Ironia
Ontem, os semáforos voltaram a funcionar em Caratinga. Porém, alguns condutores entraram em contato com a redação e reclamaram que o trânsito não fluiu. Um chegou a comentar: “Parece ironia, mas quando o sinal estava só piscando, o trânsito fluía. Inexplicável o que acontece agora. Acho que teria que ser revisto o tempo para o sinal ficar aberto”, sugeriu um motorista.
Embargo
O Governo de Minas Gerais embargou as atividades da Samarco, em Mariana. Agora, a empresa não poderá mais processar minério de ferro na barragem do Germano. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) confirmou a informação na tarde de ontem. A empresa só poderá retomar as atividades após a apuração e a adoção de medidas de reparo dos danos provocados pelo rompimento das duas minas na última semana. A tragédia provocou a morte de duas pessoas e deixou pelo menos 25 pessoas desaparecidas.
Embargo II
Por que no Brasil as ‘providências’ só são tomadas depois que o pior acontece? Talvez o brasileiro não deixe mais tudo para a última hora, parece que tá fazendo as coisas ‘depois da hora’.
Greve dos caminhoneiros
De acordo com boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de ontem, cinco pontos em rodovias que passam por Minas têm registro de interdição parcial. Os protestos foram convocados pelo Comando Nacional do Transporte, que se declara independente de sindicatos. Em Minas os atos estão sendo realizados na BR-381 no KM 359, em João Monlevade, e no KM 513, no município de Igarapé. Na BR-262 é o KM 412, em Igaratinga, que tem manifestação da categoria. Já na BR-040 os motoristas de caminhão se concentram em Conselheiro Lafaiete, na altura do KM 627, e em Bom Jesus do Amparo, no KM 398. Por enquanto ainda não há manifestação na BR-116.
Deputado ou prefeito, eis a questão
Apesar de as prefeituras municipais estarem com os caixas vazios, a estratégia de intercalar, na carreira política, mandatos nas casas legislativas com mandatos à frente do Executivo continua atraindo parlamentares. Quase quatro dezenas de deputados estaduais e federais mineiros consideram, neste momento, abrir um parêntese em suas rotinas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados para concorrer a prefeito no ano que vem.
Na região
Dentre os que pretendem deixar o cargo de deputado e concorrem à prefeito em 2016, estaria o petista Leonardo Monteiro, que seria pré-candidato a Prefeitura de Governador Valadares. O tucano Bonifácio Mourão, que é deputado estadual, parece que tem a mesma ideia e seria um provável adversário de Monteiro. Já o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) teria aspiração em concorrer ao cargo em Coronel Fabriciano.