Café
Tivemos mais uma semana com o mercado físico brasileiro calmo, praticamente paralisado. Os contratos de café com vencimento em maio próximo na bolsa perderam 195 pontos na semana e o dólar se valorizou aproximadamente um por cento no período. O mercado físico é comprador, mas as bases de preços oferecidas pelos interessados é baixa e a maior parte das ofertas são recusadas pelos produtores.
Café II
Por incrível que pareça, mesmo com o processo de importação de café suspenso pelo presidente Michel Temer, a indústria de café solúvel e de torrado e moído decidiram insistir com o assunto e agora pediram ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) que libere as compras de robusta do Vietnã.
Café III
A indústria está pedindo a importação de até 500 mil sacas de robusta, a uma tarifa de 2%. Dentro do Ministério da Agricultura o assunto já foi dado como encerrado, mas, como cabe ao Mdic definir licenças de importação, critérios para a operação de drawback e cotas de importação por empresas em casos como esse, a indústria resolveu tentar essa alternativa. No entanto, a decisão final sobre o pedido tem grandes chances de depender mais uma vez do Palácio do Planalto. Fonte Valor Econômico.
Café IV
Os cafeicultores e lideranças que lutam contra a importação de café estão sendo atacados e desqualificados por alguns articulistas que os chamam de ultrapassados. Em uma época em que os eleitores das maiores economias do mundo estão escolhendo líderes que defendam seus mercados de trabalho e que o Brasil luta para diminuir seu enorme número de desempregados, não é hora de importar café, desestimulando nossos cafeicultores e estimulando a produção e o emprego nos países concorrentes do Brasil na produção de café.
Política
O prefeito Dr. Welington está com desafio enorme para os próximos dias. O fato do governo municipal de Caratinga, ter gasto apenas 24,1% dos recursos da educação em 2014 quando a lei exige no mínimo gasto de 25%. O fato vem causando transtornos à atual administração, mesmo os deputados querendo mandar recursos para Caratinga e Dr. Welington buscando alternativas jurídicas, a situação criada há dois anos está gerando perdas ao município.
Alimentos
O prefeito Dr. Welington determinou ao secretário de Agricultura, Alcides Leite, a buscar o caminhão do PAA na capital mineira num programa do governo estadual ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A emenda é do deputado Adalclever Lopes e a entrega foi realizada pelo secretário de agricultura Pedro Leitão.
Alimentos II
Apesar de todo esforço para trazer o veículo para transportar os alimentos do PAA com qualidade, o caminhão apesar de ser de Caratinga, caberá o atual governo municipal regularizar junto ao Estado as pendências do não gasto do município na educação na cota de 25% conforme demanda a Constituição.
Articulação
Quem tem contribuído e muito para articulação política entre o prefeito Dr. Welington e o deputado Adalclever Lopes, presidente do legislativo mineiro, são assessores parlamentares Geralda e Alessandro. As relações entre o gabinete do deputado e a Prefeitura de Caratinga tem tido bons resultados com articulação de ambos, mesmo com agenda cheia do presidente, os assuntos institucionais tem tido prosseguimento adequado.
Gabinete do prefeito
Quem elogiou o esforço e a dedicação dos trabalhos no gabinete do prefeito Dr. Welington foi o vereador Carlindo do Dom Lara. Ele fez questão de elogiar o trabalho da secretária Azenaide que a todo custo tenta adequar as audiências.
IMA
Quem esteve visitando a Secretaria Municipal de Agricultura foi o gerente regional do IMA, Carlos Fernando, que veio acompanhado do técnico local Luiz Antônio Guido. Carlos Fernando manifestou o interesse de intensificar a parceria do órgão estadual no município de Caratinga principalmente na certificação de produtos agrícolas. O gerente regional quer garantir que os alimentos que vão para a mesa do consumidor cheguem com mais qualidade através de uma inspeção eficiente e certificada.
Mais qualidade das bananas
Os diretores da Secretaria de Agricultura de Caratinga, José Corintho e Ciro Vasconcelos, estiveram na Universidade Federal de Viçosa buscando tecnologias mais avançadas no sentido de Caratinga incentivar o plantio de mudas de banana originadas das cultura de tecidos.
