* Eci Fernandes Soares Ricardo
Falar de “parceria” é falar de união, cooperação, esforço conjunto, objetivos comuns e outros atributos que levem ao alcance do sucesso desejado. Alguns estudiosos do assunto chegam a afirmar que “PARCERIA” é a palavra de ordem deste milênio.
Neste texto, a minha intenção é compartilhar uma experiência em que a busca de parcerias na realização das atividades dos estágios do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Caratinga – UNEC tem possibilitado um trabalho mais integrado, cooperativo, de realização conjunta no alcance de objetivos comuns.
Atuo no Curso de Pedagogia da UNEC há mais de 2 décadas e, somente nesses últimos anos, juntamente com a equipe de professores do curso, está sendo possível perceber os resultados positivos de um trabalho mais cooperativo e integrado às redes de escolas públicas e especialmente com a Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, durante a permanência de nossos(as) alunos(as) estagiários(as) nos espaços de atuação docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo Escolar e de Sistema de Ensino.
Atualmente um dos instrumentos que tem viabilizado a chegada dos alunos nos campos de estágios é o convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, as Prefeituras e a FUNEC.
Apesar desse documento jurídico facilitar as relações entre o campo de estágio e a Instituição formadora, não é suficiente para integrar o estagiário nos ambientes escolares. É preciso um trabalho conjunto, integrado e cooperativo das duas Instituições na acolhida, orientação, acompanhamento e avaliação desse estagiário durante a sua permanência nos espaços de atuação.
A culminância do estágio do Curso de Pedagogia do UNEC ocorre na área de administração, planejamento, inspeção e orientação educacional nas escolas e órgãos do sistema de ensino.
Nessa etapa, o estagiário realiza atividades na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga e nas escolas, sob a orientação, acompanhamento e avaliação do Inspetor Escolar. São realizadas atividades que possibilitam aos alunos estagiários a experiência do cotidiano das escolas e da Superintendência de Ensino através da participação em reuniões de estudo e planejamento do trabalho do Inspetor nas escolas; visitas à Superintendência de Ensino para conhecer a estrutura organizacional e os serviços de apoio pedagógico, técnico-administrativo e financeiro prestados às escolas públicas; visitas às escolas de Educação Básica junto com o Inspetor Escolar para verificar e analisar a organização e o funcionamento do ensino ofertado nessas escolas.
Além dessas atividades, são realizados Seminários no UNEC, ministrados pelos Analistas de Educação da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, para analisar e discutir com os estagiários os serviços e os projetos da escola pública, que são de responsabilidade do pedagogo. Dentre alguns desses serviços constam da pauta dos seminários: a elaboração, o acompanhamento e a avaliação do Projeto Pedagógico da Escola; a gestão financeira da escola através da Caixa Escolar; os resultados da Avaliação Interna e Externa da escola pública como diagnóstico para os projetos de intervenção; o Projeto de Intervenção Pedagógica – PIP como instrumento de apoio para atender aos alunos com dificuldade de aprendizagem e o Colegiado Escolar – enquanto instrumento de gestão democrática, dentre outros.
Todos esses momentos complementam a formação dos nossos futuros profissionais da educação e evidenciam o quanto as atividades realizadas sob a orientação e acompanhamento do Inspetor Escolar nas escolas, ampliam o conhecimento deles sobre a organização e funcionamento do ensino nas escolas, além de possibilitar o acesso a todos os documentos, projetos e serviços da escola.
Dessa forma, as atividades de estágio do Curso de Pedagogia do UNEC realizadas nas escolas públicas e na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, em busca da formação de um profissional da educação capaz de atuar de forma competente e atender as necessidades do contexto escolar, comprovam o sucesso do trabalho em parceria.
* Eci Fernandes Soares Ricardo é coordenadora do curso de Pedagogia e professora dos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC.
Mais informações sobre a autora: http://lattes.cnpq.br/4139308232304514