Marcelo Cruz explica a importância dos exames para prevenção do câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem
Até o final de 2017, 61,2 mil casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados no Brasil. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para alertar a importância da população conhecer e discutir o assunto, principalmente a necessidade de se incentivar a saúde do homem, o DIÁRIO DE CARATINGA traz uma entrevista com o urologista Marcelo Cruz.
O que é a próstata e qual a sua função?
A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, situado abaixo da bexiga e se origina a partir da uretra no período embrionário. Tem a função junto com as vesículas seminais, de produzir o líquido seminal.
O câncer de próstata acomete muitos homens?
Trata-se do segundo tipo de câncer mais comum nos homens. Só não é mais frequente que o Câncer de pele. Em 2016 foram diagnosticados 61.200 novos casos de Câncer de próstata no Brasil.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Trata-se de uma doença silenciosa, que no período inicial não produz sintomas. Quando eles se manifestam, a doença geralmente se encontra em um estágio avançado.
Geralmente, urologistas recomendam que todos os homens acima de 45 anos façam anualmente o exame de PSA e o toque retal. De que forma a combinação desses dois exames podem ajudar na prevenção?
A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Urologia é de que todo homem realize exame de toque retal e PSA dos 50 aos 75 anos e, a partir de então, cada caso deve ser avaliado individualmente. Os que devem iniciar o exame a partir dos 45 anos são os homens da raça negra e todos aqueles com histórico familiar de câncer de próstata. O PSA isoladamente nos oferece uma segurança de apenas 60 %, enquanto a associação de PSA e toque, uma segurança acima de 80%.
Ainda há muito preconceito sobre a realização do toque retal?
O preconceito, infelizmente muito presente ainda em nosso meio, é uma forma de o homem camuflar o seu MEDO, seja de aparentar fragilidade ou de ter sua dignidade violada pelo exame. O que viola a dignidade do homem é a doença e o sofrimento causado pela mesma, não o exame.
Quais são as principais opções de tratamento para esse tipo de câncer?
Os tratamentos curativos podem ser divididos entre cirúrgico (retirada da próstata e vesículas seminais) e radioterápico (onde se tenta erradicar a doença por meio de radiação, preservando a próstata). Os tratamentos paliativos, ou seja, para doença avançada são: cirurgia, bloqueio hormonal, quimioterapia e radioterapia para analgesia de metástases ósseas.
Há relação entre a obesidade e o câncer de próstata?
Há uma relação direta entre obesidade e desenvolvimento de vários tipos de câncer, entre eles o de próstata, razão pela qual um cuidado com alimentação e realização de exercícios físicos regulares devem ser levados a sério.
O Outubro Rosa tem intenção divulgação para as mulheres e elas procuram muito mais o médico para saber da saúde que os homens. Qual a importância da campanha Novembro Azul?
Durante muitos anos, a saúde do homem ficou esquecida pela grande mídia e pelas políticas governamentais. Esse é um primeiro passo para, pela informação, despertar nos homens o hábito de se cuidar melhor, e, com isso, possibilitar uma maior expectativa e qualidade de vida.