O quinto volume da série “Obreiros do Conhecimento” será lançado dia 13
CARATINGA – A Loja Maçônica Obreiros de Caratinga lançará, no dia 13 de fevereiro, o quinto volume de sua série literária “Obreiros do Conhecimento – Literatura da A.R.L.S. Obreiros de Caratinga”. Iniciada em 2013 e organizada pelo professor e escritor, Eugênio Maria Gomes, a obra é um marco na Maçonaria de todo o Brasil, sendo a primeira lançada por uma Oficina Maçônica e com a participação de tantos maçons como autores. Este volume conta com a participação de autores pertencentes a várias Lojas Maçônicas, inclusive de outra Potência Maçônica e de Oficinas localizadas em Minas Gerais e em outros dois estados da Federação: Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. No total são 42 textos escritos por 39 autores, filiados às Lojas Maçônicas: Obreiros de Caratinga (Caratinga), Fraternidade Acadêmica de Caratinga (Caratinga), Caratinga Livre (Caratinga), União Natalense (Parnamirim – RN), Libertas Quae Sera Tamen (Ipanema – MG), Fraternidade e Progresso (Grandes Lojas – Rio de Janeiro – RJ), União e Paz (Ubaporanga), além de uma sobrinha, filiada ao Capítulo “Moral e Justiça” da Ordem da Estrela do Oriente (Belo Horizonte).
Para o venerável da Loja, Roberto Ligeiro, este é um momento mais que especial, já que a Obreiros lança mais um livro no período em que comemora 45 anos de existência. “É com honra e alegria que apresento o quinto volume da série literária “Obreiros do Conhecimento- Literatura Maçônica da A.R.L.S. Obreiros de Caratinga”, em um momento muito especial, quando comemoramos os 45 anos de fundação da nossa Loja. Os resultados dessa obra são frutos do afinco e esforço, aliados à capacidade de cada um em trazer temas atuais e outros relacionados à Maçonaria, buscando sempre a reflexão e o aprendizado do leitor”, conclui o venerável.
Participam desta obra os seguintes autores: Alfredo de Sousa Pena, Alim Rocha de Abreu, Alizon Gomes de Freitas, Cícero de Carvalho Miranda, Claudinei Francisco do Espírito Santo, Daso Moreira Perfeito, Edi Nelson Ferreira, Eduardo Teixeira de Rezende, Eugênio Maria Gomes, Evangelista Nicolau Ribeiro, Geraldo Elisio Fontoura de Oliveira, Geraldo Lins de Sales, Geraldo A. Paschoal de Mesquita, Gerson Pires Luz , Gustavo Viana Saraiva, Harlley Lima de Oliveira, Jatyr Campos e Alves, João Batista Chagas, José Antonio Martins Júnior, José Lucio de Oliveira, José Maria de Carvalho, Joséllio Medeiros de Freitas Carvalho, Manuelito Wanderlei Câmara de Sena, Marco Aurélio Gomes Rodrigues, Marcos Alves Barbosa Neto,Marcos Mattos Curvelo, Marcus Vinicius de Mello Pinto, Mayara Medeiros de Freitas Carvalho, Nilo Carlos da Silva Junior , Ver. Pedro Alves de Aguiar Junior, Pedro dos Santos Pimenta, Ranulfo Moreira Cunha Filho, Renato Dias, Renato Dias Pimenta, Roberto Ligeiro, Ronaldo José da Silva, Sanderson Dutra Rocha Gouvêa, Walber Gonçalves de Souza, Warley Luiz Vieira do Amaral, Willian Tadeu Alves de Oliveira.
Para o professor Eugênio, a Loja Maçônica Obreiros de Caratinga tem feito história em sua incursão na seara literária, servindo inclusive de modelo para outras lojas, que começam a lançar livros produzidos por seus membros. “A Loja Maçônica Obreiros de Caratinga tem sido exemplo ao motivar os seus membros, assim como a muitos outros irmãos de outras Oficinas, à leitura e à escrita, acreditando na importância do livro como uma possibilidade, real, de abrir portas, de construir e reconstruir histórias”, registra o coautor e organizados da obra, ele que também é colunista do DIÁRIO DE CARATINGA.
A obra tem o apoio da ACL – Academia Caratinguense de Letras e o seu lançamento acontecerá no próximo dia 13, às 19h30, no auditório Celso Simões Caldeira, na Unidade I do Centro Universitário de Caratinga – UNEC. Interessados em adquirir a obra poderão fazê-lo, antecipadamente, com um dos autores ou durante o evento. Parte da renda será doada ao Coral Menino Jesus, mantido pela Escola Estadual Menino Jesus de Praga, que abrilhantará o evento na abertura. A solenidade contará, também, com a participação da cantora Lorena Soares e a entrada será franca.