado do presidente da Fundação Ulysses Guimarães, o ex-ministro Moreira Franco.
Bibi e Adalclever
Quem não perdeu tempo no evento do PMDB, foi Bibi, liderança do Bairro Anápolis. Ele aproveitou a facilidade de se encontrar com Adalclever e pediu melhorias para seu bairro. Bibi comentou que quer ver o presidente da Assembleia participando da festa de sua comunidade.
Reuniões
Pelo visto, em Caratinga só o PMDB e o PSDB tiveram a ousadia de fazer reuniões políticas de portas abertas e com um número expressivo de filiados. Os demais partidos estão encolhidos esperando a nova reforma eleitoral que deve ser debatida no parlamento nacional. O desgaste da classe política é tão grande que os partidos estão mais para fazer reuniões internas do que se arriscarem a não terem o quórum da militância.
Café
As colheitas na região já começam a colocar os lotes de café a venda. A notícia de boa produção ainda não foi revelada pelos produtores. Especialistas já comentam que nas regiões mais quentes, onde se colhe primeiro, os grãos de café estão muito miúdos e a produção não está muito animadora. Os comentários são que a colheita está andando em boa velocidade e já tem ‘turmeiros’ querendo deslocar para região mais fria, mesmo com o café ainda verde.
Café II
Já os preços do café obtiveram uma pequena baixa nos últimos trinta dias e os volumes estão bem aquém do que o mercado estava esperando. Em Manhuaçu, a expectativa é tão grande que já têm importadores visitando as áreas rurais para saber se o volume de café será suficiente para atender a demanda de exportação.
Chuvas
O excesso de umidade no período de colheita é outro fator que vem deixando preocupada a turma do moca. Apesar das chuvas não serem intensas, o clima está muito úmido e muitos acreditam que o tempo pode influenciar na qualidade do produto. Especialistas comentam que os lotes ainda são pequenos, não podendo afirmar se o volume já colocado à venda é uma referência para toda colheita.
Cine Brasil
No dia 14 de maio, o DIÁRIO publicou a matéria ““Queria o lote liberado para fazer uma construção e enfeitar a cidade”, diz o empresário Wantuil sobre o prédio do Cine Brasil”. Após ler a reportagem, Marcos Roberto Meireles, presidente da União Comunitária dos Bairros Santa Zita, Itaúna e Rodoviários e proprietário de da Autoescola Unida, enviou o seguinte comentário à redação:
“Quanto as ruínas do Cine Brasil, respeito a opinião dos que defendem o seu tombamento, mas não concordo; pois uma cidade do porte de Caratinga, com tantos desempregados, não pode se dar ao luxo de querer usar um espaço comercial, tão grande e bom, para apreciação de uma parcela da população que vê no tombamento uma coisa boa para cidade, o que com certeza não é a vontade da maioria. Outro erro é querer impor isso ao proprietário que é contrário a ideia do tombamento. Como cidadão, não vejo progresso nenhum nisso; vejo que ao invés de emprego para a cidade, estarão arrumando mais gastos mensais aos cofres públicos municipais. O proprietário quer empreender em nossa cidade, gerar emprego, renda e impostos e querem tirar esse direito dele. Como empresário vejo com tristeza uma oportunidade de crescimento e fortalecimento do comércio local sendo posta de lado para atender uma minoria”.
Segunda Guerra Mundial
Começam as comemorações dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu. Embora a guerra tenha terminado na Europa, ela continuava no pacífico e na Ásia. O Japão sofria derrotas diante dos EUA, já que não podia competir com os armamentos norte-americanos. Os japoneses estavam quase se rendendo quando no dia 6 de agosto de 1945, os EUA jogaram uma bomba atômica em Hiroshima e 3 dias depois, foi a vez de Nagasaki ser destruída pela bomba. O lançamento das bombas causou a rendição dos japoneses. O DIÁRIO prepara ainda para este mês uma matéria especial sobre este assunto, afinal vários combatentes da região estiveram na Europa para lutar e literalmente a ‘cobra fumou’.