PMDB
A convenção do PMDB, marcada para o dia 23 de julho, movimenta a política na cidade e o partido dá o tom da sucessão do prefeito Marco Antônio Junqueira. O deputado Mauro Lopes, pelo visto, vai mesmo apoiar candidatura própria e depois de décadas o PMDB volta a disputar o cargo majoritário em Caratinga.
PMDB II
Apesar da convenção, parece que o partido já está fechado em torno de Odiel de Souza. Quem quiser acompanhar sua estrela majoritária, é se enfileirar na candidatura do 15 como vice-prefeito na chapa encabeçada por Odiel.
PMDB III
Uma coisa pode estar acontecendo de alguns peemedebistas ainda torcerem o nariz e com vontade de apoiar o prefeito Marco Antônio Junqueira, mas Mauro Lopes já se manifestou e também foi cogitado que Adalclever tem agenda marcada para convenção em Caratinga. Vamos aguardar se o PMDB vai em peso ou se vai rachado. Mistério que só será desvendado no dia 23 de julho.
Marco Antônio Junqueira
O prefeito até que tentou atrair o PMDB de Mauro Lopes para sua reeleição, mas parece que não conseguiu. Aos poucos MA vai tendo dificuldades na caminhada à reeleição. Se com PMDB era mais fácil, sem o PMDB ficou mais difícil, é lógico.
Carraro
O jornalista Carlos Roberto Carraro, que poderia ter tido a chance de disputar as eleições pelo PSD, foi boicotado no próprio partido. A pré-candidatura de José do Carmo (PDT) nem decolou, agora o suspense quanto aos caminhos de pré-candidatos como Van Gogh (PSOL), Márcio Didi (PROS), Dr. Welington (DEM) e, é claro, Ernani (PSDB).
Ernani
Parece que está chegando ao fim a novela do ex-prefeito Ernani Campos Porto. Ligações para Odiel e encontro com vice-prefeito propiciaram conversas nos bastidores de que o líder do PSDB pode indicar o vice na chapa do PMDB. Agora um pequeno aviso: Os comentários são que se Ernani demorar, nem o vice ele indicará, já que ficar em cima do muro demonstra ser uma característica antiga dos tucanos.
PT
A candidatura de João Bosco Pessine vai se esvaindo. Em prisão domiciliar, sem contato com o povo, a chama de JB vai se apagando e o PT já começa a colocar o presidente Jipão para se aquecer. Ainda não sabemos se o PT vai com João ou com Jipão, mas é sabido que o partido vai à disputa em Caratinga.
Lobinho
Os comentários que Lobinho, leia-se João Marcos Grossi Lobo Martins, poderia ser o vice de Marco Antônio Junqueira correram nos bastidores da política e não foram confirmados nem por MA nem por Lobinho. Vamos ver qual será a estratégia do governo para fortalecer a candidatura sem as perspectivas do PMDB.
Dr. Welington
Depois de fazer o levantamento de opinião e ver que seu nome está bem numa disputa contra Odiel e Marco Antônio, Dr. Welington está arregimentando um grupo antagonista à política atual e fortalecendo seu nome na disputa. Para Welington, o vice poderá ser do PSDB ou uma grande autoridade do legislativo municipal.
Michel
O PSD vem tentando emplacar o sobrinho de João Bosco Pessine, Michel Nacif, para vice de Dr. Welington. Força para isso, Diego Oliveira (presidente do PSD) tem, mas os comentários são que Michel deveria primeiro experimentar seu nome na disputa legislativa e ganhar mais força política para a próxima candidatura.