Santa Bárbara do Leste é representada por dois finalistas
SANTA BÁRBARA DO LESTE- A rede estadual de ensino mineira estará representada na fase final da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa por dois alunos de Santa Bárbara do Leste. Phâmella Paula da Silva, 16 anos, e Sérgio Firmo de Souza Júnior, 17 anos, alunos da Escola Estadual Monsenhor Rocha foram classificados com o artigo de opinião, “Clima quente em Santa Bárbara. Cadê a água para refrescar?” e a crônica “Morro escalado, amor renovado”.
Mesmo com todas as dificuldades encontradas no ambiente onde estudam (hoje a escola funciona em pelo menos quatros espaços diferentes, sendo um deles o salão paroquial da igreja); os alunos superaram os limites e fizeram com que a aprendizagem fosse superior à qualquer obstáculo.
Em sua página na rede social, a Escola Monsenhor Rocha comemorou o resultado, mas também fez um alerta sobre a situação vivenciada pela instituição que já dura quase quatro anos: “Pensa numa escola feliz! Dois alunos na final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro! Mesmo que tenha dois alunos na final, acreditamos que nenhuma outra escola das que chegaram até lá, esteja enfrentando tantos problemas, tantas adversidades como nós! Parabéns alunos da Monsenhor Rocha, parabéns para vocês que não se comportam com o mesmo descaso como o que estamos sendo tratados! Parabéns direção, professores e todos os funcionários da Monsenhor Rocha por continuarem trabalhando com a mesma seriedade e dignidade que nossos alunos precisam, de forma da tão diferente da que temos sido tratados pelo nosso governo”.
OS ENCONTROS
A Etapa Regional é composta por quatro encontros, cada um dedicado a um dos gêneros textuais trabalhados no programa: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
Esses encontros têm duração de três dias e neles são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.
Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores – 125 em cada gênero -, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos.
Os próximos encontros programados são: Memórias Literárias (de 16 a 18/11, em Fortaleza/Ceará; e Poema (de 22 a 24/11, em Salvador/Bahia). O encontro de ‘Artigo de Opinião’ foi concluído em 27 de outubro e ‘Crônica’ na última quinta-feira (10), quando Sérgio e Phâmella foram anunciados finalistas da competição.
AS COMISSÕES JULGADORAS
Além da realização de oficinas com estudantes e professores, também acontecem, simultaneamente, as Comissões Julgadoras Regionais. Compostas por representantes do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cenpec, da Undime, do Consed, das Secretarias de Educação e por docentes de universidades públicas, as comissões têm a missão de avaliar os textos semifinalistas e selecionar os 38 textos de cada categoria que passarão à Etapa Nacional (final do concurso).
Nessa etapa, os avaliadores participantes das comissões julgadoras têm a oportunidade de verificar a autoria dos textos dos alunos por meio de novas produções textuais que acontecem ao longo das oficinas regionais.
A OLIMPÍADA
O tema da edição deste ano da competição é “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. O professor inscrito orientou seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, nas categorias: Poema (dedicado aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental), Crônica (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano está em sua 5ª edição.