Atualmente o Núcleo do Câncer de Caratinga presta atendimento a mais de 1000 assistidos cadastrados, de 14 municípios da nossa microrregião com uma rotatividade de aproximadamente 400 procedimentos mensais, que incluem atendimentos de diversos profissionais, doações de suplementos alimentares, fraldas e medicamentos. Porém, o aumento gradativo de demanda fez com que o Núcleo entrasse nos últimos meses numa crise financeira. Após criterioso estudo identificou-se que o principal responsável pelos problemas financeiros enfrentados no momento é o fornecimento de medicamentos.
O Núcleo, além de toda estrutura destinada ao atendimento aos cadastrados, fornece medicamentos ( para os que estão em tratamento específico ou no período de controle ), que os assistidos precisam para enfrentar esta doença. Há de se ressaltar também o grande número de novos casos da doença, obviamente novos assistidos cadastrados pelo SUS e atendidos pelo Núcleo, o que tem agravado para nossa situação. Está sendo necessário mudarmos esta estratégia, pois temos procurado atendê-los sem burocracia , com o intuito de fazer o melhor para os assistidos.
Em relação aos medicamentos supracitados, salientamos que a grande maioria destes medicamentos deveriam ser fornecidos pelos gestores públicos de saúde, seja ele municipal ou estadual e pelas unidades ou centros de alta complexidade em Oncologia. A portaria Ministerial que rege os tratamentos dos pacientes com câncer, publicada em 27 de fevereiro de 2014 em seu capítulo II, artigo 12, inciso III diz que é obrigatório pelas Unacons ( Unidades de Assistência de Alta Complexidade ) e Cacons ( Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia ) , ofertar e orientar tecnicamente os cuidados paliativos com assistência ambulatorial, internação, e assistência domiciliar, incluindo o controle da dor e o fornecimento de opiácios ( medicamentos para dor intensa ), pelo próprio hospital ou articulados e organizados na rede de atenção à saúde a qual se integra.
Pois bem, a dívida com as farmácias está acima da nossa arrecadação mensal, visto que nossos recursos são provenientes de doações da comunidade, e da renda de eventos e campanhas. No momento negociamos com as farmácias, efetuando parte do pagamento à vista e parcelamos o restante, o que está dentro da nova realidade que estamos implantando e devidamente equacionada. Para tanto, temos também programados mais dois eventos no dia 30.04.15 o Happy Hour “ Das Minas as Arábias “ e no dia 20.06.15 a Feijoada do Catitu, com as rendas totalmente revertidas para esta negociação.
Mas foi inevitável tomarmos algumas medidas de correção administrativa, desta feita teremos interrupção provisória no fornecimento dos medicamentos, para adequarmos a nossa realidade, bem como procurarmos juntos aos gestores públicos de nossa região formas para que aos pacientes em tratamento sejam fornecidos medicamentos necessários, conforme explicado acima. Este procedimento em muito aliviaria as nossas despesas com medicamentos. Em breve retornaremos com o fornecimento de medicamentos, porém de uma forma mais criteriosa e específica.
Lembramos que os trabalhos oferecidos pelo Núcleo de Câncer de Caratinga, continuam normalmente, com fornecimento de suplementos alimentares, fraldas descartáveis, bem como todos os demais procedimentos, como assistência social, jurídica, psicológica, fisioterapia, acupuntura, terapia de Reike e terapias ocupacionais, e principalmente a nossa missão principal que é atuar na informação da sociedade, promoção à saúde, prevenção e combate ao câncer.
Portanto, a nossa intenção é garantir a melhor assistência aos nossos assistidos, sempre pautados no fornecimento a eles e seus familiares um tratamento digno e humanizado.
Na oportunidade voltamos a agradecer a toda a comunidade pelas doações efetuadas, porque é com ela que há anos temos atendido os nossos assistidos. Contamos com a compreensão e colaboração de todos.
Obrigado.