O filósofo grego Aristóteles dizia que “o reconhecimento envelhece depressa”. Então, Camilo Lucas e sua Jararaca Alegre são mais do que centenários.
Leiam o que dizem amigos, colaboradores e admiradores sobre Camilo Lucas e sua (c)obra.
Cabeto Carli, músico
A Jararaca é uma Rolling Stone. Há 40 anos, trata de assuntos fundamentais para a sobrevivência da humanidade, como sexo, humor e Rock n’ Roll. Somente Keith Richards lida com estes assuntos, incluindo alguns aditivos, por mais tempo do que a Jararaca, mas está bem mais acabado do que a cobra. É o fanzine de maior longevidade no país. É um prazer participar da redação da J.A. e também da Holding, que inclui publicações de livros, CDs, filmes e promoções de eventos e de muitas, muitas festas regadas ao que há de melhor na música. É uma Warner Bros. Tupiniquim. Todos nós, colaboradores da revista, estamos milionários só com os rendimentos da cobrinha. Só que levamos a vida na humildade porque não gostamos de ostentação.
Tudo isto surgiu da cabeça do Camilim, o homem por trás da cobra. Camilo mata a pau e mostra a cobra há 40 anos. Graças à persistência dele, a revista é publicada e está cada vez melhor, recebendo artistas de todos os cantos. Ela é algo que agrega, um grande abraço amigo, uma casa sempre aberta para quem curte as melhores artes. Que venham mais 40 anos.
Marcos Pizano, jornalista e escritor
O Brasil precisa (re)conhecer a história de sucesso da “Jararaca Alegre”, que venceu 40 anos de dificuldades graças à irreverência e independência com que faz humor. Precisa aprender com o exemplo do Camilo Lucas, que nunca desistiu de seu sonho de menino, a despeito dos reveses da vida. Para além da sátira, a “Jararaca Alegre” se transformou numa agente de agitação cultural, abrindo espaço para as mais diferentes manifestações artísticas, enriquecendo-se com isso. Outro traço importante, sempre valorizando o que há de bom em Caratinga. São quatro décadas de humor e saudável impertinência.
É com muita alegria que saúdo a Jararaca Alegre pelos seus 40 anos. São quatro décadas nas quais esta cobrinha vem destilando seu veneno crítico de opinião livre, com grandes colaboradores e, sobretudo, nos nutrindo de humor, conhecimento, cartoon, poesia, Blues e muito Rock ‘n Roll. É de Caratinga a melhor revista de cultura Rock e afins da América do Sul!
No final da década de setenta, vivíamos um momento de uma iminente reação popular contra a ditadura militar e suas mazelas como o direito à liberdade de expressão, caçada sumariamente por aqueles infelizes e que hoje ardem no cascalho do demo. Muito jovens, reuníamos em praças e bares espalhados pela cidade com a finalidade de dar asas às nossas elucubrações. O mote era a viola e as músicas de Geraldo Vandré e mesmo as que fazíamos com muito esmero. E foi mesmo nessa rota que me apareceu numa tarde fatídica ensolarada na varanda dos Caixeiro na rua Dona Julica, um sujeito meio avermelhado e que gaguejando muito conseguiu me chamar para recompormos o quadro de expediente do Jornal Jararaca Alegre. Sem pestanejar, fechamos negócio. Por muitos anos fizemos em parceria com outros amigos, como Márcio Batista, Agripino Vilas Novas e Marcelo Baby com quem fizemos uma parceria que englobava também a Jararaca Som. Mais tarde, com essa formação criou-se a BBC – Boca, Baby e Camilo. Que viagem. Mas foram esses tempos que nos fortalecemos na arte através da música, da palavra e da escrita. Participávamos de festivais da canção com músicas próprias criadas por mim, Camilo, Ronaldo Calazans e assim fazíamos preencher todo aquele vazio que nos impunham os nossos governantes. … “anos oitenta, charrete que perdeu o condutor”… e fechávamos o tempo com nossa galera do barulho. Marcelo Motta Campello, Alexandre Camaleão, Aluísio Palhares, Marco Antônio Porcaro, Luciano, enfim, a Jararaca Alegre persistiu a todas as crises e hoje é uma lady que nos conta com alegria tudo que nos envolveu juntos a uma história de cultura e arte escrita, falada e cantada. Hoje, Camilo continua a fazer da JÁ, o fanzine mais antigo do planeta. Viva a Jararaca Alegre, a peçonhenta mais intrigante do mundo.
