Dnit instala quebra-molas, faixa de pedestre elevada e sonorizadores de trânsito para facilitar travessia de pedestres do Bairro Esperança
DA REDAÇÃO– O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está realizando obras no perímetro urbano da BR-116, em Inhapim, próximo ao Bairro Esperança. Estão sendo instalados lombada, faixa de pedestre elevada e sonorizadores de trânsito.
Em entrevista ao DIÁRIO, o supervisor da unidade local do Dnit em Caratinga, Robson Santana, falou sobre o serviço e outras intervenções realizadas pelo Departamento na região. Segundo Robson, uma reunião realizada há 30 dias com o prefeito e vereadores de Inhapim, trouxe a necessidade de mudanças para facilitar a travessia de pedestres no perímetro urbano. “Eles colocaram muita preocupação com os moradores do Bairro Esperança, os pedestres que cruzam ali a rodovia para acessar o bairro. Percebemos que aquela região cresceu muito e não tinha nenhum dispositivo, faixa de pedestres ou redutor de velocidade, nenhuma lombada entre um radar e o outro que fica na segunda entrada de Inhapim”.
“Vimos a possibilidade de colocar um quebra-molas, uma faixa de pedestre elevada e mais dois sonorizadores no ponto onde já começa a entrar na curva para alertar os condutores que passarem por ali, que é um local que transitam pedestres”, explica o supervisor do Dnit.
Mas, ainda há mais obras previstas para esta localidade, como adianta Robson. “Ainda ali no segundo trevo de Inhapim, vamos tentar fazer alguma intervenção que iniba mais a questão dos condutores que estão cruzando ali indevidamente para acessar o posto de gasolina. Talvez vamos colocar uns tachões, alguma coisa para preservar e evitar o cruzamento indevido”.
Os serviços que tiveram início nesta quarta-feira (28) são considerados uma intervenção rápida, que deve ser concluída ainda nesta quinta-feira (01/03). A expectativa é proporcionar mais segurança, até que haja uma solução definitiva para solucionar os problemas naquele trecho. “Principalmente os pedestres, que são os que mais sofrem irão sentir a diferença. O que nós pedimos aos motoristas é um pouco mais de paciência; infelizmente a nossa rodovia cruza vários municípios e não tem jeito, tem que reduzir a velocidade. Não tem outra saída a curto prazo, a longo prazo, obviamente que temos projetos maiores. Mas, a curto prazo não tem outra solução senão diminuir um pouco o ritmo dos veículos nas travessias urbanas”.
No calendário de obras do Dnit pela região, ele cita algumas obras que já foram realizadas e outras que já estão previstas. “Realizamos algumas intervenções em Dom Cavati, Caratinga viemos fazendo desde quando chegamos aqui, temos as obras no Bairro Esplanada praticamente concluídas, achamos por bem estender um pouco mais o canteiro, justamente para evitar qualquer acidente ali naquela curva. Vamos estender também até o Bairro das Graças, passando pelo Bairro Zacarias, ali vai ser contemplado, não sabemos ainda ao certo o que, mas alguma coisa será feita para melhorar. Inhapim, Ubaporanga e São João do Oriente fizemos, vamos fazer em Ipatinga também semana que vem. Iapu e Ipaba temos agenda para iniciar a conversa e o mais próximo daqui que vão ser atendidos são Santa Rita de Minas e Santa Bárbara do Leste. Esses dos municípios serão atendidos nos próximos 30 dias”.
RADARES DE CARATINGA
Outro assunto abordado foi a reclamação de alguns motoristas sobre o funcionamento adequado dos radares no perímetro urbano de Caratinga. Conforme Robson, o Dnit já está ciente destas reclamações e aguarda um posicionamento da empresa responsável pela manutenção e aferição dos equipamentos. “As informações chegaram, porém, ainda não tivemos um retorno da nossa empresa contratada, para saber se essas reclamações procedem. Como não tenho gestão direta com radares, o que cabe a mim é intermediar esse contato, que já foi feito e estamos aguardando retorno, estamos aguardando para poder solucionar eventuais problemas”.
Robson ainda relata que de acordo com o previsto em contrato, a empresa realiza manutenção e aferição dos radares. “Não acompanhamos ou fiscalizamos essas manutenções, mas sempre vemos o pessoal dessa empresa contratada fazendo aferição, porque é norma contratual, tem que ser feita manutenção e aferição periodicamente”.
E ressalta que se houver a identificação de qualquer irregularidade, “os condutores não serão penalizados por isso”. “A contestação é um direito do condutor em qualquer ocasião. Qualquer condutor que se sentir lesado tem o direito de procurar o órgão que imputou aquela infração, para que possa fazer a sua justificativa. Volto a afirmar que não sou fiscal desse contrato, porém, como o Dnit é uma instituição única, então qualquer reclamação que chega para a gente, queremos apurar e resolver. Estamos aqui com boa vontade para atender a população e ajudar a resolver”.