Aécio e Dilma
Aqui em Caratinga, no primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff obteve 19.411 votos ao passo que o senador Mineiro Aécio Neves somou 14.881 votos. O presidente do PT, Jipão, comentou que irá trabalhar para aumentar os votos no segundo turno pró Dilma, que obteve 46% dos votos validos contra 36% de Aécio. Pelo visto, o PT quer mostrar ter mais força política na cidade para, posteriormente, angariar mais espaço na máquina governamental.
João Alves
O ex-presidente do PT em Caratinga, João Alves Filho, está muito satisfeito com a votação de Reginaldo Lopes tanto em Caratinga quanto em todo estado mineiro. Na Cidade das Palmeiras, Reginaldo Lopes obteve 201 votos ao passo que em toda Minas Gerais ele foi o mais votado com 310.226 votos.
Joel Moreira
“O HNSA tem uma história muito similar à da antiga Escola N.S.do Carmo, qual seja esse vínculo muito intenso com a população da cidade de Caratinga, que muito contribuiu para a existência dessa instituição, há muito conduzida por uma associação de pessoas da cidade, dirigida pela autoridade episcopal da Igreja Católica”.
Joel Moreira II
“Seria prudente e oportuno que a sociedade – população em geral – seja informada e possa se manifestar a respeito de detalhes desse convênio, como abrangência, duração, direitos, deveres, comprometimentos, resultados esperados, compensações e reciprocidades, especialmente por parte da UNEC e, especialmente, da PMC, em sua condição de organismo credenciado pelo povo para cuidar de seus interesses.”
Coisa pública
O consultor de empresas Joel Moreira vem cobrando pelas redes sociais mais transparência no convênio realizado entre a Unec e a Diocese sobre os rumos do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Apesar de serem instituições de cunho privado, mas o interesse público é notório neste caso, além é claro que envolverá muitos recursos públicos destinados a saúde do caratinguense.
Câmara Municipal
O espaço ideal para se conversar a respeito do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é, sem dúvida, uma audiência pública na Câmara Municipal de Caratinga. Agora os comentários são pertinentes, mas devemos avaliar de forma positiva que desde a época do Colégio Nossa Senhora do Carmo até a Unec, a educação e a criação de dezenas de cursos superiores em Caratinga melhoraram, inclusive, a economia no município. Se o Hospital seguir pelo mesmo modelo e, é claro, com maior participação das instituições locais, tem tudo para melhorar e sair destes anos de agonia pelo que passou.
Curiosidade das eleições
A candidata Marilac (PEN) obteve nas urnas de Caratinga apenas 94 votos. Muitos podem achar poucos, mas para alguns, ela melhorou sua desempenho em relação as eleições de 2012. O importante que ela apareceu na foto e utilizou de seus direitos democráticos de “votar e ser votada”.
Curiosidade das eleições II
O candidato Paulo Simão (PSD), apoiado pelo vereador Diego Oliveira e pelo deputado Alexandre Silveira, obteve apenas 420 votos nas urnas de Caratinga e 16.920 votos em toda Minas Gerais. Pelo visto, as promessas de amor a Paulo Simão ficaram só na saudade ou mesmo no esquecimento.
Ferreirinha
Os candidatos apoiados pelo ex-vice-prefeito Ferreirinha (PMDB), professora Mariene, para deputado federal; e Sérgio Mendes, para deputado estadual; tiveram uma votação até satisfatória na santa terrinha. Mariene obteve 164 votos e Sérgio Mendes 194 votos. Ferreirinha fez sua parte só que os próprios candidatos não ajudaram. Ela obteve no total em Minas Gerais 3.776 votos e ele 16.723 votos.
Curiosidade das eleições III
O locutor da Rádio Tropical Juninho Araújo, pelo visto, foi o ‘candidato escorpião’, só dura uma eleição, como diria o ex-vereador João Angola. Desta vez Juninho caiu para apenas 15.467 votos em toda Minas Gerais. A Rádio continua com grande audiência, mas os votos de Juninho sumiram e ficou mais uma vez para depois.
João Marcos Lobo
Por outro lado, Caratinga correspondeu seu apoio ao filho do ex-deputado Mauro Lobo. João Marcos obteve 3.533 votos, sendo o segundo mais votado na santa terrinha. Sua votação em Caratinga foi 23,18% dos 15.238 votos que obteve em toda Minas Gerais. Para alguns uma votação modesta, para outros, uma votação expressiva, já que João Marcos não tinha assim tanto envolvimento na cidade até então.
