Copasa
É grande a insatisfação da população de Caratinga com a Copasa. As coisas já estão ficando no limite, e olha que a imprensa não vem passando o tamanho da indignação na expectativa que a empresa tome providências sobre o uso da água. A falta de planejamento e ação da empresa é notável.
Copasa II
Com tantos técnicos competentes e bem pagos, será que não conseguiram enxergar que algum dia, pelas estatísticas e pelo fenômeno do El Niño tão anunciado, estes problemas se agravariam? Tem que se tomar atitude! A coisa está indo para o índice de intolerância do povo.
Copasa III
Outro fato que está deixando a população apavorada, são as cobranças abusivas em períodos de falta d’água. Assim a paciência esgota! E pelo que se vê não são poucos os casos na “santa terrinha”.
Ranking
Em algumas conversas a turma da política começa a falar quem foi o melhor prefeito nos últimos anos e a coluna painel traz o ranking fresquinho dos 10 últimos prefeitos.
1º – Dário da Anunciação Grossi;
2º- Ernani Campos Porto (segundo mandato);
3º- Moacir de Mattos;
4º -José Assis Costa;
5º- João da Costa Mafra;
6º -João Bosco Pessine;
7º- Anselmo Bonifácio;
8º- Eduardo Deladier Pereira;
9º- Ernani Campos Porto (primeiro mandato);
10º Marco Antônio Junqueira.
Ranking II
Os comentários são diversos sobre esse ranking, muitos acreditam que a ordem é necessariamente disposta nesta forma apresentada. Como a cidade é bem politizada, é claro que para muitos isso é um assunto bem polêmico. Do primeiro ao último cada um tem seu ranking. Não é?
Marco Antônio Junqueira
O atual prefeito Marco Antônio Junqueira chega ao seu último ano de mandato com a imagem bem sofrível em relação aos demais prefeitos citados. Das obras anunciadas, poucas saíram do papel, e pelo que se percebe há um nível baixo de entusiasmo na gestão pública. Os comentários de secretários próximos ao prefeito são de que as coisas no governo estão complicadas, devido a tamanha insatisfação.
Governo
Um secretário que não pediu ainda para sair por medo de sofrer retaliações posteriormente disse que a conversa na frente do prefeito é uma, mas depois acontece tudo diferente do que Marco Antônio determina, mostrando falha no comando.
Analista
Analistas comentam que a fragilidade do atual governo é grande, mas isso pode gerar maior números de candidaturas postulante ao governo municipal, que em tese colocaria Marco Antônio no páreo pela força da estrutura administrativa.
Analista IIOutra análise que é feita da política de Caratinga, é que Marco Antônio estaria trocando cargos em comissão de pessoas técnicas para pessoas de aproveitamento político. O prefeito já teria feito diagnóstico do momento político e estaria agindo para se recuperar a ponto de obter ao menos um terço dos votos válidos na santa terrinha, algo em torno de 14 a 15 mil votos, o que poderia lhe dar a possibilidade de um segundo mandato, apesar das circunstâncias atual.
Avenida do Povo
Devagar, devagar, devagarinho a “Avenida do Povo”, que liga a Avenida Dário Grossi ao Bairro Santa Cruz vai tomando seu formato. Segundo pessoas ligadas ao secretário de Obras José do Carmo Fontes, o local estará pronto antes das eleições e sem dúvida será a marca do governo de Marco Antônio Junqueira.
Odiel de Sousa
Os comentários que se anunciam em 2016 é que o PMDB de Mauro Lopes vai mesmo com o vice-prefeito Odiel de Sousa para as eleições. Odiel que tem várias resistências dentro do partido, mas vai se configurando como candidato do PMDB pelo tamanho de sua convicção em ser o prefeito de Caratinga.
PMDB
O próprio deputado Mauro Lopes já teria realizado consultas internas no PMDB, convidando empresários para um novo o projeto político em 2016 para Caratinga, mas pelo visto todos se esquivaram, alegando que a classe política está muito desvalorizada, não justificando o sacrifício da saída do setor privado para o público.
Rominho Costa
Quem já quis demarcar o terreno de que disputaria no partido do PMDB a candidatura a prefeito com Odiel de Sousa foi o comerciante Rominho Costa, hoje vereador. Os comentários são de que Rominho quer segurar uma candidatura de vice, já que seu investimento e contatos dentro do partido são bem limitados, assim fica a “batata quente” na mão do deputado. Ou se vai no tradicional Odiel de Sousa, ou se arrisca mudanças com Rominho Costa.
Serginho
O presidente da Câmara, Sergio Antônio Condé, exonerou “Luizinho do Tuneca” do cargo de assessor jurídico da Câmara Municipal, um dos políticos mais influentes da “santa terrinha”, com quase duas décadas em cargo de comissão. Com a atitude do presidente do legislativo, Serginho mereceu vários elogios, até da oposição, pela sua forma corajosa de fazer “a limpa” nos quadros do legislativo, algo que nenhum ex-presidente teve coragem.
Serginho II
Agora surgiu um comentário no meio político de que Serginho estaria licitando uma assessoria jurídica para o legislativo sem muita divulgação. A oposição deu grito que seria uma forma de amenizar a insatisfação de Luizinho com a saída do legislativo. Para oposição seria um passo atrás, do presidente do legislativo.
João Bosco dispara
O ex-prefeito João Bosco está disparando na opinião popular em Caratinga, pelo menos são os comentários nas esquinas. O fato de JB estar fazendo encontros populares nas áreas rurais do município e em locais carentes da cidade, fazem com que sua aceitação cresça, demonstrando que é forte na disputa de 2016. JB já foi e quer ser prefeito de novo.