Café I
A grave crise política e econômica brasileira levou a mais uma semana com o dólar batendo sucessivas máximas, chegando nesta sexta-feira (4) a suplantar os 3,85 reais, seu maior valor frente a nossa moeda em 13 anos. Essa forte valorização do dólar estimulou a especulação baixista no mercado de café em Nova Iorque, com operadores pressionando as cotações na bolsa de valores e mercadorias, procurando se apropriar dos ganhos do dólar frente ao real. Os contratos de café com vencimento em dezembro próximo perderam 540 pontos na semana. A queda só não foi maior porque as preocupações com a quebra da safra brasileira de café 2015 aumentam a cada dia.
Café II
As férias de verão estão chegando ao fim no hemisfério norte. A partir da próxima semana, depois do feriado de sete de setembro no Brasil e do dia do trabalho nos EUA, os traders internacionais começam a voltar ao mercado e o interesse do comprador deve aumentar, dando mais sustentação aos preços. No dia 8, terça-feira, será feriado municipal em Santos, maior porto exportador de café do Brasil.
Café III
O mercado físico brasileiro continuou arrastado e difícil. Muitos cafeicultores permanecem fora do mercado aguardando preços melhores, que reflitam a quebra de nossa safra e o forte aumento do custo de produção. A inflação para os produtores de café está bem acima da inflação oficial comentam especialistas do setor.
Café IV
Os compradores encontram muita dificuldade para comprar lotes de café arábica de boa qualidade. A dificuldade é ainda maior para lotes com boa porcentagem de peneiras 17 e 18. Esses lotes quando aparecem no mercado são bastante disputados e vendidos com bom ágio.
Política
Em Caratinga, a perda do comando do PDT, partido aliado ao prefeito Marco Antônio, para oposição deu um rebuliço na política local. Os comentários são que Sargento Borges, secretário de Defesa social, ex-presidente do partido, ao saber da notícia viajou imediatamente para capital mineira para reaver o diretório do seu partido. Pelo visto, as coisas foram duras para secretário na capital.
PDT
O advogado Carlos Roberto Baraky, junto Jorge Júnior atual presidente do PDT, comemoraram o feito de agregar mais um partido a oposição caratinguense. A disputa do PDT pelas duas frentes políticas pode demonstrar quem tem mais força política no partido. O deputado federal Mário Heringer ou deputado estadual Sargento Rodrigues. É disputa de cachorro grande!!!!
PDT de Verdade
Nos idos da década de 90, o PDT também foi alvo de disputa política em Caratinga. O partido era aliado do então prefeito Zé Assis, sendo coordenado por Pedrinho Corretor. Naquela época, Borges teria conseguido a comissão provisória com Sargento Rodrigues e levado o partido a apoiar a candidatura de Ernani Campos Porto. A turma da situação apelidou o partido na época como “PDT de Verdade” e a sigla ficou dividida em Caratinga.
PDT III
Pelo visto, agora estão querendo que Sargento Borges prove do próprio veneno. Vamos aguardar o desenrolar desta novela para saber que tem maior força política no caso, Mário Heringer ou Sargento Rodrigues; Baraky/ Jorge Júnior ou Sargento Borges.
Serginho
O advogado Carlos Roberto Baraky e o contador Jorge Júnior anunciaram que tem quatro partidos com possibilidade forte de apoiar a pré-candidatura do presidente do legislativo municipal, Serginho do Chiquito, que é do PDT. Para Baraky, Serginho é uma das grandes surpresas no quadro político da cidade e é o nome do PDT numa possível disputa contra o prefeito Marco Antônio Junqueira.
Serginho II
Serginho é político nascido e criado no bairro mais populoso da cidade, o Santa Cruz, emerge do povo e é um chefe de um poder em Caratinga. Em tempo de seca brava como está, é melhor não acender o isqueiro, por que senão as coisas pegam fogo mesmo, principalmente na política.
Oposição
A oposição esquenta a discussão em torno de Serginho como pré-candidato a prefeito e brinca que no ano que vem ele vai inaugurar a obra da Câmara, ao passo que o prefeito ainda não teria inaugurado nada. Não sabemos se é brincadeira ou não, porém este é o comentário nos bastidores da política.
Esvaziamento
Enquanto a oposição inflama Serginho a uma possível candidatura a prefeito, por outro lado o governo de Marco Antônio, a cada dia, se esvazia de apoios políticos. Já não bastasse o PMDB de Mauro Lopes que se afasta do governo deixando Marco Antônio sem obras e sem recurso, vários partidos de apoio vão procurando entendimento com a oposição em Caratinga. A crise financeira agrava os apoios políticos, percebidos pelos discursos dos vereadores no legislativo municipal, até Cleon Coelho (PMDB) já deixou a liderança do partido.
PMDB
Odiel de Souza aos poucos vai conseguindo esvaziar o governo Marco Antônio. Alguns perguntam se a jogada política do PDT não teria o dedo do vice-prefeito. O certo é que Odiel é pré-candidato e fala ainda que contará com apoio de Marco Antônio. Ousadia? Determinação? Ou chegou a vez de Odiel?
PMDB
Pelo visto, as coisas estão vindo de cima (leia-se Brasília) e o PMDB vai brigar pelas majoritárias municipais, estaduais e lançará um candidato a presidente em 2018. Parece que o partido quer sair da garupa e tudo indica que Mauro Lopes não abrirá mão de um candidato do PMDB em Caratinga em 2016.
PMDB II
Outro comentário é que Odiel está antecipando sua pré-candidatura para inibir que Mauro Lopes lance um dos empresários como possíveis candidatos e dificulte sua pretensão no partido de ser o candidato. Pelo visto, Odiel já percebeu que Marco Antônio não irá mais para o PMDB e luta agora para que ninguém venha competir com ele no partido como alternativa.
Entrevista
O vice-prefeito Odiel de Souza concedeu entrevista ao DIÁRIO como subsecretário do governo e comenta vários aspectos da política de Caratinga e seu desejo de modificar a cidade. Leia, é interessante!!!