Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos e são responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência
CARATINGA – O prefeito Marco Antônio e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizaram a posse dos Conselheiros Tutelares eleitos no pleito do ano passado. A solenidade aconteceu no domingo (10) nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Os titulares têm mandato até 2019 e esta foi a primeira vez em que os conselheiros foram escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país.
O prefeito Marco Antônio deu boas-vindas aos novos conselheiros e destacou que o trabalho realizado por eles é fundamental para a garantia de uma sociedade mais justa e igualitária. “O trabalho do Conselheiro Tutelar é como o trabalho do pai e da mãe, pois ele está zelando pelo direito de crianças e adolescentes. Espero que possamos atuar de forma efetiva para garantir que as nossas crianças tenham os seus direitos resguardados e possam ter uma vida sadia e com perspectivas de futuro”.
A presidente do CMDCA e Secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira, enfatizou que há muito trabalho a ser realizado. “Espero que vocês consigam fazer a diferença na vida de cada criança e adolescente que precisar do apoio do Conselho Tutelar. É um trabalho de doação e uma forma de defender os direitos das crianças e dos adolescentes”. Lívia destacou, também, que em Caratinga o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares foi realizado com muita lisura. “O nosso processo e a eleição aconteceram com muita transparência, seguindo rigorosamente o edital e as determinações federais, uma vez que esta eleição foi unificada e aconteceu em simultâneo em todo o país. Os candidatos tiveram a oportunidade de realizarem as campanhas, tudo de forma muito pública. O mérito é todo dos candidatos eleitos”.