Café
A escalada do dólar voltou a exercer pressão sobre as cotações do café arábica, ontem, na bolsa de Nova York, e os contratos com vencimento em maio fecharam em queda de 330 pontos na quarta-feira e ontem respondeu com alta.
Café II
Os preços do grão têm sido bastante influenciados pela valorização da moeda americana em relação ao real nos últimos dias, uma vez que esse movimento estimula as vendas por parte dos produtores do Brasil, que lidera a oferta global da commodity. Além disso, o clima mais favorável ao desenvolvimento da safra 2015/16 no país (cuja colheita terá início em maio) também tem ajudado a empurrar para baixo as cotações. No mercado doméstico, a saca de 60,5 quilos do café de boa qualidade permaneceu entre R$ 440 e R$ 460 nas principais praças do país.
Café III
Na região de Caratinga o tempo não foi muito bom neste ano. Na região mais alta, segundo analistas, terá a queda em torno de 15 a 20% do esperado pela falta de chuvas, mas em regiões mais baixas e quentes, já se comentam em perdas de até 50% de cafés chochos. Vamos aguardar o início da colheita para averiguar se os dados conferem de acordo com a estiagem forte na região.
Trânsito
A cidade de Caratinga voltou ao ritmo normal após o carnaval e intensificou ainda mais o movimento com a entrada do mês de março. As pessoas percebem o quanto o trânsito da cidade voltou a ficar ruim com ritmo da cidade voltando ao normal. O stress no centro da cidade nos dias úteis é uma constância. É só ver e averiguar.
Trânsito II
O problema do trânsito de Caratinga é recorrente há mais de 10 anos, quando houve uma explosão de financiamentos de carros populares pelo governo brasileiro. De lá pra cá o número de carros aumentou congestionando bastante as vias públicas que continuam com as mesmas dimensões da época, o que coloca o trânsito da cidade como algo quase insanável.
Trânsito III
No governo do ex-prefeito Ernani, época que teve esse início de crescimento de veículos na cidade, houve também a primeira atenção especial com os problemas de trânsito da cidade, com a melhoria da sinalização horizontal, com faixas coloridas e com algumas mudanças como: pavimentação de ruas do centro e o início de algumas soluções que ordenou o trânsito. Esperávamos que fosse só início e que viriam mais e melhores mudanças.
Trânsito IV
O tempo foi passando, o número de veículos aumentando, o trânsito ficando ainda pior, mais carros nas ruas e o debate crescente no parlamento de Caratinga. O ex-prefeito João Bosco Pessine ampliou as faixas, manifestou que iria aprimorar o trânsito na cidade com a criação da Secretaria de Defesa Social. JB visitou Coronel Fabriciano, cidade que revolucionou o trânsito na região, estava próximo de criar a guarda municipal para evoluir neste sentido, mas ficou apenas nestas vontades.
Trânsito V
Hoje Caratinga criou vagas para idosos e deficientes, demonstrando respeito com uma classe que estava excluída, mas o fluxo ainda permanece um caos. Algumas soluções seriam as retiradas de certas instituições públicas do centro da cidade, caso da Câmara Municipal, sendo construída no Bairro das Graças, e Novo Fórum, sendo construído no Bairro Santa Zita, tamanha é a dificuldade de locomover no centro da cidade em dias úteis.
Repensar
O que nos faz refletir como comunidade, é que temos muito que repensar no trânsito de Caratinga, mas estamos inertes diante do problema. Existem ruas centrais que não tem condições de ter acostamento dos dois lados e outras em nenhum dos lados?
Sinais obsoletos
Tem sinais do trânsito que retém o fluxo de veículos desnecessariamente e cruzamentos que já deveriam ter sinais. O problema se agrava e um conceito tem que estar em nossas mentes, que as vias públicas são para o deslocamento de pessoas a pé ou em veículos. As vagas teriam de ser a última opção, desde que elas não interferissem no trânsito e no deslocamento mais ágil das pessoas que vão do trabalho para casa. Temos que avançar no conceito de trânsito diante do desafio de viver numa cidade quase bicentenária.
Esforço conjunto
Várias mudanças devem ser realizadas para minimizar o trânsito na cidade. Temos duas universidades importantes e conceituadas. Aqui foi fundada a viação São Geraldo e depois a viação Rio Doce, ambas respeitadas em todo Brasil, com profissionais experientes que podem contribuir. Na Câmara Municipal temos vereadores da oposição e da situação que trabalharam nas instituições de segurança pública, em especial no trânsito. É hora de promovermos mudanças mais profundas.
Cidade organizada sim
Está passando da hora de promover mudanças profundas sobre o trânsito para assim promovermos um salto de excelência. Isso não demanda muito dinheiro, mas, acima de tudo, planejamento e um debate sério a favor de mudanças. O centro da cidade não pode mais ser um centro de vagas para uns poucos atravancando o fluxo normal de milhares de pessoas. Tem que haver as prioridades naturais, como os pedestres, as bicicletas, os coletivos, as cargas, os veículos, o fluxo normal. Muito tem sido feito, mas a velocidade das melhorias é insuficiente. Tem que haver um esforço comum, não apenas do gestor público, como muitos insistem em cobrar, mas um esforço das instituições para que as pessoas que aqui venham, não vejam apenas uma cidade tumultuada, mas uma cidade mais organizada.
Especial de 20 anos
Cada vez melhores as edições do especial de 20 anos do DIÁRIO. Ontem, registramos o ano de 2006, quando o professor Cláudio Leitão e família (leia-se Fic/Doctum) inauguraram o Campus da Lagoa do Piau, realmente um local abençoado devido à beleza natural.
Especial de 20 anos II
Se por um lado houve a inauguração em um centro universitário num local de beleza cênica, por outro perdemos um dos maiores defensores do meio ambiente em Caratinga, o biólogo Eduardo Marcelino Veado, diretor da estação biológica de Caratinga. Ele, que trabalhava na proteção dos muriquis na fazenda Montes Claros, foi vítima de atropelamento, ao lado de sua esposa, em 7 de outubro do ano quando caminhava pela MG 474.
Mais especial de 20 anos
Hoje tem mais especial nas páginas do DIÁRIO. Ano de 2007!!! Hospital Regional é nova realidade em Caratinga. Vejam!!!