Perplexo I
O mundo ficou perplexo ao saber do atentado ocorrido ontem em Paris quando 12 pessoas morreram. Segundo a polícia francesa, os autores são extremistas islâmicos que agiram em ‘nome da fé’ e quiseram vingar a honra do Profeta Maomé, que era constantemente satirizado nas páginas da revista Charlie Hebdo.
Perplexo II
Essa coisa de matar em nome da fé é uma coisa distante da realidade de Caratinga. Somos tolerantes com as opiniões alheias. Mas nós também ficamos perplexos quando soubemos que Marquinhos Gogó, acusado de ser o responsável por quatro mortes, disse na delegacia que agiu a “pedido de Deus”. São situações diferentes, longe de fazer comparações, mas isso nos faz lembrar uma velha pergunta: onde este mundo vai parar?
Rivalidade saudável
Há duas semanas, a cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, é palco de provocações bem-humoradas entre torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro por meio de outdoors instalados em locais de grande movimentação. Após o ano de soberania dos clubes mineiros nas competições nacionais, que teve o ápice na decisão da Copa do Brasil, as torcidas curtem o bom momento. Em dezembro, placa bancada por atleticanos deu o que falar na cidade. Ontem, a população amanheceu com a réplica da turma celeste. Isso aí gente, vamos manter a rivalidade dentro dos padrões sadios de comportamento. Afinal de contas, brigar por futebol é uma coisa bem fora de moda.
Auditoria I
O PSDB acertou nessa terça-feira, 6, com o Tribunal Superior Eleitoral os últimos detalhes para a liberação dos dados das urnas da última eleição presidencial. Os dados estarão à disposição do partido nas próximas horas e a equipe de trabalho já montada para fazer a auditoria da votação eletrônica deve começar a trabalhar na próxima semana, mais de dois meses depois de o TSE julgar o pedido feito pelo partido. As informações foram confirmadas pelo advogado da legenda e coordenador dos trabalhos, Flávio Henrique Costa. A expectativa é de que um relatório final seja divulgado em 60 dias.
Auditoria II
Os tucanos alegam que estão dentro de seu direito em pedir essa auditoria, já os petistas dizem que tudo não passa de ‘chorôrô dos perdedores’. Um recado aos dois partidos: podem brigar pelo poder, mas não se esqueçam de projetos úteis para a nação.
Fica Cemig, fica
Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Cemig deixou de ser a responsável pelo serviço em todos os 774 municípios de sua área de concessão. Desde 1º de janeiro, as trocas de lâmpadas e relés e substituição de luminárias devem ser feitas pelas prefeituras. Mas 33 municípios, entre eles o de Ipatinga, ajuizaram pedido de liminar para que a responsabilidade continue a cargo da Cemig por não terem concluído o processo de transferência.
Novo comando da PM
As mudanças no comando da segurança no governo de Fernando Pimentel seguem sendo implantadas. Após a posse de novo secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, hoje, Pimentel empossa o novo comando da Policia Militar. Quem assume o comando-geral da corporação é o coronel Marco Antônio Badaró Bianchini. Já o chefe do Estado-Maior ficará com Marco Antônio Bicalho. Mudanças ainda serão feitas na estrutura da Seds.
PC
A Polícia Civil também terá mudanças no alto comando. A aposta é de que a nomeada seja a delegada Andrea Vacchiano, mas também estão no páreo o delegado-chefe da Divisão de Operações Especiais, Wanderson Gomes; o atual chefe de gabinete da Polícia Civil, Rogério Melo Franco; e o delegado Jeferson Botelho, que já ocupou cargos de comando na corporação.