Ameaça
Como não choveu e nada foi feito, Caratinga vive novamente a ameaça da falta d´água. Agora é orar para que a ajuda mais uma vez caia do céu. Mas se não houver empenho das autoridades competentes e cooperação por parte da população, a coisa vai ficar complicada.
Ameaça II
Se não chover até domingo (8), o racionamento de água deve recomeçar já na próxima semana. Uma pergunta que não quer calar: Se as previsões davam conta que choveria menos em 2015 e o clima seco seria predominante, por que nada foi feito?
Sugestões do leitor
Um leitor entrou em contato com a redação e passou suas sugestões para tentar sanar a crise hídrica. “Para ser prático: falta reparar urgentemente o sistema hídrico do Córrego do Lage, passando por desapropriação, replantio de mudas, desassoreamento e reconstituição do antigo leito da represa”. Para o leitor, isso teria que ser feito antes das chuvas para garantir um depósito de água para o ano que vem.
Faixa de pedestre
Desta vez, pedestres e condutores estão do mesmo lado. Ambos reclamam que as faixas de pedestre precisam ser revitalizadas urgentemente. “Eu paro na faixa porque conheço as ruas de Caratinga, mas quem vem de fora não vai ter como parar”, disse um motorista caratinguense.
O relator
O deputado Fausto Pinato (PRB-SP) será o relator do processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética. O anúncio foi feito ontem, pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA). Na foto, feita por Wilson Dias (Agência Brasil), o relator aparece ao lado do deputado Mauro Lopes.
O relator II
A representação apura se houve quebra de decoro do peemedebista Eduardo Cunha, acusado de receber propina para viabilizar negócios da Petrobras e de manter contas secretas na Suíça. O processo foi aberto formalmente há três dias, mas ainda era preciso escolher um entre os três nomes sorteados para comandar as investigações.
Relatório do PSDB
De acordo com o relatório da auditoria do PSDB, divulgado na quarta-feira (4), não foi possível analisar a lisura do processo eleitoral de 2014 porque o sistema é impossível de ser auditado. De acordo com o partido, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se recusou a disponibilizar dados eleitorais “essenciais para a auditoria” sob o argumento de que eles eram sigilosos. O relatório apresentado pelo partido faz ainda dez recomendações às autoridades do Tribunal para atualizar o sistema e, entre elas, indica a imediata implantação do voto impresso.
Chororô
Pelo jeito o PSDB ainda não se convenceu que perdeu as eleições presidenciais do ano passado. Já passou da hora do partido parar com o chororô e começar a legislar em prol da nação.
TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, criticou, ontem, a acusação do PSDB sobre o acesso às informações referentes às eleições presidenciais de 2014. De acordo com Toffoli, o Tribunal realiza audiências públicas para permitir que os partidos políticos acompanhem o desenvolvimento dos sistemas das urnas eletrônicas seis meses antes do pleito. “No ano passado, nenhum partido compareceu a essas audiências”, lembrou o presidente do Tribunal.
Assim vivemos…
A situação do brasileiro não tá nada fácil: Um governo inerte diante das denúncias de corrupção e uma oposição que se aproveita do ‘quanto pior, melhor’.
Política
No livro ‘A República’, Aristóteles disse que “o homem é naturalmente um animal político”. O termo tem origem no grego ‘politiká’, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
Politicagem
Segundo o dicionário Michaellis, ‘politicagem’ significa: Política ordinária, mesquinha e interesseira. Súcia de maus políticos. Enfim é algo que tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio.
Agora leitor, nos responda, nossos representantes fazem política ou politicagem?