Bazar
Nos próximos dias 12,13 e 14 de dezembro, de 7h às 19h, a Cantina Áurea estará com uma barraca especial na Feira da Ação Social (Feiraso) de Caratinga. Dos produtos que estarão à venda, metade será “pechincha” e a outra parte, feira de artesanato. As pessoas são chamadas a comparecer à Praça Cesário Alvim para fazerem suas compras de fim de ano, a preços populares.
Inauguração do Fórum
Acaba de ser inaugurado o novo fórum de Caratinga. Um prédio moderno e funcional à altura da nossa Comarca. Camilo Lucas (leia-se Camilinho ‘Jararaca Alegre’) e Marko Santana, nas redes sociais, manifestaram a honra de serem convidados a criar e executar um painel artístico para o Tribunal do Júri daquela casa. Na foto, os artistas junto do diretor do foro, juiz Consuelo Silveira Neto.
Agradecimentos
Camilo Lucas agradece o convite do Dr. Consuelo Silveira Neto, juiz de Direito Diretor do Foro de Caratinga, estendendo o agradecimento aos amigos Nelson Sena e João Paulo Bramusse da Prefeitura de Caratinga pela indicação. Camilo salientou: “É um espaço nobre da democracia e do direito, e ter uma obra nossa entronizada naquele local é uma honra que nenhum artista poderia recusar”.
Destaques do Ano
Os primeiros destaques do Ano pelo DIÁRIO já deram repercussão. O Empresário do Ano, escolhido pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Caratinga) e acompanhada pelo DIÁRIO, é Glauco Vinicius, que aparece na foto com seu pai Geraldo Jordan. Glauco foi homenageado no dia 12 de novembro em solenidade que aconteceu em Contagem, durante o XIX Congresso Federaminas, quando aconteceu a entrega do Mérito Empresarial. Cerca de 800 pessoas de 88 Associações Comerciais de Minas Gerais estiveram presentes no salão de festas do Actuall Convention Hotel, onde Congresso foi realizado.
Destaque do Ano II
O delegado Almir Lugon manifestou nas redes sociais sua satisfação de ter sido escolhido como “Destaque do Ano da Polícia Civil”. “Hoje é um dia muito especial! Muito feliz por saber que fui escolhido como o destaque da Polícia Civil de Caratinga no ano de 2016 pelo jornal Diário de Caratinga! Primeiramente, quero agradecer a todos os profissionais do Diário pela escolha e reconhecimento do meu trabalho! Aliás, agradeço a todos os profissionais da imprensa que sempre prestigiam meu trabalho. Também tenho que compartilhar essa homenagem com minha equipe de furtos e roubos, pois sem eles não conseguiria realizar qualquer trabalho: essa homenagem é minha e de todos vocês (escrivão Paulo Avelar, investigadores Marcio Pacheco Pacheco, Samuel Gouvea, Eder Oliveira e Janio Dornelas)! Confesso que com a maturidade deixei de procurar ser destaque, receber prêmios etc… apenas tento ser bom em tudo o que faço para servir a população, aos meus alunos e a Deus que me guarda e me guia, pois creio que quando fazemos o bem o retorno positivo vem de várias formas e o dia de hoje é exemplo disso, mas é muito bom receber este reconhecimento e melhor ainda ser no dia do aniversário do meu pai Celso de Castro Lugon, pessoa que me ensinou a seguir sempre o caminho do bem, nunca prejudicar ninguém, a sempre ajudar os outros sem pensar em nada em troca e a quem também tento me esforçar pra ser motivo de orgulho junto com outras pessoas que amo como minha mãe Ana Maria Fraga Lugon, minha irmã Anita e minha mulher Mariane e meu filho do coração Lulu que quando mostrei hoje pra ele o jornal ele falou que “também quer ser o melhor policial” e isso não tem preço! rs Valeu, valeu, valeu! Vocês tem aqui um caratinguense de coração que irá lutar sempre pela tranquilidade de todos nós”!
Destaque Professor
Em 2014, o destaque do ano como professor foi o Paulo Cesar Toste. Em 2015, o DIÁRIO homenageou o professor Emanuel de Oliveira Dias da Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, que na época foi um dos finalista da região sudeste no prêmio “Professores do Brasil’. Em 2016, o DIÁRIO homenageia como destaque um decano da educação caratinguense, o professor José Lacerda da Cunha, o “Professor Lacerda”.
Professor Lacerda
José Lacerda da Cunha nasceu em 22 de março de 1938 em Lima Duarte, Minas Gerais. Filho de Manoel Moreira Lacerda e Ambrosina Iria de São José, é casado com Terezinha Lacerda, pai de Emerson, Anderson e Viviane Lacerda e avô de Victor Lacerda. Aos quinze anos iniciou seus estudos no Seminário Menor Santo Antônio, em Juiz de Fora e, seis anos depois, cursou Filosofia no Seminário Maior, em Mariana e fez da docência o seu sacerdócio. Consolidou-se como um profundo conhecedor da língua portuguesa, das literaturas brasileira e portuguesa, além de dominar o Latim e o Francês. Lecionou no ginásio Lima Duarte, do qual foi seu diretor e, posteriormente professor e diretor da Escola Normal Santa Brígida, ambos localizados em sua cidade natal. Foi professor no Colégio Estadual Alberto Azevedo de Inhapim e no Ginásio Estadual de Dom Cavati; professor e diretor no Ginásio de Inhapim, diretor no Ginásio Estadual Frei Marcelino Milão, em Iapu e professor no Colégio Estadual José Augusto Ferreira, em Caratinga. Após concluir o curso de Letras – Português/Inglês – na Faculdade Santa Marcelina, em Muriaé, passou a exercer a docência no Ensino Superior, na Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Caratinga. Na década de 70 atuou como subcoordenador da área de educação não formal da 4ª Delegacia Regional de Ensino de Caratinga e, em 1994, ingressou como professor na Escola Professor Jairo Grossi, onde coordena atualmente a área de linguagem. Membro da Loja Maçônica Caratinga Livre, na qual ocupou vários cargos, inclusive o de Venerável Mestre, membro do Conselho Municipal de Educação de Caratinga, da Assembleia da Fundação Educacional de Caratinga e da Academia Caratinguense de Letras, o escritor e educador José Lacerda da Cunha é, merecidamente, Cidadão Honorário de Caratinga. Professor de Português, Francês, Inglês, Latim, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Matemática, Estatística, Desenho Geométrico e das Literaturas Brasileira, Portuguesa, Latina, Francesa e Espanhola, José Lacerda da Cunha é um patrimônio do conhecimento em nossa Caratinga. Um homem de notório saber e que estuda, rotineiramente, como convém a um bom aprendiz… Essa mistura entre a vontade de ensinar e a de aprender, associada à simplicidade faz de Professor Lacerda o destaque do DIÁRIO em 2016.