PAINEL

Chuvas
As chuvas que ocorreram no Rio de Janeiro nos lembraram das trágicas chuvas de 17 janeiro de 2003 registradas em Caratinga. Até a tarde desta segunda-feira (15), eram 12 mortos no Rio e vários estragos. De lá pra cá muito mudou na santa terrinha, principalmente o trabalho de prevenção no rio Caratinga e nas encostas nos morros da cidade.
Plantio
Vários produtores rurais começaram o plantio do milho em Caratinga e região, mas com 60 dias com atraso. Como o Brasil hoje é o maior exportador de milho do mundo e isso se deve a técnica de produzirmos aqui até três safras ao ano, tem muito produtor que se utiliza da técnica para plantio da safrinha.

Política

O prefeito de Caratinga Dr. Welington ainda não apontou o nome do seu sucessor nas eleições de 2024, mas em seu grupo políticos, nomes procuram espaços, dentre eles Humphrey Lima (MDB), Marcos Inácio (MDB), Alcides Leite (PSD) e Aluísio Palhares (PSD).

Experiência politica

Dos quatros nomes que no grupo situacionista disputam a atenção do prefeito Dr. Welington, o único que tem experiência política de disputa eleitoral é Aluísio Palhares, que foi vereador em três mandatos e vice-prefeito de 2009 a 2012, assumindo o cargo de prefeito por um mês no ano de 2012.

Experiência administrativa

Já dos quatro nomes do grupo situacionista, três tiveram experiências administrativas em governos diferentes. Aluísio Palhares já foi prefeito de Caratinga, em período curto, e agora é secretário de Desenvolvimento Social com Dr. Welington. Alcides Leite foi secretário de Meio Ambiente no governo de José de Assis, depois obras e agora secretário de Agricultura no governo Dr. Welington. Humphrey Lima foi chefe de Gabinete do governo de Ernani Campos Porto, foi subsecretário de governo Anastasia e secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Dr. Welington.

Marcos Inácio

O único dos pré-candidatos ligados ao grupo situacionista que não tem experiência administrativa e nem experiência política, é o radialista Marcos Inácio. E é ele que vem sendo amplamente apoiado pelo grupo de vereadores situacionistas. Está aí um paradoxo, os secretários estão em baixa com os vereadores ou os vereadores preferem mesmo um nome sem experiência política e administrativa? Eis a questão.

Marcos Inácio
O pré-candidato Marcos Inácio, que esteve visitando a zona rural neste final de semana, deu prioridade ao seu distrito de São João do Jacutinga, onde foi gravar uma live junto com sua família. Como sábio comunicador, Marcos Inácio foi as origens mostrar sua vida humildes na área rural de São João do Jacutinga.

Rogério Soares

Nos bastidores, os vereadores que já estariam com o candidato Rogério Soares seriam Ramon Alacrino e Romulo Gusmão. Comentários apontam que tem mais chegando, mas que ainda pouco divulgado. O que se comenta que os pré-candidatos do grupo de situação ninguém levanta voo, e que o prefeito Dr. Welington a cada dia aproxima mais de Rogério Soares. Será?

Cabeção

O líder comunitário do bairro Dr. Eduardo, João Cabeção, comentou entre amigos que o radialista Marcos Inácio não passaria na convenção do partido. Para Cabeção, todo diretório do MDB apoiaria o secretário de Desenvolvimento Econômico Humphrey Lima, que é o pré-candidato do partido.

Cabeção II
João Cabeção salientou que Marcos Inácio não foi aprovado como coordenador político da campanha de Mauro Lopes. Na análise do líder político, Marcos Inácio falhou em vários pontos, trazendo rejeições a Mauro Lopes, dificultando as pessoas aproximarem no deputado.
Série A

Na boca miúda da política, começou o ano quente. Com tantos pré-candidatos a prefeito de Caratinga, que já somam a casa de dezenas, os comentários estão fazendo um paralelo com campeonato brasileiro. Na ‘Série A da política’, os comentários dão conta de pré-candidatos como Pedro Leitão (PSB/PV/PT), Rogério Soares (Avante) e Dr. Giovanni (PP) já estariam liderando em seus respectivos grupos políticos.

Serie A também?

Quanto a Série B ou C ou ainda Série A? Quem começa por baixo e pode vir a virar Série A? Dr. Welington na primeira eleição começou como Série B e no final virou prefeito!!! Começa com os pré-candidatos, mas grupos ainda pouco definidos, sendo eles Ronaldo da Milla (PL), Marcos Inácio (MDB), José Mugango (PSDB) e Aluísio Palhares. Outros podem haver ainda muitas controvérsias, mas a turma dos bastidores destaca também nomes ainda não definidos e grupos políticos pouco expressivos, sendo eles: Johny Claudy (REDE), Dayvid da Academia, Humphrey Lima, Alcides Leite e Júlio Ribeiro. Agora vale lembrar que o Bragantino Red Bull deu um sufoco na Série A no último ano e era da Série C até pouco tempo atrás. Então não surpreendam com esses nomes em outubro próximo!!!