Só Alegria
Os deputados do PMDB, Mauro Lopes e Adalclever são só alegria com a votação expressiva em Caratinga e região. Em Caratinga, Mauro Lopes teve 12.657 votos, enquanto Adalclever recebeu 10.382 votos. Em Minas Gerais, Mauro Lopes obteve 129.795 votos e Adalclever 58.180 votos. Realmente uma votação singular dos candidatos da terra.
Só Alegria II
O coordenador de campanha Odiel de Souza comentou entre amigos que a missão foi cumprida e que Mauro Lopes obteve quase 30 mil votos na região e Adalclever 20 mil votos. Odiel demonstrou-se muito cansado e tirou a semana para descansar e saber quais os caminhos que o PMDB irá seguir agora no segundo turno. Sem stress!!!
Marco Antônio Junqueira
Outro que está satisfeito com as urnas de Caratinga é o prefeito Marco Antônio Junqueira. Com as votações de Mauro Lopes e, em especial, de Adalclever Lopes, Marco Antônio também conseguiu demonstrar fidelidade e retribuir seu apoio aos candidatos que o apoiaram dois anos atrás. Para Marco, também foi uma missão cumprida e com louvor.
Hamphrey Lima
O coordenador de campanha Hamphrey Lima, pelo visto, não ficou nada satisfeito com as votações de seus candidatos, Gustavo Valadares (1.486 votos) e Marcus Pestana (970 votos). Muito abaixo dos quase nove mil votos que o grupo coordenado por Hamphrey Lima conseguiu para Alexandre Silveira há quatro anos. Os comentários são que faltou infraestrutura de campanha para os candidatos, mas pelos comentários na turma da política faltou mesmo foi voto!!!
Betinho do Cordeiros
Já o vereador Betinho do Cordeiros agradeceu pelas redes sociais a grande votação que ele conseguiu no distrito para Marcus Pestana e Gustavo Valadares. “Amigos venho aqui agradecer o apoio e os votos de confiança que depositaram no nosso deputado estadual Gustavo Valadares e no nosso deputado federal Marcus Pestana. Temos que trabalhar unidos para o desenvolvimento do nosso distrito. Unidos buscaremos o progresso. Muito obrigado a todos.” Agora se Betinho deu boa votação lá, quantos votos Ernani e Hamphrey conseguiram por aqui se a votação final nas ruas de Caratinga ficou bem abaixo do esperado?
Miranda
Quem realmente previu a virada histórica de Aécio nas urnas foi o ex-vereador de Pocrane, Sebastião Miranda. Na sexta-feira (3), após o debate na Rede Globo, Miranda já comentava entre amigos que ninguém segurava mais a vitória de Aécio depois da positiva participação no debate da maior emissora de comunicação do país.
2%
E os comentários são inúmeros nas redes sociais sobre os 2% destinados ao PT de comissão pagos aos partidos políticos nos escândalos da Petrobras. A militância petista que é grande, não está conseguindo minimizar nas redes sociais o rombo moral que tal depoimento está fazendo a campanha da presidente Dilma Rousseff.
Areia movediça
Analistas políticos comentam que a cada explicação sobre o fato de o PT ter recebido 2% (depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa) para financiar campanhas do partido, faz o PT descer ainda mais no conceito moral do eleitor brasileiro. O bom seria se o marqueteiro do partido conseguisse virar a pauta sobre este assunto em nível nacional, do contrário, quanto mais se mexe em explicar, mais cai.
Fernando Pimentel
Já estão querendo associar o dinheiro de um ex-fornecedor da campanha de Fernando Pimentel, apreendido no aeroporto de Brasília, a candidatura do governador eleito em Minas. Pimentel ganhou nas urnas com folga e, pelo visto, não é proibido andar com dinheiro no Brasil.
PSDB e Ernani
O ex-prefeito Ernani Campos Porto tem tudo para se manter como presidente do PSDB em Caratinga, mesmo com uma votação fraca para seus candidatos. Ernani conseguiu angariar para Gustavo Valadares e Marcus Pestana mais votos que Paulo Abi-Ackel, assim seus candidatos são majoritários em Caratinga com força de manter o partido nas mãos de Ernani.