
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação (imagem ilustrativa)
CARATINGA- Aproximadamente nove mil candidatos são esperados para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Caratinga e outros dois mil, que realizarão o exame em Inhapim.
Apesar de toda a polêmica nesta reta final, a Justiça Federal do Ceará recusou o pedido encaminhado por um procurador e manteve para este fim de semana a realização do Enem para os candidatos que não foram afetados pelas ocupações de escolas. Segundo a coordenadora municipal do Enem em Caratinga, Maria Alcides Lucas, tudo está pronto para aplicação das provas. “Caratinga é privilegiada, pois trabalhamos junto com uma equipe muito boa, que nos dá muito suporte para aplicação da prova do Enem, a Polícia Militar, sob o comando do capitão Walter, que é de extrema importância na aplicação da prova; junto com nosso supervisor dos Correios, Sérgio e a nossa equipe com mais 15 coordenadores, todos capacitados para desenvolver esses trabalhos”.
Em Caratinga, este ano, somente duas escolas não aplicarão a prova: Escola Estadual Feliciano Miguel Abdala e Escola Estadual Ludgero Alves. Os portadores de necessidades especiais realizarão as provas na unidade I do Centro Universitário de Caratinga (Unec).
PROVAS E CUIDADOS
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Hoje, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e amanhã, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
O candidato deve ficar atento a algumas questões, como o que levar e o horário das provas. “Como de costume passamos as orientações, mas ainda assim encontramos algumas situações que devem ser levadas em consideração, como por exemplo, os nossos candidatos esquecem muito os documentos, principalmente a identidade e quando chega muitas vezes não dá tempo de buscar esses documentos, ele fica prejudicado. Outra situação também que ocorre todo ano é a pessoa que chega atrasada, porque a orientação que nós temos e que está dentro do edital é que às 13h é fechado o portão e não se pode deixar mais ninguém entrar, a não ser aquelas pessoas que estão caminhando, aproximando do portão. Deu 13h, olha para um lado e para o outro e não tem ninguém, fecha os portões”.
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta. Não é permitida a entrada de outro material. “Vamos passar para os nossos colaboradores um porta-objetos, que será colocado todo o material desnecessário para aplicação da prova. O que ele pode permanecer é somente a caneta e a identidade dele. Não pode estar de forma alguma com nenhum outro objeto que lhe compromete no andamento do trabalho”.
191 mil candidatos só vão fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, devido às ocupações. A coordenadora do Enem em Caratinga dá sua opinião sobre o impasse que comprometeu em parte a aplicação das provas no país. “Acredito que qualquer movimento desta natureza traz um prejuízo. Vejo que os maiores prejudicados são os próprios alunos, considerando também o prejuízo para o Governo Federal, mas eles que ficam mais, pelo psicológico dos alunos que se preparam para fazer as provas e data ter sido adiada. Mas, não acho correto também adiar todo esse processo, porque é um número pequeno considerando o número total de inscritos, seria um prejuízo ainda maior”.
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala até que seja autorizado o seu início, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do Exame.
NOVIDADES
No Enem desse ano todos os participantes terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação do Exame. A coleta será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para coibirmos fraudes e garantirmos um Enem seguro e isonômico. E lembre-se, guarde todos os equipamentos eletrônicos no envelope porta-objetos antes de entrar na sala, sob pena de eliminação do exame.