Café
Nos dois dias úteis desta semana, já que tivemos os feriados de carnaval, o mercado físico de café no Brasil permaneceu paralisado. Os produtores que ainda têm café não aceitam vender seus lotes nas bases de preços oferecidas pelos compradores. Em Nova Iorque, a bolsa de mercado futuro trabalhou todos os dias e os contratos de café com vencimento em maio próximo perderam 295 pontos na semana, para quem aguardou e apostou um mercado melhor neste fim de entressafra, acho que perdeu!!!.
Café II
O escritório Carvalhaes de Santos/SP manifesta: “Em nossa opinião, o patamar de preços, tanto na bolsa americana como no físico brasileiro, não reflete o término dos estoques governamentais, a próxima safra brasileira, de ciclo baixo, e o consumo mundial em alta. A situação apertada levou torradores e industriais no Brasil a lutarem pela liberação da importação de café, só contida com a grande mobilização dos cafeicultores brasileiros, que pressionaram fortemente suas lideranças”, finalizou.
Café III
Carvalhais ainda comenta, “Está claro que os contratos de café na bolsa de Nova Iorque não espelham os fundamentos do mercado físico e sim os interesses de curto prazo de grandes grupos internacionais e especuladores, com acesso a linhas de financiamento a custo quase zero. A bolsa americana está “financeirizada” e não reflete a baixa disponibilidade de café no mercado internacional. Os interesses desses grandes capitais atrás de rápida rentabilidade se sobrepõem com facilidade aos do mercado físico mundial. O Brasil, maior produtor e exportador do mundo, arrecada, em um bom ano de exportação, seis a sete bilhões de dólares, quantia irrisória frente aos enormes capitais que circulam pelo mundo”.
Café IV
Em outra análise, os comentários são de que os cafeicultores brasileiros só têm acesso aos financiamentos brasileiros, com juros estratosféricos, mesmo os agrícolas, quando comparados aos praticados no mercado internacional. Acabam sendo presa relativamente fácil. É uma briga desigual. Nossas exportações, quase em sua totalidade, são negociadas com diferenciais contra as cotações em Nova Iorque e terminam pressionando os preços no mercado físico brasileiro. As grandes exportadoras no Brasil, conhecidas internacionalmente pela eficiência e confiabilidade nos embarques, disputam entre si o concentrado mercado comprador internacional e na prática, o grosso de suas vendas são feitas de modo semelhante a um “leilão holandês”. (Leilão Holandes -Progressivamente, o preço vai sendo reduzido até que algum dos participantes do leilão esteja disposto a aceitar o valor)
Política
O prefeito Dr. Welington continua na luta para movimentar a prefeitura de Caratinga, restringindo os gastos. Se por um lado trabalhar na fiscalização para organizar melhor a cidade e melhorar a arrecadação diante de milhares de inadimplentes, por outro lado tenta conter o ímpeto dos secretários aos gastos e contratações desnecessárias.
+ é menos
Outro trabalho que corre nos bastidores da prefeitura que o prefeito vem insistindo com secretários e assessores para fazer o melhor, mas gastando menos. Para Welington é a única forma e caminho da gestão pública. Olhar os modelos antigos de gestão é assegurar o fracasso já visto.
+ é menos II
Na verdade o desafio de levar um elefante grande como é a estrutura da prefeitura de Caratinga a um peso mais leve e ágil é pra lá de um desafio, mas as gestões anteriores já demonstraram o quanto a cidade não avança por ter uma gestão pública pesada apenas para o pagamento de salários do funcionalismo e sem investimentos na infraestrutura. O que se percebe aos poucos que os velhos hábitos vão retornando nas repartições públicas, principalmente em secretarias básicas como saúde e educação. Se o novo governo veio para fazer mudanças, a hora é agora, antes que seja tarde demais.
Poluição sonora
É bom que o setor de fiscalização da prefeitura fique mais atento aos veículos de som que vem poluindo a cidade. A noite é a garotada e de dia são os carros de propagandas. Ninguém tem aguentado tantos decibéis. Com a população da cidade envelhecendo, pode ter a certeza que a turma que gosta do som alto é bem inferior ao que prefere o silêncio ou então a naturalidade dos sons. Fica aí a dica!!!!
Márcio Santos
O superintendente de obras públicas Márcio Santos esteve na Travessa José Motta, no Bairro Santa Cruz, com equipe da secretaria de obras recuperando ponte danificada. Pelo visto, Márcio tem muitos serviços a serem realizados na cidade.
Geraldo Romão
Quem completou 80 anos de idade foi o ex-vereador Geraldo Romão, que representou a o distrito de Cordeiro na Câmara Municipal de Caratinga na década de 90. Geraldo deixou seu legado político para o filho Betinho do Cordeiro. Na foto, a comemoração desse aniversário.
Dona Célia
Quem também comemorou aniversário de sua mãe Célia esta semana foi o líder de governo na Câmara Municipal, o vereador Diego Oliveira. Nas redes sociais, Diego aproveitou a oportunidade para declamar seu amor a sua querida mãe. “Que o Senhor continue derramando chuvas de bênçãos na vida da senhora, bem como renovando as misericórdias a cada amanhecer. Te amooooooooooooo!!!”. Bom vereador e amoroso filho!!!
Felicidade Pura!!!