Mudas sadias
Segundo os diretores, a cultura de tecidos é o nome genérico que se dá aos vários procedimentos de cultivo de plantas a partir de células, tecidos e órgãos vegetais em meio nutritivo e condições assépticas, ou seja, em ambientes esterilizados. O método permite ainda aperfeiçoar para criar plantas sadias, vigorosas e geneticamente superiores, que podem ser multiplicadas em massa.
Ônibus
O prefeito Dr. Welington está articulando para ver se aumenta a frota de ônibus escolares na cidade de Caratinga e diminuir a demanda de veículos contratados no setor. Com mais ônibus, o prefeito pretende economizar mais e prestar melhores serviços aos jovens que se deslocam para o estudo. Vamos aguardar e ver o quanto dessa articulação política pode reverter em benefício para população.
Banco de Alimentos
As notícias que correm nos bastidores da política é que o deputado Mauro Lopes está conseguindo o desembargo da obra do Banco de Alimentos de Caratinga. A obra, embargada na gestão anterior pelo Ceasa Minas, foi paralisada e quase Caratinga e região perdem os recursos da Caixa Econômica para realização da etapa final da obra.
Banco de Alimentos II
Com esforço do prefeito Dr. Welington, a equipe de projetos e engenharia da prefeitura de Caratinga e na articulação com deputado Mauro Lopes com gerente regional de Governo e coordenador do PCS Leste de Minas, Aldenir Barbosa, os documentos já estão no CEASAMINAS para possível autorização do reinício da obra. Vamos torcer que todo esse esforço tenha bom resultado.
Sugestões
Alguns comerciantes do centro da cidade estão sugerindo para que administração municipal direcione apenas um lugar para táxi na cidade. Eles argumentam que os vários pontos existentes nas esquinas da cidade são de uma época que o telefone não era de acesso fácil. Hoje todos têm celulares, então isso facilita o contato com os taxistas.
Sugestão II
Outra sugestão dos comerciantes é para que haja demarcação de vagas de veículos e motos separados e não muito distantes e que a fiscalização seja regular para ambos. A reclamação é que muito das vezes motos com estacionamentos restritos utilizam vagas de veículos e em algumas das vezes uma moto apenas ocupa vagas inteiras. Vale a sugestão ao Departamento de Trânsito.
Opinião
O renomado advogado na capital mineira, Vinicius Matos Felício, comentou nas redes sociais: “Acabei de ler a notícia, mesmo com o monopólio postal, os Correios deram 2 bilhões de prejuízo ano passado. Sabem quem vai pagar esta conta? Eu e você. As Estatais devem ser privatizadas, verdadeiros cabides de emprego e fonte inesgotável de propina para políticos ladrões. Para fechar, sabe qual é a dívida da Petrobras? 500 bilhões ou meio trilhão de reais…” (Na foto, Vinicius com Ministro do Supremo Luiz Fux)
Crítica
Nas redes sociais estão criticando o prefeito de Vargem Alegre por demissões ocorridas na prefeitura da cidade. É bom ter prudência nas críticas e olhar os dois lados da moeda. Mário já foi prefeito por dois mandatos, está no terceiro, tem experiência administrativa e sabe que as coisas não serão fáceis para gestão pública neste ano. Que todos precisam de emprego isso é um fato, que o setor privado dispensou muita gente neste últimos anos é outro fato; mas que o setor público municipal não tem condições de absorver todos os problemas que vem ocorrendo no país em todas as esferas administrativas. Muita prudência nesse momento.
Crítica II
É bom os prefeitos da região avaliarem bem os gastos públicos municipais. No primeiro semestre sempre tem o IPVA e o IPTU que ajudam a regular a relação despesa e receita. Os mais entendidos comentam que no segundo semestre as contas públicas apertam e com despesas não controladas, a vaca vai mesmo para o brejo. Com diz o ditado “prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém”.
Bonja
O presidente da Câmara de Bom Jesus do Galho, Domingos Sávio, começou seu ano legislativo como prometeu em seu discurso de posse. Nessa semana o vereador vai protocolar um pedido de informação junto à Prefeitura para saber detalhes como era o transporte escolar no município na gestão anterior.
Bonja II
Outro pedido de informação do vereador Sávio já está protocolado junto à Prefeitura, neste pedido ele visa esclarecer sobre o Departamento de Indústria e Comércio, que foi criado na gestão anterior. Em seu pedido o vereador quer saber como funcionava essa pasta, já que segundo ele, apenas uma indústria foi criada em Bom Jesus do Galho nos últimos anos.