* Yáskara Lessa Lisbôa Ballard
O entusiasmo é a exaltação do ânimo que se produz por algo que cativa ou que se admira. O termo deriva do latim tardio enthusiasmus, embora a sua origem mais remota reside na língua grega. Para os Gregos, entusiasmo significava “ter um Deus dentro de si”, ou seja, era aquele guiado pela força e pela sabedoria de um Deus, capaz de fazer com que acontecessem determinadas coisas.
O entusiasmo é um estado de excitação da alma, de uma alegria ruidosa ou inspiração súbita, é acreditar na própria capacidade de fazer as coisas darem certo, de acreditar em si. Para viver com entusiasmo é preciso ter a capacidade de transformar, de vencer obstáculos e trazer para si pessoas. Sem entusiasmo não há vida, não há conquistas.
Ações humanas são sempre motivadas pelas emoções, por isso é preciso iniciar o dia com entusiasmo para transmitir essa energia que é contagiante e prazerosa.
Entusiasmo traz disposição, o indivíduo demonstra atitude positiva, redobra esforços, as amizades são mais animadas e otimistas, o trabalho se torna mais leve uma vez que existe um objetivo em mente.
Portanto, por mais difícil que seja a vida ou o momento vivido, é preciso entusiasmo para confiar em si e viver mais plenamente o presente através da busca de um equilíbrio físico e mental.
* Yáskara Lessa Lisbôa Ballard possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2005), acadêmica de Medicina pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC-MG); professora titular das disciplinas Neurofuncional, Movimento e Desenvolvimento Humano e Psicomotricidade, Hidroterapia e Cinesioterapia em UNEC-MG do curso de Fisioterapia. Mestrado em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Especialista em Biomecânica pela UFRJ (2010) e certificada pela ABRADIMENE no Conceito Bobath (2009).
Mais informações sobre autor (a): http://lattes.cnpq.br/8255997700629959