Destaques do Ano
O DIÁRIO já escolheu 15 nomes para seu time de destaques do ano de 2015: Esporte – Rodrigo Soares Ribeiro Rodrigues; Serviço Social – Casa de Maria Rainha da Paz; Maçonaria – Sebastião D’Almeida Franco; Clubes de Serviços – José Aylton de Mattos; Medicina – Nélio Mazararack; Comércio – Sebastião Barbara; Funcionário Público Municipal – Silvio Ramos; Empresário – Sandra Correa Cortes; Polícia Militar – Roberto Miguel Júnior; Polícia Civil- Márcio Bernado Pacheco; Vereador – Sérgio Antônio Condé; Judiciário- Consuelo Silveira Neto; Secretário Municipal – Raquel Carvalho; Cultura – Camilo Lucas; e ainda tem mais selecionados.
Professor Destaque
Em 2013, o professor destaque foi Oscar Alexandre Teixeira Moreira, da Rede Doctum. Em 2014, o escolhido foi Paulo César Toste, do UNEC. Em 2015, o homenageado vem da rede pública de ensino: Emanuel de Oliveira Dias.
Professor Destaque II
Emanuel de Oliveira Dias, de 24 anos, leciona na Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, ele foi selecionado na categoria 6° ao 9° ano entre os finalistas da região Sudeste do prêmio federal ”Professores do Brasil”. Ele é professor de Ciências e ganhou a etapa local, depois a estadual, A regional (sudeste) e concorreu ao prêmio nacional. Emanuel comentou em reportagem recente publicada pelo DIÁRIO: “Quero deixar muito claro que não estou fazendo isso por causa de dinheiro, faço porque gosto de ser professor, isso foi só uma consequência. Gosto e vou continuar sendo independente de como esteja a profissão, para o resto da minha vida”.
Destaque Religioso
Em 2013, o destaque no setor religioso foi o padre Rondinelli Brum, da Paróquia do Bairro Santa Cruz. Em 2014 o destaque foi um evangélico, Célio Lima Lacerda, leigo da 1ª Igreja Batista de Caratinga.
Destaque religioso em 2015
Neste ano, o destaque no setor religioso vai para o padre Gleidson Forte Martins, do Santuário de Adoração. Com espírito jovem, muita alegria, utilizando a música e as mídias sociais, padre Gleidson vem movimentado as missas de domingo no Santuário e recebendo centenas de pessoas com sua linguagem jovial, musical e bem carismática, diga-se de passagem. Padre Gleidson vem recebendo algumas críticas dos grupos conservadores da igreja, mas como a ordem do papa Francisco é abrir as portas da igreja e ir até o povo, o jovem padre vem conquistando a juventude de sua paróquia. Quem estiver com dúvida é só ir às 19hs no domingo no Santuário e ver por que padre Gleidson é o destaque do DIÁRIO.
Reforma Administrativa
Hoje, na reunião da Câmara Municipal de Caratinga, haverá duas sessões. No projeto de lei nº 74/2015, o prefeito Marco Antônio Junqueira pede a votação da reforma administrativa. Assim as secretarias de Cultura, Desenvolvimento e de Defesa Social seriam extintas pelo poder executivo e os setores seriam anexados em outras secretarias municiais.
Reforma Administrativa II
O prefeito Marco Antônio sugere a incorporação dos setores da Cultura e do Esporte à Secretaria de Educação. A Secretaria de Obras receberia o setor de Defesa Social, antes gerido pelo Sargento Borges. Já a Secretaria de Administração incorporaria a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Assim o prefeito tornaria a máquina administrativa mais enxuta e com menos gastos.
Igualdade Racial
Já a seção de Igualdade Racial seria vinculada à Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação. Para alguns é perda de espaço no poder público municipal, para outros é só mudança de setor, ao invés da Cultura, passa a ser da Educação. Tem diferença? Com a palavra autoridades do setor.
Buracos
A equipe da Secretaria de Obras vem fazendo operação tapa-buracos por toda cidade. Se por um lado vem melhorando o piso asfáltico, que está horrível principalmente no centro devido às obras da Copasa. Por outro, ameniza a situação visual da cidade que está crítica nas vésperas das festas natalinas.
Buracos II
Agora seria bom o prefeito Marco Antônio articular com os deputados Mauro Lopes e Adalclever recursos para nova pavimentação da Avenida Olegário Maciel. O tapa-buraco só remedia o problema, já que o trabalho de reconstituição asfáltica da empreiteira da Copasa deixa muito a desejar.