Manoel Boca, músico
Mal eclodiu do ovo, ela sorriu com suas presas proeminentes!
Muahuahuahauahauahauahauahahahahaha…
E sorriu tanto que o tempo passou… e passou… e passou. Tanto que levou a beleza da “nossa linda juventude” e hoje a Jararaca é uma jovem senhora Jararaca e jamais vai perder o veneno que escorre de suas bem cuidadas presas prontas para picadas??? Não! Pronta pra risadas…
Muahuahauahauahuhauahauahauahauahauahauahauahauaha
Viva a Jararaca Alegre!
Viva Camilo Lucas!
Raul Miranda, jornalista e escritor
Depois da Jararaca Caratinga nunca mais foi a mesma. Não me lembro bem em que ano estávamos. Éramos adolescentes, inquietos. Morava numa vila paralela a outra onde morava uma tia do Camilo. Por conta disso nos encontrávamos algumas vezes. Entretanto, foi no antigo colégio Estadual, localizado no final de nossa rua, que nos conhecemos de fato.
Era lá pelos meados da década de 1.970, no pátio da escola, que recebi algumas páginas de papel mimeografado, com texto e quadrinhos cheirando a álcool. Aquilo prendeu minha atenção de imediato. Um colega era capaz de produzir quadrinhos? Alguém do meu convívio? Fantástico: era a infância da Jararaca Alegre.
Os anos se passaram e os recursos modernos a transformaram numa charmosa e densa revista, repleta de textos de amigos e até de célebres redatores. E, toda vez que o Camilo me procura e diz “Raul, tô esperando seu texto”, me bate uma sensação de realização. Pois ali, entre aquelas páginas, meu nome encontra o melhor lugar para ser impresso. Vida longa à J.A.
Sérgio Mogga, músico
É um grande prazer fazer parte da equipe da revista Jararaca Alegre que tem como fundador e diretor o meu nobre amigo Camilo Lucas e que está comemorando neste mês de outubro 40 anos desta revista que começou como um jornalzinho de escola. Nas minhas matérias sempre escrevo sobre rock e já estou há um bom tempo como colaborador.
Nos lançamentos da revista sempre participo também como músico e nesta festa de comemoração dos 40 anos terei a honra de me apresentar com a banda The Bitoustones ao lado do diretor da revista e outros músicos feras. E além desta banda me apresento com mais duas que é Clube da esquina 3 e Hinumanos. Com certeza será uma grande festa e a revista merece. É uma grande tela da cultura de Caratinga! Viva a Camilo Lucas e a Jararaca Alegre!
Minha amizade com o Camilo é de infância. Atravessamos as fases da vida mantendo contato e convivendo. Possuidor de um dom natural que o levou na adolescência continuar brincando de desenhar e criar estórias para fazer graça para galera. Sempre conseguia atrair a atenção pela irreverência de suas criações.
Daí nasce a Jararaca Alegre e provando que a alegria gera longevidade. Esta aí a Jararaca mais idosa do planeta, a Jararaca criada pelo Camilim. Alegre que nem seu criador e por ter alegria atraiu outros para ajudar a dar vida e mantê-la por todos estes 40 anos…
Outra brincadeira que acabou ficando sério e quase aniquilou o pai da Jararaca foi a de brincar de tomar umas e outras. Muitos de nossa geração embarcaram nesta canoa furada, muitos pularam dela antes que naufragasse, mas o Camilo continuou irredutível, agarrado nesta embarcação que quase tirou este camarada incrível do nosso convívio.
