* Eci Fernandes Soares Ricardo
O Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Caratinga – UNEC, desde a sua implantação em 1968, tem passado por diversas reformulações curriculares com o objetivo de acompanhar não só o conjunto de acontecimentos socioeconômicos, políticos e culturais desse período, como também as determinações legais das instâncias superiores da educação e ainda as exigências do mercado de trabalho e anseios da comunidade acadêmica.
Nos últimos 45 anos, aconteceram grandes debates a nível nacional, regional e local a respeito da identidade do Pedagogo. Esses movimentos, que duraram décadas, foram acompanhados e contaram com a participação dos professores e técnicos do curso, que tiveram a oportunidade direta ou indireta na construção da atual proposta pedagógica da Pedagogia, que atende não só as normas legais e as políticas do Sistema de Ensino e da Instituição, como também os anseios da comunidade acadêmica e as demandas sociais local e regional.
A trajetória dessa equipe de profissionais merece um destaque especial, pois tiveram a oportunidade de vivenciar um período que coincidiu com profundas mudanças nas relações administrativo-pedagógicas da Instituição, com o credenciamento do Centro Universitário de Caratinga – UNEC em 2004 e concomitante a implantação dos colegiados de curso.
O reflexo dessa conquista se fez sentir em todos os setores da sociedade de Caratinga e região de abrangência do UNEC, além de contribuir para uma mudança interna na gestão do curso, possibilitando aos professores e alunos o exercício de um princípio constitucional, também previsto na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que é a gestão democrática.
A partir desse marco, a participação da comunidade acadêmica, professores e alunos, nos assuntos de ordem acadêmico-pedagógica do curso, intensificaram-se, percebendo o efetivo envolvimento dos membros da comunidade acadêmica na organização e funcionamento do Curso de Pedagogia.
Além das mudanças a nível Institucional, em 2005-2006 aconteceu a homologação pelo Conselho Nacional de Educação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.
Essa conquista tão esperada pelos profissionais da área educacional significou a passagem de um curso que formava apenas o Técnico em Educação (Supervisor, Orientador e Administrador Escolar), para um curso cujo objetivo é formar o profissional para o exercício integrado e indissociável da docência, da gestão dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
Tal fato reflete de forma significativa na reorganização do Curso de Pedagogia do UNEC, a partir de 2006, com a reformulação da sua dimensão didático-pedagógica, através de uma proposta curricular, que possibilita a formação de profissionais da educação, para a docência na Educação Infantil; nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e para a gestão de processos educativos nas organizações escolares e nas demais organizações não-escolares e em ambientes empresariais.
As organizações escolares correspondem às escolas públicas e particulares, creches, superintendências de ensino e secretarias de educação e as não-escolares às empresas públicas, privadas e terceiro setor (ONGs); nos setores de turismo, de educação ambiental, recursos humanos, nas organizações sociais e populares, em espaços recreativos, secretarias municipais de saúde e ação social e em instituições de atendimento às crianças e adolescentes.
Desta forma, o Curso de Pedagogia do UNEC vislumbra a formação de um profissional competente nos aspectos técnicos, humanos, políticos e éticos, capaz para atuar de forma competente como Professor e Pedagogo em áreas escolares e não escolares.
* Eci Fernandes Soares Ricardo é coordenadora do curso de Pedagogia e professora dos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC.
Mais informações sobre a autora: http://lattes.cnpq.br/4139308232304514