DESTAQUE CLUBE DE SERVIÇO
Na categoria Clube de Serviços, vários já foram homenageados pelo DIÁRIO. O primeiro, em 2011, foi o professor Eugênio Maria Gomes, pelo Lions Club Itaúna. Do Lions ainda tivemos destacados o professor José Ailton Mattos (2015), Angélica Smith (2016), Clotilde Junqueira (2018). Já do Rotary, nomes como Arlindo (2012), Ary Soares (2013), Vinicius Ângelo (2021). Em 2022, Vanderlei Dornelas da MAC (Movimento Amigos de Caratinga). Em 2023, professor Eugênio retorna a esta categoria, presidente do Lions Clube Caratinga Itaúna.
EUGÊNIO MARIA GOMES
Em agosto, Eugênio Maria Gomes, assumiu a presidência do clube, pela segunda vez, para o Ano Leonístico 2023/2024. Foi presidente, pela primeira vez, no ano de 1995, sendo o último presidente a realizar as reuniões festivas no salão do antigo Hotel Suíço, quando o clube deu a arrancada final para a construção de sua sede, no bairro Limoeiro.
DESTAQUE SERVIÇO SOCIAL
No Serviço Social, várias associações estiveram no rol de destaques, dentre elas, Associação dos Doentes Renais (2013), Casa de Maria (2015), Casa de Amparo (2016), Comunidade Terapêutica Restaurando Vidas (2017), Associação dos Amigos Solidários de Caratinga, Manoel Bruto (2019), Pastoral da Criança (2020) e Caratinga Invisível (2021). Em 2022, a homenagem foi para a voluntária Flávia Alves, que realiza um trabalho com pessoas em situação de rua. Para este ano de 2023, o destaque vai para o Projeto Cristo em Ação.
PROJETO CRISTO EM AÇÃO
Levar o Reino de Deus e seu amor às crianças em ambiente vulnerabilidade. Esta é a missão do Projeto Cristo em Ação, que iniciou suas atividades em 2021, no Córrego Boa Vista, conhecido como Portelinha. A entidade tem caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, estudo, pesquisa e desportivo, prestando auxílio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com diversas atividades. Conta com professores voluntários, programas sociais e atividades recreativas, buscando o desenvolvimento da comunidade.
DESTAQUE MEDICINA
A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Em Caratinga grandes nomes do setor já foram homenageados pelo DIÁRIO, dentre eles, Leonardo Condé, em 2011; Igor Siqueira, em 2012; Moacir Peixoto, em 2013; Marcelo Cruz, em 2016; Maria José Ligeiro, em 2020; Katyusqya Rodrigues, em 2021 e Hildo Pacheco Júnior, em 2022. Este ano, a homenageada é Alice Martins Santana Schettini. (Fotos: Valquíria Nascimento)
ALICE SCHETTINI
A geriatra Alice Schettini é filha de Maria da Conceição Martins Santana e Válter Antônio Santana. Nasceu em Ipatinga. Cursou Farmácia na Universidade Federal de Alfenas e Medicina no Centro Universitário de Caratinga (Unec). Esposa de Alexandre Schettini Rocha Pereira e mãe de Gabriel Martins Santana Schettini, Rafael Martins Santana Schettini e Davi Martins Santana Schettini.
DESTAQUE ESPORTE
O esporte de Caratinga sempre dá show. O DIÁRIO já homenageou Leandro Viana (2011), Rafael Tobias (2012), Santa Cruz Futebol Clube (2013), Maryana Pedroso (2014), Rodrigo Ribeiro (2015), MicaO (2016), Clayton Rocha (2017), Ana Laura (2018), Marcos Toledo (2019), Vitor Carvalho (2020), Basca (2021) e Marina Pires (2022). Em, 2023, o homenageado é o paratleta Carlos Eugênio Bastos Ramos, o Carlão.
CARLÃO
O paratleta Carlos Eugênio Bastos (Carlão), tornou-se o primeiro nadador brasileiro a receber o Certificado Internacional de Nado em Águas Doces, após cumprir o Desafio de 10km, em Campos dos Goytacazes. O caratinguense Carlão é comerciante, casado, tem uma filha, mora em Itajaí há 15 anos e é integrante do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED) de Balneário Camboriú, desde 2019. Começou a nadar ainda na infância, pois, tinha bronquite. Parou aos 15 anos quando sofreu um acidente de moto e teve uma perna amputada. Depois do acidente só voltou a nadar aos 40 anos de idade. Em 2011 por problemas de circulação teve que amputar a outra perna, quando tinha 43 anos. Carlão é um exemplo de superação! A meta para 2024 é fazer uma ultramaratona (16 km).
DESTAQUE RELIGIOSO
Vários nomes já fizeram parte dos destaques do DIÁRIO. Na igreja Católica, Dom Emanuel abriu a lista em 2011. Outros nomes da igreja católica já figuraram no rol dos destaques como padre José Carlos (2019) e padre Moacir (2020).
