Natal significa nascimento, aniversário
Comemoramos o Natal mais importante da história, o natal de Jesus Cristo. O homem mais importante de todos os tempos nasceu em Belém. A mãe e São José, o pai adotivo, não encontraram lugar na cidade e tiveram que aconchegar-se numa manjedoura, lugar em que bois e vacas viviam.
Jesus poderia ter nascido numa família rica, mas preferiu a simplicidade de ter Maria como mãe. Maria, donzela piedosa, foi anunciada pelo anjo de que seria mãe. Ela não aceitou sem antes saber como se daria esse fato, porque não conhecia homem nenhum. Foi avisada de que seria por obra do Espírito Santo.
Uma estrela maior do que as outras brilhou no céu anunciando o nascimento. Os magos foram visitá-lo levando presentes: ouro, incenso e mirra.
Chegou, mais uma vez, o momento de relembrar essa história, rezar muito e agradecer a criança nascente. Lembrar a importância do Natal. A partir dele, vieram fatos extraordinários que culminaram com o sacrifício da criança do presépio que, morrendo entre dores e sangue, deu-nos a salvação.
Muitas vezes, comemoramos mais o Papai Noel, os presentes, os cartões distribuídos aos amigos. Damos mais ênfase à ceia com familiares e festejos. Jesus mesmo, fica para depois, fica em um pequeno momento. Muitas crianças nem sabem do valor inestimável do Natal de Jesus, porque as famílias privilegiam momentos que nada dizem sobre o verdadeiro acontecimento.
Quero desejar a todos um feliz Natal. Natal de verdade que leve todos à meditação e ao agradecimento. Orações e encontros ao lado do presépio. Desejo saúde, que considero o maior bem da terra. Depois desejo a paz que acontece quando nosso coração se torna o berço do Jesus menino. Depois, muitas alegrias. Não só desta alegria de risos e gargalhadas, mas da grande alegria interior que nos faça sentir alegres em qualquer tempo e em qualquer lugar. Que mesmo estando no inverno possamos sentir em plena primavera.
Que o menino Jesus faça o milagre de acabar com as guerras que tanto mal têm feito a todos que participam dela. A violência apaga o verdadeiro sentido do Natal.
Felicidade para a minha Caratinga. Que todos sintam a ternura do NATAL e entendam o significado do Menino Jesus nascendo.
Marilene Godinho