Café
O mercado de café reagiu nesta semana com preços convidativos pelos exportadores. O conilon bateu recorde em preço atuando acima dos 500 reais a saca. Analistas acreditam que as altas ainda serão maiores pela escassez do produto na entressafra.
Café II
Analistas fazem as contas que as exportações e o consumo interno do café no Brasil nos últimos anos foi acima da produção. A estiagem nas regiões cafeeiras do estado do Espírito Santo e leste de Minas, evidenciada cada vez mais uma restrição do produto e os estoques brasileiros vem caindo consideravelmente de três anos para cá, o que fortalece o viés de alta no setor.
Café III
Outro ponto explicável pelos analistas do setor cafeeiro é que o fato dos exportadores dizerem que os armazéns estão cheios e que não há motivos para altas, é que estamos saindo de uma safra de alta no país que justifica neste momento os altos volumes, mas salientaram que a cada mês são esvaziados 23 armazéns de 200 mil sacas no Brasil para atender a demanda pelo produto café. Quantos meses nossos armazéns suportam atender este mercado gigantesco?
Política
Mais uma semana se passou e o prefeito eleito Dr. Welington pouco ou nada sinalizou sobre seu novo governo. Analistas comentam que, primeiramente, Dr. Welington quer tomar ciência da situação para formar seu grupo administrativo.
Política II
Nos bastidores da política os comentários são que o novo prefeito tem muito que se preocupar com que irá receber da prefeitura de Caratinga. Os comentários são que Marco Antônio vinha desacelerando desde início do ano e informando aos poucos a gravidade da situação do setor público. É bem possível que Welington possa ser daqueles prefeitos que terá de ficar quatro anos na gestão só para colocar as coisas nos trilhos.
Exonerações
Os comentários da semana foram as exonerações na administração do prefeito Marco Antonio. Prefeituras do Brasil inteiro anunciam grandes listas de exonerações, aqui em Caratinga os exonerados são poucos. Os comentários são que o prefeito Marco Antônio preferiu fazê-las em etapas e duas delas já ocorreram, não chegando a 15% da necessidade de exonerações para entrega da gestão ao prefeito eleito.
Professor Monir
O professor Monir Saygli comentou nas redes sociais sobre exonerações em massa dos funcionários públicos no ABC paulista: “Ficar sem emprego nessa crise e, principalmente, em cidade grande, não é brincadeira. Não sei para que serve a política . . .”, ponderou um dos grandes nomes da cultura caratinguense.
Super Pop
O polêmico deputado Jair Bolsonaro esteve no programa Super Pop da Rede TV, e ao comentar sobre o cantor e político Agnaldo Timóteo fez referencia a cidade de Caratinga em rede nacional de televisão. Podem falar muitas coisas de Agnaldo, mas por onde ele passa sempre o nome de Caratinga é lembrado.
Presidência
Pelo visto, o nome do vereador Diego Oliveira vai tomando força para ser o próximo presidente do legislativo caratinguense. Como a eleição depende de seus pares, vai depender da articulação que Diego fará junto aos vereadores e principalmente no grupo político do qual faz parte. As chances são boas para Diego.
Novo Fórum
Pelo que se sabe nos bastidores, o novo fórum deverá ser inaugurado no dia 7 de dezembro. Fontes extraoficiais dão conta que o governador Fernando Pimentel deverá vir a santa terrinha, acompanhando o presidente do legislativo, o caratinguense Adalclever Lopes e os desembargadores do judiciário mineiro.
Adalclever Lopes
O deputado estadual Adalclever Lopes, o ‘pai do novo fórum de Caratinga’, estará presente na cidade depois de um longo período ausente. Os comentários do ex-deputado José Moises Nacif Junior, em entrevista ao Diário, são que Adalclever não quis contrariar o seu pai e também o PMDB local. Como também ele não quis contrariar o seu amigo e prefeito Marco Antônio. Desta forma, Adalclever teria evitado embates políticos na santa terrinha.
Adalclever Lopes II
A grande obra de Adalclever é, sem dúvida, o novo fórum da cidade. Com sete andares e com acomodações realmente adequadas para atender o cidadão no seu pleito de justiça. Com acessibilidade e espaço físico para atender as varas já existentes e as que devem ser instaladas, Caratinga receberá a mais moderna instalação física do judiciário mineiro.
Adalclever Lopes III
Outro ponto que Caratinga deverá receber em breve é a instalação do novo batalhão de Polícia Militar pelo mérito político do presidente do legislativo mineiro Adalclever Lopes. As obras estão avançando e pelo que se diz nos bastidores, esta será outra marca do deputado na santa terrinha.