DESTAQUE RELIGIOSO II
Nomes das igrejas evangélicas também receberam a homenagem do DIÁRIO, como o evangelista Batista Célio Lima Lacerda (2014), pastor Jaelson Gomes, da 1ª Igreja Batista (2016); reverendo Rudi Krüger, Igreja Presbiteriana (2017); pastor Eliseu, da Assembleia de Deus; pastor Veranio Faria Neto, 2ª Batista (2021) e pastor Teodomiro Fontes (2022). Este ano, mais um homenageado, sendo pastor Joaquim Lopes. Renomado líder religioso, pastor Joaquim é conhecido por seu conhecimento profundo da bíblia.
DESTAQUE POLÍTICA
Grandes nomes da política federal, estadual e regional já desfilaram pelos destaques do DIÁRIO, cada um no seu tempo, dentre eles, em nível federal senador Pedro Simon em 2014; Ministro da Fazenda Paulo Guedes em 2019. Em nível estadual, nomes como ex-deputado Estadual Adalclever Lopes, ainda como presidente do legislativo mineiro, inaugurando novo fórum em Caratinga em 2017; governador Romeu Zema em 2021.Em nível regional, Pedro Leitão como secretário Estadual de Agricultura em 2018, então candidato deputado mais votados nas urnas daquele ano em Caratinga e o recém prefeito eleito, Welington Moreira em 2016. Em 2023, o DIÁRIO tem como destaque da política o Senador Rodrigo Pacheco.
RODRIGO PACHECO
Em 2023, o senador mineiro assumiu o protagonismo da política nacional, fazendo o devido balanço de poderes, entre o Legislativo, Executivo e Judiciário. Como o bom critério político que só os mineiros têm. Rodrigo vem tendo o tom de equilíbrio que um país dividido politicamente, vem exigindo postura elementar. Decisões criteriosas e muito equilíbrio, sem deixar de colocar a grandeza que o momento exige. Aos poucos, os poderes vão se ajustando, voltando aos critérios constituídos na Lei Magna de 1988. Parabéns, ao senador mineiro, que brilha à frente do Congresso Nacional.
CARRO DO ANO
O DIÁRIO há anos que vem evidenciando no seu rol de destaques, o carro do ano, acompanhando muitas vezes os periódicos do setor. Em 2013, o Novo Fusion da Ford foi escolhido. Em 2016, a Toro da Fiat, o Jeep Compass foi o escolhido em 2018. Já em 2019 foi TCross da Volkswagen e em 2021 o Jeep Commander. No ano de 2022 o carro do ano veio da marca Fiat, sendo a Suv Pulse. Em 2023, o carro do ano é a Rampage, a primeira picape da marca Ram desenvolvida e fabricada no Brasil. Performance, luxo, capacidade e tecnologia.
PERSONALIDADE DO ANO
Costumeiramente, o DIÁRIO acompanha a revista Time. Só que nem sempre é assim! Nomes como Papa Francisco (2014); adolescente Greta Thumberg, em 2019; Volodimir Zelensky em 2022; personalidades mundiais, que marcaram naqueles anos a importância de suas posturas. Em 2023, o DIÁRIO vem anunciar como personalidade do ano um nome do Brasil, que vem se destacando na mídia trazendo informações sobre o cristianismo, Jesus e a Bíblia. A personalidade do ano do DIÁRIO é o pastor adventista Rodrigo Silva.
PASTOR ADVENTISTA RODRIGO SILVA
Rodrigo Silva, além de uma linda história de vida e superação, é formado em Teologia, historiador e especialista em Arqueologia Bíblica e possui um vasto currículo acadêmico, tendo viajado para Israel dezenas de vezes. Rodrigo Silva concluiu graduação em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste em 1992, o mestrado em Teologia Histórica Instituto Santo Inácio de Teologia (atual Faje) em 1996. Em 1998, concluiu especialização em Arqueologia na Universidade Hebraica de. Em 2001, concluiu doutorado em Teologia Bíblica (Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção), pós-doutorais, com ênfase em Arqueologia Bíblica, foram concluídos em 2008 pela Andrews University, nos Estados Unidos, em 2015, conquistou o título de doutor em Arqueologia Clássica pela USP.
Atualmente Rodrigo Silva é professor de Teologia e Arqueologia Bíblica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) no Campus Engenheiro Coelho. Além disso, também atua como curador de Arqueologia no Museu Paulo Bork do Oriente Médio, e foi apresentador do programa semanal “Evidências”, que era transmitido pela TV Novo Tempo.
Rodrigo Silva tem ensinado pessoas pelo Brasil inteiro por meio de seus conteúdos nas redes sociais, somando mais de dezenas de milhões de seguidores. O pastor, professor o arqueólogo impressiona pela quantidade de fatos elucidados na Bíblia com explicações arqueológicas dos acontecimentos temporais, levando os leitores, internautas e membros da igreja a vivenciarem os fatos ocorridos mais de 2 mil anos atrás. Por tudo que quantifica seus conhecimentos e a prestação de serviço ao reino. Rodrigo Silva é a personalidade do ano pelo DIÁRIO. Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações.