IBGE
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho estima uma safra de 191,8 milhões de toneladas em 2016, um recuo de 8,4% em relação à produção de 2015, de 209,4 milhões de toneladas, informou nesta quinta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova projeção é ainda 2,1% menor do que o previsto em maio, com 4,0 milhões de toneladas a menos.
IBGE II
Se confirmada, a queda de 8,4% na safra de 2016 será a maior queda desde 1996, quando a produção encolheu 13,3%. Em termos absolutos, a queda de 17,6 milhões de toneladas na passagem de 2015 para 2016, se confirmada, será a maior da série histórica iniciada em 1975.
Café
A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 52% até 5 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 28,65 milhões de sacas até o dia 5.
Café II
A colheita está no mesmo patamar em relação a igual período do ano passado, quando 52% da colheita estavam realizadas. Mas, a colheita está levemente atrasada contra a média dos últimos cinco anos, que aponta 53% para o período. Os trabalhos no arábica estão em 41% até 5 de julho (contra 35% em igual período do ano passado e 39% na média). Já no conilon, a colheita é de 91% (contra 92% ano passado e 86% na média).
Café III
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o clima seco favorece e os trabalhos de colheita ganham ritmo no Brasil. No conilon, a colheita se encaminha para o final, confirmando uma quebra acima do esperado. No caso do arábica, a discussão gira em torno do percentual de queda e perdas de qualidade com a chuvas ao longo do mês de junho. “Fala-se entre 20% a 30% da safra no Sul de Minas e a Mogiana perdeu qualidade de bebida”.
José Carlos Damasceno
Quem vai colocar seu nome à disposição do povo é o “Vigilante” José Carlos Damasceno. Conhecido como maior fiscalizador dos homens públicos de Caratinga, Zé Carlos já falou que pretende aprimorar seu monitoramento se as pessoas confiarem em seu trabalho. Ele é filiado ao PRB, mas o partido ainda não divulgou de qual coligação irá participar.
Padre Gleidson
Hoje acontece o “II Arraiá do Santuário” no pátio da gruta no santuário de Adoração Perpétuo. A festa conta com a organização do padre Gleidson Forte e promete superar o público da primeira edição. O evento terá show de forró, quadrilha, comidas típicas, brincadeiras, bingo e muita animação. A programação tem início às 16h, com a venda de comidas e bebidas típicas (churrasquinho, milho verde, doces, caldos em geral, broa, bolo, algodão doce, pipoca, quentão, refrigerante e água) e brincadeiras para as crianças e adolescentes. Às 19h, haverá uma pausa para celebração da missa. Após a missa, acontecerá o bingo de quatro prêmios: liquidificador, sanduicheira, cesta de produtos de beleza e ceia. Pelo visto a energia do padre Gleidson é igual a das pilhas Duracell, não acaba nunca!
Renatinho do Bairro
Renatinho do Bairro das Graças é nome forte quando o assunto é a comunidade. Ele foi candidato há quatro anos pelo grupo de Ernani Campos Porto, mas os comentários são que este ano ele estaria bem próximo do prefeito Marco Antônio. Vamos esperar para saber de qual lado estará Renatinho.