Quem está tomado pela alegria em seu coração é o presidente do PT em Caratinga, Gilson Esmael. Com sua filha Patrícia, que conquistou o 4º lugar no vestibular de Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Jipão não se controla de tanta felicidade manifestada nas redes sociais. Como ele diz, primeiro a família, depois o PT. Dá-lhe Jipão!!!
22 de março
No dia 22 de março será comemorado o dia da água em todo planeta. O que comemoraremos em Caratinga? Uma das preocupações é o abastecimento de água pela COPASA que aos olhos da comunidade vem deixando a desejar. Não é por falta de chuva e sim por falta de planejamento e reservatório. Será que Dr. Welington não colocará como prioridade esse assunto em seu governo??? No dia da água comemoraremos o que!!!???
Combate natural
Na próxima terça-feira (7), na reunião da Câmara, os vereadores Johny, Diego, Denis, Rominho e Helinho apresentarão projeto que “Dispõe sobre o incentivo ao cultivo das plantas “Citronela” e “Crotalária”, como método natural de combate à dengue”. Uma boa ideia que reduz os gasto com controle do mosquito Aedes, e evita de lançar agrotóxico na população em épocas de controle da doença.
Combate Natural II
Será que as secretarias de Saúde, de Agricultura e de Meio Ambiente não acampariam esta ideia junto aos nobres vereadores. O desafio pode ser grande, daí a necessidade de juntar esforços contra o mosquito.
Descida rápida
O vereador Diego Oliveira, através de projeto de indicação na câmara municipal, sugere ao Departamento de Trânsito de Caratinga estudar a viabilidade de instalar placa autorizando a passagem dos veículos automotores que descem a Av. Catarina Cimini sentido a Rua Cel. Antônio da Silva, sem necessidade do semáforo. Uma ideia boa a ser analisada pelos técnicos do setor, já que Diego é da PC e de trânsito entende um pouco.
Mais vagas
Outro pedido de Diego ao Departamento de Trânsito é para estudar a viabilidade de permitir o estacionamento de veículos no ponto de ônibus da Praça Monsenhor Rocha, em 45° ou 90°, depois das 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, durante o dia todo.
Johny
O vereador Johny da Casa do Amparo vem através do pedido de informação 02/17 solicitar ao “Chefe do Executivo enviar à Câmara, cópia do contrato e licitação, realizado com a empresa LEAPHAR, para prestação de serviços do transporte escolar e transporte na área de saúde de Caratinga”. O vereador quer fiscalizar de perto os veículos que estão sendo contratados pelo executivo municipal.
Mais Obras
O vereador Cleidinho do PSDB, através do pedido de providência, vem solicitar ao executivo municipal para construção de novas pontes nos córregos da Barreirinha, Galho, Manducas, Boa Esperança, São Pedro, Quatro Encruzilhadas, todas no distrito de Sapucaia. Com a prefeitura em crise financeira, é a demonstração do vereador que pode confiar nos investimento do prefeito na estrutura viária do município, que por sinal anda bem precária.
Controle
Quem tem feito um bom trabalho frente a organização do patrimônio da prefeitura é funcionário Matheus Ferreira. Com seriedade e rigor com a coisa pública, ele tem andado por todos setores da prefeitura municipal de Caratinga registrando o inventário patrimonial do poder executivo.
Mauro Lopes
O deputado Mauro Lopes está empenhado junto ao Ministério da Infraestrutura e ao DNIT para o início das obras das trincheiras na santa terrinha. Em 18 de dezembro do ano passado. Mauro deu entrevista ao DIÁRIO comentando sobre a possibilidade do início das obras ser agora no mês de março abril, daí todo esforço do deputado para que o Dnit não atrase o começo desse serviço tão sonhado pela comunidade de Caratinga.
Adalclever
Nesta terça-feira (7), Dr. Welington e o secretário de Agricultura Alcides Leite estarão na capital mineira para receber um caminhão refrigerado do governo do Estado para atender o transporte de alimentos dos programas sociais em condições adequadas. Por intermédio do deputado Adalclever Lopes (PMDB), Caratinga receberá mais este benefício do governo do estado. Melhor para cidade!!! Melhor para as crianças de nossas escolas e instituições que receberam alimentos mais saudáveis ao consumo. Menos desperdício.
Parceria por Caratinga
Pelo visto, a parceria do prefeito Dr. Welington com os deputados Mauro Lopes e Adalclever começam a render benefícios a Caratinga. Mesmo em lados diferentes na política passada, o que se vê entre as lideranças políticas da cidade, uma sinergia pensando no bem comum de Caratinga. Quem ganha com isso é toda cidade e região. Quem sabe que essas alianças do bem na esfera política superior não possa também ocorrer nas comunidades. O exemplo começa a ser dado.
Parceria em Santa Luzia
Sabendo das dificuldades que passa a prefeitura de Caratinga, a associação dos moradores do distrito de Santa Luzia voluntariamente se reuniu para fazer limpeza na estrada de acesso ao distrito, já o mato tomava conta de parte da pista. (foto: Zé Majó, líder da associação local).
Parceria em Santa Luzia II
Três dezenas de moradores foram para pista e ajudar na limpeza e outros tantos contribuíram para o pagamento das horas de máquinas que fizeram o serviço de limpeza. Para quem for no distrito é de dar inveja o serviço realizado pela comunidade. Parabéns mais uma vez a comunidade de Santa Luzia por sair na frente nas iniciativas comunitárias na santa terrinha.