Política
O prefeito Dr. Welington venceu mais um ano de mandato na santa terrinha do São João do Caratinga. O prefeito continua fazendo grandes e importantes obras, só com pouca divulgação. Minha vó já dizia: “galinha que canta é a que bota!!!”
Obras
As obras importantes de 2023 foram o término da avenida Ana Pena de Faria e recapeamento de várias avenidas de Caratinga. A praça do fórum também foi finalizada, mas também sem alarde. O prefeito já comentou nos bastidores que em 2024 as obras irão se intensificar ainda mais nos quatro cantos do município de Caratinga.
Sede nova
Uma das obras mais esperadas no segundo mandato de Dr. Welington é a nova sede da prefeitura municipal. A atual sede foi iniciada pelo prefeito Dr. Eduardo, melhorada pelo prefeito Dário Grossi, tomou dimensão de hoje no governo de Zé de Assis e inaugurada no primeiro ano do governo de Ernani Campos Porto em 2001, ou seja, há 23 anos. Segundo especialistas, muito longe das reais necessidades de um mundo digital do qual a administração pública tem que se atualizar.
Sede nova II
Os comentários são que até 29 de fevereiro a nova sede do munícipio já estará funcionando na avenida Professor Armando. Salientando que além do gabinete do prefeito, Secretarias de Fazenda, Administração, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Procuradoria estarão no mesmo prédio.
Sucessão
Um dos nomes cotados no governo para suceder Dr. Welington, o do secretário de Desenvolvimento Econômico Humphrey Lima, perdeu fôlego e aos poucos está se esvaziando. A falta de apoio político ao secretário, principalmente dos vereadores da base aliada do prefeito, fez com que a candidatura de Humphrey não decolasse, apesar de que o vereador Dete, o mais votado nas eleições passadas, teria manifestado forte apoio ao empresário.
Sucessão II
O nome forte que circula nos bastidores da política dentro do grupo de situação, é o radialista Marcus Inácio da Rádio Sistec. Vários vereadores manifestaram apoio ao radialista que vem percorrendo a cidade, bairros e distritos com intuito de formar uma chapa forte e receber a bênção do prefeito Dr. Welington para disputa das eleições em outubro próximo.
Marcos Inácio
Zelinha, Nego e Noé são os vereadores mais entusiasmados com a possível candidatura de Marcos Inácio. Com uma história rica de vitórias, saindo de uma vida humilde, o comunicador foi coordenador geral da campanha do ex-deputado Mauro Lopes em 2022. Marcos Inácio mesmo não ter conseguido êxito, obteve uma experiência de campanha, conhecendo o círculo político, as lideranças e agora indo firme no propósito de ser o sucessor de Dr. Welington.
Dr. Giovanni
Nos bastidores, os comentários são que o ex-vice-prefeito Dr. Giovanni teria boas chances nas eleições de outubro, já que obteve mais de 15 mil votos em 2020. O que se questiona é se Giovani conseguirá ser candidato pelo PL, como ele sempre quis. Há quem diga nos bastidores que não.
Ronaldo da Milla
O vice-prefeito, Ronaldo da Mila seria o sucessor de Dr. Welington em 2024, mas não surgiram comentários no grupo situacionista de seu nome. Ainda se comenta que as chances seriam próximo a zero do governo apoiá-lo à sucessão.
Ronaldo da Milla II
Os comentários nos bastidores são que Ronaldo vem se aproximando de Dr. Giovanni com boas possibilidades de ser ele o possível vice na chapa de Giovanni, já que Ronaldo nem cogita voltar a disputar a vereança pelo bairro Santa Cruz.
Rominho Costa
Outro tititi é a possibilidade do vereador Rominho Costa (PV) mudar de partido na janela eleitoral e ser um dos propensos vices de Dr. Giovanni. Assim tanto Rominho quanto Ronaldo, em tese, estariam na possibilidade de lutar na chapa de oposição. E Rominho colocaria sua esposa Cristiane na disputa de um lugar no legislativo. Uma mulher, uma pastora e com novas ideias.
Rogério Soares
O empresário Rogério Soares segue se fortalecendo na sua pré-candidatura às eleições de 2024. Nos bastidores os comentários são que parte de seu grupo político quer sua adesão ao prefeito Dr. Welington e outra parte não faz muita questão. No tititi da política é que o grupo até aceita apoio de Dr. Welington, mas sem aparecer em público. Quer ou não???
Rogério Soares II
Nos bastidores, empresários próximos à Rogério Soares comentam é que a disputa em outubro ficará entre Rogério e Dr. Giovanni, ignorando um possível candidato do governo e do candidato ligado ao PT, no caso professor Pedro Leitão. Para os empresários, o governo não tem candidato e o Professor Pedro não se identifica com o PT de Lula.
Pedro Leitão
O PT caratinguense, nos bastidores, começa o ano reunindo-se com lideranças do partido e afirmando João Lomeu do Sindicato dos Trabalhadores rurais como possível vice na chapa com Pedro Leitão. Pedro sairia candidato pelo PSB, partido que faz parte da confederação junto ao PT. Apesar de Pedro ainda estar encolhido na sua pré-candidatura, os comentários são que a partir de fevereiro tomará corpo até outubro.
Vereador
Nos bastidores alguns nomes já aparecem como possíveis candidatos a uma vaga no legislativo caratinguense. Muitos deles representando suas comunidades, caso de Carlindo do Dom Lara, Valtinho do Dom Lara, Ceará, Rainer Alves, Pedrinho da Cachaça, Paulinho do Dom Lara, Ebinho, Cleidinho do Sapucaia, Betinho dos Cordeiros, Diego Oliveira, Mestre, entre outros nomes.
São Candido
No distrito de São Candido, um dos possíveis nomes para disputar as eleições de 2024 é o de Adenilson. Ele que era casado com a vereadora Rosilene, assumiu o posto político da situação no distrito e pode se candidatar neste ano.
Pedrinho da Cachaça
Na região de São João do Jacutinga, Patrocínio e Santo Antônio do Manhuaçu, que há oito anos não tem representante no legislativo, o nome que se destaca é o de Pedrinho da Cachaça, que obteve 360 votos em 2020 e que pode ser um dos possíveis nomes para representar a região a partir de 2025.
Santa Luzia
No maior distrito de Caratinga, Santa Luzia, o que se comenta é que o ex-vereador Arão Carlos está indo para grupo de Rogério Soares, enquanto que o vereador Catita aguarda decisão do prefeito Dr. Welington se lança candidato ou apoia Rogério Soares. No tititi, Catita já teria sido convidado por Giovanni, tem seu adversário político Arão no grupo de Rogério e pode engrossar a disputa por Marcos Inácio, junto aos vereadores Zelinha, Noé e Nego.
Ricardo Angola
O vereador Ricardo Angola já teria sido convidado para ser o vice de Rogério, pelo menos é o que se comenta nos bastidores. Com Angolinha de vice, abre espaço para o ex-vereador Cleidinho no Sapucaia, muito amigo de Ricardo Gusmão, que em tese é influente no jogo político do pré-candidato Rogério Soares. Se embolou??? É isso mesmo!!! É política!!!