Aluísio Palhares, empresário
Mas, ainda bem que tem um ‘mas’, porém, bendito seja este porém, depois de muitas quedas, esfoladas e perda do controle da sua própria vida, ele teve a atitude que somente ele poderia tomar, reconheceu que não daria para continuar nesta barca furada, estava quase que sozinho e afundando cada vez mais. Daí decidiu buscar ajuda, encontrou a família que o ama, amigos, entre eles tive a alegria de recebê-lo em minha casa quando disse que decidira ir para Comunidade Terapêutica Mãe Admirável, fundada por um daqueles que tinha pulado fora daquele barco que estava nos levando para o precipício.
Quando eu estava construindo a CT e depois de inaugurada, sempre desejava ver meu brother lá, se tratando, mas ele tinha que querer, o processo é voluntário, daí dá para imaginar minha alegria no dia que recebi aquela visita e com o apoio de sua família levamos nosso Camilim para se tratar. Como recompensa, depois dos nove meses de tratamento, ocorre o evento da graduação, celebração do término do processo, dia que para mim foi como ganhar um grande presente, era o dia do meu aniversário.
Consciente da sua impotência diante do álcool, Camilo decide a cada dia manter-se sóbrio, isto já faz mais de treze anos, Graças a Deus! Esta decisão possibilitou que a Jararaca Alegre completasse 40 anos e mais ainda ver o Felipe se formar, passar em concurso, a Juliana na faculdade, seguindo carreira na área de criação, herdeira do talento do pai.
Por fim nosso querido Camilim, que ao longo de sua carreira atendia também por urutau, foquento, peruca, camilonto… Juntou forças suficientes para vencer também uma enfermidade tão temida e continuar nos dando a alegria do seu convívio e nos enchendo de orgulho de termos este cara legal como amigo e irmão, sabe, aqueles que a gente escolhe.
Toda esta história foi possível ser contada hoje, porque temos como Pai um Deus que nos ama, rico em misericórdia e quer que todos tenham vida e vida em abundância. Basta crer, confiar e depender!!!
Humberto Luiz Salustiano Costa, jornalista e escritor
CAMILINHO, O GENTE BOA
Taí, um moço que nasceu vocacionado par as artes, com lampejos de arteiro, também. Inteligência nele é muita, e tem até de sobra. Conhecendo-o desde a sua tenra idade, de molecote peralta, já antevia nele esse brilhante artista, que sabe, como poucos, lidar com as palavras e as imagens, próprias de uma imaginação fértil com a qual ele sabe trabalhar com maestria, nos desenhos e nos textos. E no tempo em que teve de dar a volta por cima, quando tudo parecia irremediavelmente perdido, soube lutar e vencer. E venceu com determinação e coragem, tornando-se esta criatura admirável que sempre soube desfrutar da estima e da admiração dos verdadeiros amigos e parentes, que muito se orgulham do seu talento e do ser humano fantástico, de todos muito querido. Vida longa para ele e para a sua Jararaca Alegre!
Jararaca Alegre acaba de chegar à Idade da Loba, o que poderia dar ao réptil o direito de se portar com rebeldia, mas esse caráter já nasceu com ela. A Jararaca Alegre é a personificação do bom humor e da irreverência. Politizada, a Jararaca é o Camilo em pessoa. Eu não acredito no que dizem os signos, mas acredito em textos que parecem ter nascido pra gente ler. Coincidentemente, hoje, corri os olhos sobre algumas linhas que falavam sobre Gêmeos, o signo da Jararaca. De lá, trouxe o seu retrato falado: os geminianos são inteligentes, versáteis, inquietos, curiosos e sempre muito comunicativos. Eles se ocupam de atividades intelectuais e gostam de se relacionar com grupos igualmente envolvidos com cultura, música, artes em geral. Uma de suas principais características é a jovialidade, o que os mantém alegres e entusiasmados. O texto estava certo e pronto. Jararaca é mesmo a tradução do Camilo. Ele é tudo dito no texto e ainda o que essas linhas não deram conta de falar. Camilo é amigo do coração.